Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/36182 |
Resumo: | Este estudo pretende estabelecer uma rede dialética entre voz, palavra e performance a partir de canções de Aldir Blanc e João Bosco gravadas por Elis Regina, em especial a canção Jardins de Infância, uma das faixas de seu álbum Falso Brilhante. As enigmáticas e por vezes herméticas letras de Aldir Blanc produzidas nos anos 1970, permeadas de alegorias e construções metafóricas encontram em A Metáfora Viva, do teórico francês Paul Ricoeur um vasto arcabouço teórico que aliado ao conceito de performance de Paul Zumthor e elementos da semântica tensiva, propostos por Luiz Tatit, estabelecem uma interlocução, moldando a estrutura deste trabalho. A fusão de elementos como a construção textual e sua interação com a melodia/arranjos e a ação performática da intérprete aliando palavra e voz são fundamentais para que se compreenda melhor esse jogo de relações que é criado sugerindo novas equações ao ouvinte/interlocutor que passa a agenciá-las no intuito de refletir sobre o que encobrem. Abstract This paper aims to establish a relationship between voice, word and performance based on Aldir Blanc and João Bosco´s songs recorded by Elis Regina, in particular the song Jardins de Infância, one of the tracks on her album named Falso Brilhante. The enigmatic and sometimes hermetic lyrics of Aldir Blanc produced in the 1970s, composed of allegories and metaphorical constructions, finds in The Rule of Metaphor, by the French theorist Paul Ricoeur, a vast theoretical framework that, combined with Paul Zumthor´s concept of performance and elements of tensive semantics, proposed by Luiz Tatit, establish an interesting interlocution, contributing to the structure of this work. The fusion of aspects such as the textual construction and its interaction with the melody/arrangements and the performative action of the interpreter combining word and voice are fundamental for a better understanding of this combination of elements that is created by suggesting a new guide to the listener/interlocutor who starts to arrange them in order to reflect on what they cover up. |
id |
UFES-1_b9ff7fae84c6218f66f34de1dd6b272c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/36182 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis ReginaVoz. Palavra. Performance. Metáfora. Resistência.Este estudo pretende estabelecer uma rede dialética entre voz, palavra e performance a partir de canções de Aldir Blanc e João Bosco gravadas por Elis Regina, em especial a canção Jardins de Infância, uma das faixas de seu álbum Falso Brilhante. As enigmáticas e por vezes herméticas letras de Aldir Blanc produzidas nos anos 1970, permeadas de alegorias e construções metafóricas encontram em A Metáfora Viva, do teórico francês Paul Ricoeur um vasto arcabouço teórico que aliado ao conceito de performance de Paul Zumthor e elementos da semântica tensiva, propostos por Luiz Tatit, estabelecem uma interlocução, moldando a estrutura deste trabalho. A fusão de elementos como a construção textual e sua interação com a melodia/arranjos e a ação performática da intérprete aliando palavra e voz são fundamentais para que se compreenda melhor esse jogo de relações que é criado sugerindo novas equações ao ouvinte/interlocutor que passa a agenciá-las no intuito de refletir sobre o que encobrem. Abstract This paper aims to establish a relationship between voice, word and performance based on Aldir Blanc and João Bosco´s songs recorded by Elis Regina, in particular the song Jardins de Infância, one of the tracks on her album named Falso Brilhante. The enigmatic and sometimes hermetic lyrics of Aldir Blanc produced in the 1970s, composed of allegories and metaphorical constructions, finds in The Rule of Metaphor, by the French theorist Paul Ricoeur, a vast theoretical framework that, combined with Paul Zumthor´s concept of performance and elements of tensive semantics, proposed by Luiz Tatit, establish an interesting interlocution, contributing to the structure of this work. The fusion of aspects such as the textual construction and its interaction with the melody/arrangements and the performative action of the interpreter combining word and voice are fundamental for a better understanding of this combination of elements that is created by suggesting a new guide to the listener/interlocutor who starts to arrange them in order to reflect on what they cover up.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2022-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/3618210.47456/contexto.v1i41.36182Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; v. 1 n. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 46-67Contexto; Vol. 1 No. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 46-67Contexto; Vol. 1 Núm. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 46-672358-95661519-0544reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/36182/25066Copyright (c) 2022 Enio Lacerda, Viviana Monica Vermeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLacerda (UFES), EnioVermes (UFES), Viviana Monica2023-04-24T11:24:41Zoai:periodicos.ufes.br:article/36182Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-04-24T11:24:41Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina |
title |
Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina |
spellingShingle |
Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina Lacerda (UFES), Enio Voz. Palavra. Performance. Metáfora. Resistência. |
title_short |
Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina |
title_full |
Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina |
title_fullStr |
Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina |
title_full_unstemmed |
Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina |
title_sort |
Voz, palavra, performance: Aldir Blanc por Elis Regina: Voice, word, performance: Adir Blanc by Elis Regina |
author |
Lacerda (UFES), Enio |
author_facet |
Lacerda (UFES), Enio Vermes (UFES), Viviana Monica |
author_role |
author |
author2 |
Vermes (UFES), Viviana Monica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lacerda (UFES), Enio Vermes (UFES), Viviana Monica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voz. Palavra. Performance. Metáfora. Resistência. |
topic |
Voz. Palavra. Performance. Metáfora. Resistência. |
description |
Este estudo pretende estabelecer uma rede dialética entre voz, palavra e performance a partir de canções de Aldir Blanc e João Bosco gravadas por Elis Regina, em especial a canção Jardins de Infância, uma das faixas de seu álbum Falso Brilhante. As enigmáticas e por vezes herméticas letras de Aldir Blanc produzidas nos anos 1970, permeadas de alegorias e construções metafóricas encontram em A Metáfora Viva, do teórico francês Paul Ricoeur um vasto arcabouço teórico que aliado ao conceito de performance de Paul Zumthor e elementos da semântica tensiva, propostos por Luiz Tatit, estabelecem uma interlocução, moldando a estrutura deste trabalho. A fusão de elementos como a construção textual e sua interação com a melodia/arranjos e a ação performática da intérprete aliando palavra e voz são fundamentais para que se compreenda melhor esse jogo de relações que é criado sugerindo novas equações ao ouvinte/interlocutor que passa a agenciá-las no intuito de refletir sobre o que encobrem. Abstract This paper aims to establish a relationship between voice, word and performance based on Aldir Blanc and João Bosco´s songs recorded by Elis Regina, in particular the song Jardins de Infância, one of the tracks on her album named Falso Brilhante. The enigmatic and sometimes hermetic lyrics of Aldir Blanc produced in the 1970s, composed of allegories and metaphorical constructions, finds in The Rule of Metaphor, by the French theorist Paul Ricoeur, a vast theoretical framework that, combined with Paul Zumthor´s concept of performance and elements of tensive semantics, proposed by Luiz Tatit, establish an interesting interlocution, contributing to the structure of this work. The fusion of aspects such as the textual construction and its interaction with the melody/arrangements and the performative action of the interpreter combining word and voice are fundamental for a better understanding of this combination of elements that is created by suggesting a new guide to the listener/interlocutor who starts to arrange them in order to reflect on what they cover up. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/36182 10.47456/contexto.v1i41.36182 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/36182 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v1i41.36182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/36182/25066 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Enio Lacerda, Viviana Monica Vermes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Enio Lacerda, Viviana Monica Vermes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; v. 1 n. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 46-67 Contexto; Vol. 1 No. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 46-67 Contexto; Vol. 1 Núm. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 46-67 2358-9566 1519-0544 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051396743233536 |