A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6532 |
Resumo: | Partindo-se de uma pesquisa bibliográfico-documental, cuja orientação teórico-metodológica concerne à História Cultural de matriz francesa, conforme a entende Roger Chartier, foram cotejados livros didáticos destinados à disciplina de língua portuguesa no ensino médio, publicados nos anos 2000. Buscou-se compreender como a poesia contemporânea aparece nestas publicações, cuja circulação social é tão relevante, quer para a formação de leitores, quer para a consolidação de conteúdos e métodos atinentes ao ensino de leitura e literatura. Conclui-se que há uma confluência de nomes a compor o cenário literário “contemporâneo”, mas que, todavia, carece-se de uma abordagem privilegiada das obras, em detrimento de uma história “factual” da literatura. |
id |
UFES-1_d557b58831b15a3a44bd90c4823fe082 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/6532 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADAPartindo-se de uma pesquisa bibliográfico-documental, cuja orientação teórico-metodológica concerne à História Cultural de matriz francesa, conforme a entende Roger Chartier, foram cotejados livros didáticos destinados à disciplina de língua portuguesa no ensino médio, publicados nos anos 2000. Buscou-se compreender como a poesia contemporânea aparece nestas publicações, cuja circulação social é tão relevante, quer para a formação de leitores, quer para a consolidação de conteúdos e métodos atinentes ao ensino de leitura e literatura. Conclui-se que há uma confluência de nomes a compor o cenário literário “contemporâneo”, mas que, todavia, carece-se de uma abordagem privilegiada das obras, em detrimento de uma história “factual” da literatura.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/653210.47456/contexto.v%vi%i.6532Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, TemasContexto; No. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, TemasContexto; Núm. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, Temas2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i20reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6532/4776Dalvi, Maria Améliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-12T03:42:39Zoai:periodicos.ufes.br:article/6532Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:39:47.191352Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA |
title |
A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA |
spellingShingle |
A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA Dalvi, Maria Amélia |
title_short |
A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA |
title_full |
A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA |
title_fullStr |
A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA |
title_full_unstemmed |
A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA |
title_sort |
A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA |
author |
Dalvi, Maria Amélia |
author_facet |
Dalvi, Maria Amélia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalvi, Maria Amélia |
description |
Partindo-se de uma pesquisa bibliográfico-documental, cuja orientação teórico-metodológica concerne à História Cultural de matriz francesa, conforme a entende Roger Chartier, foram cotejados livros didáticos destinados à disciplina de língua portuguesa no ensino médio, publicados nos anos 2000. Buscou-se compreender como a poesia contemporânea aparece nestas publicações, cuja circulação social é tão relevante, quer para a formação de leitores, quer para a consolidação de conteúdos e métodos atinentes ao ensino de leitura e literatura. Conclui-se que há uma confluência de nomes a compor o cenário literário “contemporâneo”, mas que, todavia, carece-se de uma abordagem privilegiada das obras, em detrimento de uma história “factual” da literatura. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6532 10.47456/contexto.v%vi%i.6532 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6532 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.6532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6532/4776 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, Temas Contexto; No. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, Temas Contexto; Núm. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, Temas 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.v0i20 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051397153226752 |