Letramento literário através de leitura e modulação digital de textos poéticos em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gustavo Alexandre Ferreira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3742
Resumo: Esta proposta tem por objetivo poder corroborar a ampliação da cultura leitora de estudantes das duas séries finais do ensino fundamental, através de procedimento de letramento literário e de vivências experimentais de modulação digital com poemas selecionados em forma de antologia que considere diversas configurações do texto poético. Para tanto, desenvolvemos uma proposta baseada na sequência básica de Cosson (2018), seus modos de ler literatura (COSSON, 2019) e nas abordagens sobre leitura literária de Pinheiro (2018) e Dalvi (2013). Além disto, nos guiamos à luz de contribuições das perspectivas semióticas tanto peirceanas, como os estudos aplicados em tradução encabeçados por Plaza (2003), quanto greimasianas, a exemplo das pesquisas erigidas por Tatit (1986) em semiótica da canção. Também temos aportes sobre atuação cênica em Stanislavski (1976) e performance em Zumthor (2002), de música de cena em Tragtenberg (2008), bem como em abordagens de multimodalidade textual em Ribeiro (2016), na concepção de essencialidade vital de literatura defendida por Candido (2006), em princípios colaborativos da cultura maker e de metodologias ativas de aprendizagens, e sempre em diálogo com os documentos oficiais voltados à educação brasileira. Como corpus de análise, montamos uma antologia poética com textos de autores diversos e em suportes distintos, usufruindo de textos multimodais e do protagonismo juvenil em experimentos de transmutação intersemiótica. Espera-se que a abordagem com obras literárias aliada às possibilidades de trabalhos com novas tecnologias venha contribuir para a formação do leitor de poemas em sala de aula na perspectiva do letramento.
id UEPB_ef3170a2f0b04e7920f7b59d50a564b2
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3742
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Letramento literário através de leitura e modulação digital de textos poéticos em sala de aulaLeituraPoemaEnsinoSemiótica AplicadaLetramento LiterárioLETRAS::TEORIA LITERARIAEsta proposta tem por objetivo poder corroborar a ampliação da cultura leitora de estudantes das duas séries finais do ensino fundamental, através de procedimento de letramento literário e de vivências experimentais de modulação digital com poemas selecionados em forma de antologia que considere diversas configurações do texto poético. Para tanto, desenvolvemos uma proposta baseada na sequência básica de Cosson (2018), seus modos de ler literatura (COSSON, 2019) e nas abordagens sobre leitura literária de Pinheiro (2018) e Dalvi (2013). Além disto, nos guiamos à luz de contribuições das perspectivas semióticas tanto peirceanas, como os estudos aplicados em tradução encabeçados por Plaza (2003), quanto greimasianas, a exemplo das pesquisas erigidas por Tatit (1986) em semiótica da canção. Também temos aportes sobre atuação cênica em Stanislavski (1976) e performance em Zumthor (2002), de música de cena em Tragtenberg (2008), bem como em abordagens de multimodalidade textual em Ribeiro (2016), na concepção de essencialidade vital de literatura defendida por Candido (2006), em princípios colaborativos da cultura maker e de metodologias ativas de aprendizagens, e sempre em diálogo com os documentos oficiais voltados à educação brasileira. Como corpus de análise, montamos uma antologia poética com textos de autores diversos e em suportes distintos, usufruindo de textos multimodais e do protagonismo juvenil em experimentos de transmutação intersemiótica. Espera-se que a abordagem com obras literárias aliada às possibilidades de trabalhos com novas tecnologias venha contribuir para a formação do leitor de poemas em sala de aula na perspectiva do letramento.This proposal aims to corroborate the expanded reading habits of students in the final two grades of elementary school, through a literary literacy procedure and hands-on modulated sound experiences with an anthology of poems that consider different literary configurations. To this end, we developed a proposal based on the basic sequence of Cosson (2018), his ways of reading literature (COSSON, 2019) and the approaches to literary reading by Pinheiro (2018) and Dalvi (2013). In addition, we are guided in the light of contributions from semiotic studies, such as Peircean studies as applied in translations led by Plaza (2003) and Greimasian studies as used in the research initiated by Tatit (1986) in song semiotics. We also have contributions on scenic performance by Stanislavski (1976) and performance by Zumthor (2002), of scene music from Tragtenberg (2008), as well as approaches of textual multimodality in Riberiro (2016), in the conception of vital essentiality of literature defended by Candido (2006), on collaborative principles of “maker culture” and active learning methodologies, and always in accordance with official documents aimed at Brazilian education. As a corpus of analysis, we set up a poetic anthology with texts by different authors and on different platforms, taking advantage of multimodal texts and youth protagonism in intersemiotic transmutation experiments. It is expected that this approach with literary works combined with the possibilities of working with new technologies will contribute to the formation of the reader of poems in the classroom from the perspective of literacy.