O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9963 |
Resumo: | Esse artigo é parte da pesquisa de mestrado que investigou as experiências literárias dos alunos concluintes da educação básica, em uma escola pública estadual do ES, na tentativa de compreender como se dão as práticas de leitura desses jovens. Pretende-se dar visibilidade às experiências literárias dos alunos, inspirar novas abordagens investigativas com vistas à melhoria do ensino da literatura e estimular as discussões acerca da educação literária. Para isso, respaldamos nossa análise nos seguintes teóricos: Antonio Candido (1972, 2011); Roger Chartier (1999, 2002); Annie Rouxel (2012, 2013) e Neide Rezende (2013, 2018), entre outros. |
id |
UFT-4_28abda3e4351f1aa2820a626afacf22a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/9963 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIOensino de literatura; experiências literárias; ensino médio; práticas de leituras literáriasEsse artigo é parte da pesquisa de mestrado que investigou as experiências literárias dos alunos concluintes da educação básica, em uma escola pública estadual do ES, na tentativa de compreender como se dão as práticas de leitura desses jovens. Pretende-se dar visibilidade às experiências literárias dos alunos, inspirar novas abordagens investigativas com vistas à melhoria do ensino da literatura e estimular as discussões acerca da educação literária. Para isso, respaldamos nossa análise nos seguintes teóricos: Antonio Candido (1972, 2011); Roger Chartier (1999, 2002); Annie Rouxel (2012, 2013) e Neide Rezende (2013, 2018), entre outros.Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/996310.20873/uft2179-3948.2020v11n3p128-147EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 128- 1472179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9963/18454Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Sodré, Patricia RosicleiaSilva, Arlene Batista da2023-12-19T19:40:09Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/9963Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T19:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
title |
O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO da Silva Sodré, Patricia Rosicleia ensino de literatura; experiências literárias; ensino médio; práticas de leituras literárias |
title_short |
O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
author |
da Silva Sodré, Patricia Rosicleia |
author_facet |
da Silva Sodré, Patricia Rosicleia Silva, Arlene Batista da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Arlene Batista da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Sodré, Patricia Rosicleia Silva, Arlene Batista da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de literatura; experiências literárias; ensino médio; práticas de leituras literárias |
topic |
ensino de literatura; experiências literárias; ensino médio; práticas de leituras literárias |
description |
Esse artigo é parte da pesquisa de mestrado que investigou as experiências literárias dos alunos concluintes da educação básica, em uma escola pública estadual do ES, na tentativa de compreender como se dão as práticas de leitura desses jovens. Pretende-se dar visibilidade às experiências literárias dos alunos, inspirar novas abordagens investigativas com vistas à melhoria do ensino da literatura e estimular as discussões acerca da educação literária. Para isso, respaldamos nossa análise nos seguintes teóricos: Antonio Candido (1972, 2011); Roger Chartier (1999, 2002); Annie Rouxel (2012, 2013) e Neide Rezende (2013, 2018), entre outros. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9963 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p128-147 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9963 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p128-147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9963/18454 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 128- 147 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458994632622080 |