ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10417 |
Resumo: | O estudo em questão se embasa sobre os conceitos teóricos da linha do Letramento Literário, servindo como instrumentalização para a abordagem de textos literários, visando a destacar o que é a leitura e o letramento literário, ressaltando suas importâncias enquanto práticas sociais, e o modo como podem ser trabalhados nas salas de aula. Para isto, será desenvolvida inicialmente uma explicação do conceito de letramento, passando por seus modelos e abordagens, como é definida a leitura, suas práticas e sua relação com o leitor e, após esta abordagem, uma proposta de letramento literário com base no poema XVIII de Alberto Caeiro, presente na obra “O Guardador de Rebanhos”. Serão discutidos quais foram os principais recursos utilizados na construção do texto poético em questão, com destaque para os efeitos sensoriais criados por este.PALAVRAS-CHAVE: Leitura literária. Letramento literário. Alberto Caeiro. |
id |
UFES-1_c61454e6d6ed07c583d93e37638f006d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/10417 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULAO estudo em questão se embasa sobre os conceitos teóricos da linha do Letramento Literário, servindo como instrumentalização para a abordagem de textos literários, visando a destacar o que é a leitura e o letramento literário, ressaltando suas importâncias enquanto práticas sociais, e o modo como podem ser trabalhados nas salas de aula. Para isto, será desenvolvida inicialmente uma explicação do conceito de letramento, passando por seus modelos e abordagens, como é definida a leitura, suas práticas e sua relação com o leitor e, após esta abordagem, uma proposta de letramento literário com base no poema XVIII de Alberto Caeiro, presente na obra “O Guardador de Rebanhos”. Serão discutidos quais foram os principais recursos utilizados na construção do texto poético em questão, com destaque para os efeitos sensoriais criados por este.PALAVRAS-CHAVE: Leitura literária. Letramento literário. Alberto Caeiro.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1041710.47456/contexto.v%vi%i.10417Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10417/7349Libanori, Evely VâniaAguiar, Fabrício César deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10417Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:03.808429Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA |
title |
ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA |
spellingShingle |
ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA Libanori, Evely Vânia |
title_short |
ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA |
title_full |
ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA |
title_fullStr |
ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA |
title_sort |
ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA |
author |
Libanori, Evely Vânia |
author_facet |
Libanori, Evely Vânia Aguiar, Fabrício César de |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Fabrício César de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Libanori, Evely Vânia Aguiar, Fabrício César de |
description |
O estudo em questão se embasa sobre os conceitos teóricos da linha do Letramento Literário, servindo como instrumentalização para a abordagem de textos literários, visando a destacar o que é a leitura e o letramento literário, ressaltando suas importâncias enquanto práticas sociais, e o modo como podem ser trabalhados nas salas de aula. Para isto, será desenvolvida inicialmente uma explicação do conceito de letramento, passando por seus modelos e abordagens, como é definida a leitura, suas práticas e sua relação com o leitor e, após esta abordagem, uma proposta de letramento literário com base no poema XVIII de Alberto Caeiro, presente na obra “O Guardador de Rebanhos”. Serão discutidos quais foram os principais recursos utilizados na construção do texto poético em questão, com destaque para os efeitos sensoriais criados por este.PALAVRAS-CHAVE: Leitura literária. Letramento literário. Alberto Caeiro. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10417 10.47456/contexto.v%vi%i.10417 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10417 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.10417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10417/7349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.v0i27 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051399260864512 |