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCosta, Maria Suely daCosta, Maria Suely daSilva, Rosângela Neres Araújo daLima, Tania Maria de AraújoSilva, Gustavo Alexandre Ferreira da2021-05-27T14:25:55Z2999-12-312021-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisimage/jpegapplication/pdfSilva, Gustavo Alexandre Ferreira da. Letramento literário através de leitura e modulação digital de textos poéticos em sala de aula. 2021. 108 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3742porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-05-27T14:25:55Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3742Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-05-27T14:25:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento literário através de leitura e modulação digital de textos poéticos em sala de aula
title Letramento literário através de leitura e modulação digital de textos poéticos em sala de aula
spellingShingle Letramento literário através de leitura e modulação digital de textos poéticos em sala de aula
Silva, Gustavo Alexandre Ferreira da
Leitura
Poema
Ensino
Semiótica Aplicada
Letramento Literário
LETRAS::TEORIA LITERARIA
title_short Letramento literário através de leitura e modulação digital de textos poéticos em sala de aula
title_full Letramento literário através de leitura e modulação digital de textos poéticos em sala de aula
title_fullStr Letramento literário através de leitura e modulação digital de textos poéticos em sala de aula
title_full_unstemmed Letramento literário através de leitura e modulação digital de textos poéticos em sala de aula
title_sort Letramento literário através de leitura e modulação digital de textos poéticos em sala de aula
author Silva, Gustavo Alexandre Ferreira da
author_facet Silva, Gustavo Alexandre Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Maria Suely da
Costa, Maria Suely da
Silva, Rosângela Neres Araújo da
Lima, Tania Maria de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gustavo Alexandre Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Poema
Ensino
Semiótica Aplicada
Letramento Literário
LETRAS::TEORIA LITERARIA
topic Leitura
Poema
Ensino
Semiótica Aplicada
Letramento Literário
LETRAS::TEORIA LITERARIA
description Esta proposta tem por objetivo poder corroborar a ampliação da cultura leitora de estudantes das duas séries finais do ensino fundamental, através de procedimento de letramento literário e de vivências experimentais de modulação digital com poemas selecionados em forma de antologia que considere diversas configurações do texto poético. Para tanto, desenvolvemos uma proposta baseada na sequência básica de Cosson (2018), seus modos de ler literatura (COSSON, 2019) e nas abordagens sobre leitura literária de Pinheiro (2018) e Dalvi (2013). Além disto, nos guiamos à luz de contribuições das perspectivas semióticas tanto peirceanas, como os estudos aplicados em tradução encabeçados por Plaza (2003), quanto greimasianas, a exemplo das pesquisas erigidas por Tatit (1986) em semiótica da canção. Também temos aportes sobre atuação cênica em Stanislavski (1976) e performance em Zumthor (2002), de música de cena em Tragtenberg (2008), bem como em abordagens de multimodalidade textual em Ribeiro (2016), na concepção de essencialidade vital de literatura defendida por Candido (2006), em princípios colaborativos da cultura maker e de metodologias ativas de aprendizagens, e sempre em diálogo com os documentos oficiais voltados à educação brasileira. Como corpus de análise, montamos uma antologia poética com textos de autores diversos e em suportes distintos, usufruindo de textos multimodais e do protagonismo juvenil em experimentos de transmutação intersemiótica. Espera-se que a abordagem com obras literárias aliada às possibilidades de trabalhos com novas tecnologias venha contribuir para a formação do leitor de poemas em sala de aula na perspectiva do letramento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-27T14:25:55Z
2021-04-30
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Gustavo Alexandre Ferreira da. Letramento literário através de leitura e modulação digital de textos poéticos em sala de aula. 2021. 108 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] 2021.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3742
identifier_str_mv Silva, Gustavo Alexandre Ferreira da. Letramento literário através de leitura e modulação digital de textos poéticos em sala de aula. 2021. 108 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] 2021.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458425455706112