“Acauã”: barroquismo amazônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto do Carmo Figueira, Lauro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/30170
Resumo: RESUMO: A finalidade interpretativa de o “Acauã” (1893), do contista e romancista Inglês deSousa, cumpre o desígnio de estudar experiências do habitante amazônico depois do processo da colonização portuguesa, tangente às suas crenças, no decurso do século XIX. A formação da sociedade amazônica, decorrente da confluência histórica das etnias europeia(portuguesa), africana (negro escravizado) e ameríndia (nativo brasileiro), conflui para umcontexto em que os modos de percepção da realidade transcendem o pensamentocognoscitivo lógico-racionalista, do final do século XIX. Lançaram-se três perspectivas sobre aabordagem do texto: a formulação teórica do Realismo Maravilhoso (Alejo Carpentier), aCrítica Fenomenológica (Gaston Bachelard) e alguns tópicos acerca de manifestaçõesfolclóricas brasileiras (Câmara Cascudo). O estudo da narrativa permite concluir que se tratade uma rapsódia com tonalidades épicas (de percepção de realidade, costumes e crenças) aconsolidar a colonização portuguesa na Amazônia brasileira. O estudo da narrativa permiteconcluir que se trata de uma rapsódia com tonalidades épicas (de percepções da realidade,costumes e crenças) a consolidar um sincretismo religioso na formação colonial da Amazôniabrasileira. PALAVRAS-CHAVE: Inglês de Sousa – Contos amazônicos. Inglês de Sousa – “Acauã”. Literatura e folclore amazônico. Literatura e barroquismo amazônico.
id UFES-1_d1a69bbf9aa891cd74fcfc79924c4eb4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/30170
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling “Acauã”: barroquismo amazônicoRESUMO: A finalidade interpretativa de o “Acauã” (1893), do contista e romancista Inglês deSousa, cumpre o desígnio de estudar experiências do habitante amazônico depois do processo da colonização portuguesa, tangente às suas crenças, no decurso do século XIX. A formação da sociedade amazônica, decorrente da confluência histórica das etnias europeia(portuguesa), africana (negro escravizado) e ameríndia (nativo brasileiro), conflui para umcontexto em que os modos de percepção da realidade transcendem o pensamentocognoscitivo lógico-racionalista, do final do século XIX. Lançaram-se três perspectivas sobre aabordagem do texto: a formulação teórica do Realismo Maravilhoso (Alejo Carpentier), aCrítica Fenomenológica (Gaston Bachelard) e alguns tópicos acerca de manifestaçõesfolclóricas brasileiras (Câmara Cascudo). O estudo da narrativa permite concluir que se tratade uma rapsódia com tonalidades épicas (de percepção de realidade, costumes e crenças) aconsolidar a colonização portuguesa na Amazônia brasileira. O estudo da narrativa permiteconcluir que se trata de uma rapsódia com tonalidades épicas (de percepções da realidade,costumes e crenças) a consolidar um sincretismo religioso na formação colonial da Amazôniabrasileira. PALAVRAS-CHAVE: Inglês de Sousa – Contos amazônicos. Inglês de Sousa – “Acauã”. Literatura e folclore amazônico. Literatura e barroquismo amazônico.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/3017010.47456/contexto.v%vi%i.30170Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 37 (2020): Dossiê LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENAContexto; No. 37 (2020): Dossiê LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENAContexto; Núm. 37 (2020): Dossiê LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA2358-95661519-054410.47456/contexto.vi37reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/30170/145Copyright (c) 2020 Lauro Roberto do Carmo Figueirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccess Roberto do Carmo Figueira, Lauro2020-10-27T13:12:35Zoai:periodicos.ufes.br:article/30170Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:12.418182Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv “Acauã”: barroquismo amazônico
title “Acauã”: barroquismo amazônico
spellingShingle “Acauã”: barroquismo amazônico
Roberto do Carmo Figueira, Lauro
title_short “Acauã”: barroquismo amazônico
title_full “Acauã”: barroquismo amazônico
title_fullStr “Acauã”: barroquismo amazônico
title_full_unstemmed “Acauã”: barroquismo amazônico
title_sort “Acauã”: barroquismo amazônico
author Roberto do Carmo Figueira, Lauro
author_facet Roberto do Carmo Figueira, Lauro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberto do Carmo Figueira, Lauro
description RESUMO: A finalidade interpretativa de o “Acauã” (1893), do contista e romancista Inglês deSousa, cumpre o desígnio de estudar experiências do habitante amazônico depois do processo da colonização portuguesa, tangente às suas crenças, no decurso do século XIX. A formação da sociedade amazônica, decorrente da confluência histórica das etnias europeia(portuguesa), africana (negro escravizado) e ameríndia (nativo brasileiro), conflui para umcontexto em que os modos de percepção da realidade transcendem o pensamentocognoscitivo lógico-racionalista, do final do século XIX. Lançaram-se três perspectivas sobre aabordagem do texto: a formulação teórica do Realismo Maravilhoso (Alejo Carpentier), aCrítica Fenomenológica (Gaston Bachelard) e alguns tópicos acerca de manifestaçõesfolclóricas brasileiras (Câmara Cascudo). O estudo da narrativa permite concluir que se tratade uma rapsódia com tonalidades épicas (de percepção de realidade, costumes e crenças) aconsolidar a colonização portuguesa na Amazônia brasileira. O estudo da narrativa permiteconcluir que se trata de uma rapsódia com tonalidades épicas (de percepções da realidade,costumes e crenças) a consolidar um sincretismo religioso na formação colonial da Amazôniabrasileira. PALAVRAS-CHAVE: Inglês de Sousa – Contos amazônicos. Inglês de Sousa – “Acauã”. Literatura e folclore amazônico. Literatura e barroquismo amazônico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/30170
10.47456/contexto.v%vi%i.30170
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/30170
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.30170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/30170/145
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Lauro Roberto do Carmo Figueira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Lauro Roberto do Carmo Figueira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 37 (2020): Dossiê LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
Contexto; No. 37 (2020): Dossiê LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
Contexto; Núm. 37 (2020): Dossiê LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.vi37
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051400160542720