Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda (UFES), Enio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vermes (UFES), Viviana Monica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/36182
Resumo: Este estudo pretende estabelecer uma rede dialética entre voz, palavra e performance a partir de canções de Aldir Blanc e João Bosco gravadas por Elis Regina, em especial a canção Jardins de Infância, uma das faixas de seu álbum Falso Brilhante. As enigmáticas e por vezes herméticas letras de Aldir Blanc produzidas nos anos 1970, permeadas de alegorias e construções metafóricas encontram em A Metáfora Viva, do teórico francês Paul Ricoeur um vasto arcabouço teórico que aliado ao conceito de performance de Paul Zumthor e elementos da semântica tensiva, propostos por Luiz Tatit, estabelecem uma interlocução, moldando a estrutura deste trabalho. A fusão de elementos como a construção textual e sua interação com a melodia/arranjos e a ação performática da intérprete aliando palavra e voz são fundamentais para que se compreenda melhor esse jogo de relações que é criado sugerindo novas equações ao ouvinte/interlocutor que passa a agenciá-las no intuito de refletir sobre o que encobrem.   Abstract This paper aims to establish a relationship between voice, word and performance based on Aldir Blanc and João Bosco´s songs recorded by Elis Regina, in particular the song Jardins de Infância, one of the tracks on her album named Falso Brilhante. The enigmatic and sometimes hermetic lyrics of Aldir Blanc produced in the 1970s, composed of allegories and metaphorical constructions, finds in The Rule of Metaphor, by the French theorist Paul Ricoeur, a vast theoretical framework that, combined with Paul Zumthor´s concept of performance and elements of tensive semantics, proposed by Luiz Tatit, establish an interesting interlocution, contributing to the structure of this work. The fusion of aspects such as the textual construction and its interaction with the melody/arrangements and the performative action of the interpreter combining word and voice are fundamental for a better understanding of this combination of elements that is created by suggesting a new guide to the listener/interlocutor who starts to arrange them in order to reflect on what they cover up.
id UFES-1_b9ff7fae84c6218f66f34de1dd6b272c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/36182
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis ReginaVoz. Palavra. Performance. Metáfora. Resistência.Este estudo pretende estabelecer uma rede dialética entre voz, palavra e performance a partir de canções de Aldir Blanc e João Bosco gravadas por Elis Regina, em especial a canção Jardins de Infância, uma das faixas de seu álbum Falso Brilhante. As enigmáticas e por vezes herméticas letras de Aldir Blanc produzidas nos anos 1970, permeadas de alegorias e construções metafóricas encontram em A Metáfora Viva, do teórico francês Paul Ricoeur um vasto arcabouço teórico que aliado ao conceito de performance de Paul Zumthor e elementos da semântica tensiva, propostos por Luiz Tatit, estabelecem uma interlocução, moldando a estrutura deste trabalho. A fusão de elementos como a construção textual e sua interação com a melodia/arranjos e a ação performática da intérprete aliando palavra e voz são fundamentais para que se compreenda melhor esse jogo de relações que é criado sugerindo novas equações ao ouvinte/interlocutor que passa a agenciá-las no intuito de refletir sobre o que encobrem.   Abstract This paper aims to establish a relationship between voice, word and performance based on Aldir Blanc and João Bosco´s songs recorded by Elis Regina, in particular the song Jardins de Infância, one of the tracks on her album named Falso Brilhante. The enigmatic and sometimes hermetic lyrics of Aldir Blanc produced in the 1970s, composed of allegories and metaphorical constructions, finds in The Rule of Metaphor, by the French theorist Paul Ricoeur, a vast theoretical framework that, combined with Paul Zumthor´s concept of performance and elements of tensive semantics, proposed by Luiz Tatit, establish an interesting interlocution, contributing to the structure of this work. The fusion of aspects such as the textual construction and its interaction with the melody/arrangements and the performative action of the interpreter combining word and voice are fundamental for a better understanding of this combination of elements that is created by suggesting a new guide to the listener/interlocutor who starts to arrange them in order to reflect on what they cover up.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2022-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/3618210.47456/contexto.v1i41.36182Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; v. 1 n. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 46-67Contexto; Vol. 1 No. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 46-67Contexto; Vol. 1 Núm. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 46-672358-95661519-0544reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/36182/25066Copyright (c) 2022 Enio Lacerda, Viviana Monica Vermeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLacerda (UFES), EnioVermes (UFES), Viviana Monica2023-04-24T11:24:41Zoai:periodicos.ufes.br:article/36182Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-04-24T11:24:41Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina
title Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina
spellingShingle Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina
Lacerda (UFES), Enio
Voz. Palavra. Performance. Metáfora. Resistência.
title_short Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina
title_full Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina
title_fullStr Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina
title_full_unstemmed Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina
title_sort Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina
author Lacerda (UFES), Enio
author_facet Lacerda (UFES), Enio
Vermes (UFES), Viviana Monica
author_role author
author2 Vermes (UFES), Viviana Monica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda (UFES), Enio
Vermes (UFES), Viviana Monica
dc.subject.por.fl_str_mv Voz. Palavra. Performance. Metáfora. Resistência.
topic Voz. Palavra. Performance. Metáfora. Resistência.
description Este estudo pretende estabelecer uma rede dialética entre voz, palavra e performance a partir de canções de Aldir Blanc e João Bosco gravadas por Elis Regina, em especial a canção Jardins de Infância, uma das faixas de seu álbum Falso Brilhante. As enigmáticas e por vezes herméticas letras de Aldir Blanc produzidas nos anos 1970, permeadas de alegorias e construções metafóricas encontram em A Metáfora Viva, do teórico francês Paul Ricoeur um vasto arcabouço teórico que aliado ao conceito de performance de Paul Zumthor e elementos da semântica tensiva, propostos por Luiz Tatit, estabelecem uma interlocução, moldando a estrutura deste trabalho. A fusão de elementos como a construção textual e sua interação com a melodia/arranjos e a ação performática da intérprete aliando palavra e voz são fundamentais para que se compreenda melhor esse jogo de relações que é criado sugerindo novas equações ao ouvinte/interlocutor que passa a agenciá-las no intuito de refletir sobre o que encobrem.   Abstract This paper aims to establish a relationship between voice, word and performance based on Aldir Blanc and João Bosco´s songs recorded by Elis Regina, in particular the song Jardins de Infância, one of the tracks on her album named Falso Brilhante. The enigmatic and sometimes hermetic lyrics of Aldir Blanc produced in the 1970s, composed of allegories and metaphorical constructions, finds in The Rule of Metaphor, by the French theorist Paul Ricoeur, a vast theoretical framework that, combined with Paul Zumthor´s concept of performance and elements of tensive semantics, proposed by Luiz Tatit, establish an interesting interlocution, contributing to the structure of this work. The fusion of aspects such as the textual construction and its interaction with the melody/arrangements and the performative action of the interpreter combining word and voice are fundamental for a better understanding of this combination of elements that is created by suggesting a new guide to the listener/interlocutor who starts to arrange them in order to reflect on what they cover up.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/36182
10.47456/contexto.v1i41.36182
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/36182
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v1i41.36182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/36182/25066
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Enio Lacerda, Viviana Monica Vermes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Enio Lacerda, Viviana Monica Vermes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; v. 1 n. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 46-67
Contexto; Vol. 1 No. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 46-67
Contexto; Vol. 1 Núm. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 46-67
2358-9566
1519-0544
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051396743233536