O ATO DA LEITURA NO ENCONTRO ENTRE LITERATURA E PSICANÁLISE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Ana Augusta Wanderley Rodrigues de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8247
Resumo: RESUMO: O artigo convida à reflexão acerca da dinâmica que constitui o ato de ler e de seus possíveis efeitos sobre o leitor a partir dos pontos de vista da teoria literária e da psicanálise, objetivando detectar pontos de aproximação entre as concepções. Tomam-se alguns aspectos relativos ao tema em ambas as teorias e procede-se ao trabalho de articulação entre eles. Visa-se contribuir com a produção de saber em cada um dos campos bem como na confluência entre eles, já sistematizada em linhas de pesquisa.PALAVRAS-CHAVE: Literatura e Psicanálise. Leitura – Literatura e Psicanálise. Leitor – Literatura e Psicanálise. Leitura e efeito.
id UFES-1_c4b4dcff3a51497b6d71234ecbcb8c65
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/8247
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling O ATO DA LEITURA NO ENCONTRO ENTRE LITERATURA E PSICANÁLISERESUMO: O artigo convida à reflexão acerca da dinâmica que constitui o ato de ler e de seus possíveis efeitos sobre o leitor a partir dos pontos de vista da teoria literária e da psicanálise, objetivando detectar pontos de aproximação entre as concepções. Tomam-se alguns aspectos relativos ao tema em ambas as teorias e procede-se ao trabalho de articulação entre eles. Visa-se contribuir com a produção de saber em cada um dos campos bem como na confluência entre eles, já sistematizada em linhas de pesquisa.PALAVRAS-CHAVE: Literatura e Psicanálise. Leitura – Literatura e Psicanálise. Leitor – Literatura e Psicanálise. Leitura e efeito.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/824710.47456/contexto.v%vi%i.8247Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 23 (2013): Dossiê Poemas do século XXIContexto; No. 23 (2013): Dossiê Poemas do século XXIContexto; Núm. 23 (2013): Dossiê Poemas do século XXI2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i23reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8247/5864Miranda, Ana Augusta Wanderley Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-18T13:55:22Zoai:periodicos.ufes.br:article/8247Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:01.402244Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O ATO DA LEITURA NO ENCONTRO ENTRE LITERATURA E PSICANÁLISE
title O ATO DA LEITURA NO ENCONTRO ENTRE LITERATURA E PSICANÁLISE
spellingShingle O ATO DA LEITURA NO ENCONTRO ENTRE LITERATURA E PSICANÁLISE
Miranda, Ana Augusta Wanderley Rodrigues de
title_short O ATO DA LEITURA NO ENCONTRO ENTRE LITERATURA E PSICANÁLISE
title_full O ATO DA LEITURA NO ENCONTRO ENTRE LITERATURA E PSICANÁLISE
title_fullStr O ATO DA LEITURA NO ENCONTRO ENTRE LITERATURA E PSICANÁLISE
title_full_unstemmed O ATO DA LEITURA NO ENCONTRO ENTRE LITERATURA E PSICANÁLISE
title_sort O ATO DA LEITURA NO ENCONTRO ENTRE LITERATURA E PSICANÁLISE
author Miranda, Ana Augusta Wanderley Rodrigues de
author_facet Miranda, Ana Augusta Wanderley Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Ana Augusta Wanderley Rodrigues de
description RESUMO: O artigo convida à reflexão acerca da dinâmica que constitui o ato de ler e de seus possíveis efeitos sobre o leitor a partir dos pontos de vista da teoria literária e da psicanálise, objetivando detectar pontos de aproximação entre as concepções. Tomam-se alguns aspectos relativos ao tema em ambas as teorias e procede-se ao trabalho de articulação entre eles. Visa-se contribuir com a produção de saber em cada um dos campos bem como na confluência entre eles, já sistematizada em linhas de pesquisa.PALAVRAS-CHAVE: Literatura e Psicanálise. Leitura – Literatura e Psicanálise. Leitor – Literatura e Psicanálise. Leitura e efeito.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8247
10.47456/contexto.v%vi%i.8247
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8247
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.8247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8247/5864
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 23 (2013): Dossiê Poemas do século XXI
Contexto; No. 23 (2013): Dossiê Poemas do século XXI
Contexto; Núm. 23 (2013): Dossiê Poemas do século XXI
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i23
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051398798442496