ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Libanori, Evely Vânia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Aguiar, Fabrício César de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10417
Resumo: O estudo em questão se embasa sobre os conceitos teóricos da linha do Letramento Literário, servindo como instrumentalização para a abordagem de textos literários, visando a destacar o que é a leitura e o letramento literário, ressaltando suas importâncias enquanto práticas sociais, e o modo como podem ser trabalhados nas salas de aula. Para isto, será desenvolvida inicialmente uma explicação do conceito de letramento, passando por seus modelos e abordagens, como é definida a leitura, suas práticas e sua relação com o leitor e, após esta abordagem, uma proposta de letramento literário com base no poema XVIII de Alberto Caeiro, presente na obra “O Guardador de Rebanhos”. Serão discutidos quais foram os principais recursos utilizados na construção do texto poético em questão, com destaque para os efeitos sensoriais criados por este.PALAVRAS-CHAVE: Leitura literária. Letramento literário. Alberto Caeiro.
id UFES-1_c61454e6d6ed07c583d93e37638f006d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/10417
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULAO estudo em questão se embasa sobre os conceitos teóricos da linha do Letramento Literário, servindo como instrumentalização para a abordagem de textos literários, visando a destacar o que é a leitura e o letramento literário, ressaltando suas importâncias enquanto práticas sociais, e o modo como podem ser trabalhados nas salas de aula. Para isto, será desenvolvida inicialmente uma explicação do conceito de letramento, passando por seus modelos e abordagens, como é definida a leitura, suas práticas e sua relação com o leitor e, após esta abordagem, uma proposta de letramento literário com base no poema XVIII de Alberto Caeiro, presente na obra “O Guardador de Rebanhos”. Serão discutidos quais foram os principais recursos utilizados na construção do texto poético em questão, com destaque para os efeitos sensoriais criados por este.PALAVRAS-CHAVE: Leitura literária. Letramento literário. Alberto Caeiro.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1041710.47456/contexto.v%vi%i.10417Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10417/7349Libanori, Evely VâniaAguiar, Fabrício César deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10417Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:03.808429Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA
title ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA
spellingShingle ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA
Libanori, Evely Vânia
title_short ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA
title_full ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA
title_fullStr ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA
title_full_unstemmed ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA
title_sort ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA
author Libanori, Evely Vânia
author_facet Libanori, Evely Vânia
Aguiar, Fabrício César de
author_role author
author2 Aguiar, Fabrício César de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Libanori, Evely Vânia
Aguiar, Fabrício César de
description O estudo em questão se embasa sobre os conceitos teóricos da linha do Letramento Literário, servindo como instrumentalização para a abordagem de textos literários, visando a destacar o que é a leitura e o letramento literário, ressaltando suas importâncias enquanto práticas sociais, e o modo como podem ser trabalhados nas salas de aula. Para isto, será desenvolvida inicialmente uma explicação do conceito de letramento, passando por seus modelos e abordagens, como é definida a leitura, suas práticas e sua relação com o leitor e, após esta abordagem, uma proposta de letramento literário com base no poema XVIII de Alberto Caeiro, presente na obra “O Guardador de Rebanhos”. Serão discutidos quais foram os principais recursos utilizados na construção do texto poético em questão, com destaque para os efeitos sensoriais criados por este.PALAVRAS-CHAVE: Leitura literária. Letramento literário. Alberto Caeiro.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10417
10.47456/contexto.v%vi%i.10417
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10417
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.10417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10417/7349
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i27
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399260864512