A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalvi, Maria Amélia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6532
Resumo: Partindo-se de uma pesquisa bibliográfico-documental, cuja orientação teórico-metodológica concerne à História Cultural de matriz francesa, conforme a entende Roger Chartier, foram cotejados livros didáticos destinados à disciplina de língua portuguesa no ensino médio, publicados nos anos 2000. Buscou-se compreender como a poesia contemporânea aparece nestas publicações, cuja circulação social é tão relevante, quer para a formação de leitores, quer para a consolidação de conteúdos e métodos atinentes ao ensino de leitura e literatura. Conclui-se que há uma confluência de nomes a compor o cenário literário “contemporâneo”, mas que, todavia, carece-se de uma abordagem privilegiada das obras, em detrimento de uma história “factual” da literatura.
id UFES-1_d557b58831b15a3a44bd90c4823fe082
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/6532
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADAPartindo-se de uma pesquisa bibliográfico-documental, cuja orientação teórico-metodológica concerne à História Cultural de matriz francesa, conforme a entende Roger Chartier, foram cotejados livros didáticos destinados à disciplina de língua portuguesa no ensino médio, publicados nos anos 2000. Buscou-se compreender como a poesia contemporânea aparece nestas publicações, cuja circulação social é tão relevante, quer para a formação de leitores, quer para a consolidação de conteúdos e métodos atinentes ao ensino de leitura e literatura. Conclui-se que há uma confluência de nomes a compor o cenário literário “contemporâneo”, mas que, todavia, carece-se de uma abordagem privilegiada das obras, em detrimento de uma história “factual” da literatura.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/653210.47456/contexto.v%vi%i.6532Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, TemasContexto; No. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, TemasContexto; Núm. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, Temas2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i20reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6532/4776Dalvi, Maria Améliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-12T03:42:39Zoai:periodicos.ufes.br:article/6532Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:39:47.191352Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA
title A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA
spellingShingle A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA
Dalvi, Maria Amélia
title_short A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA
title_full A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA
title_fullStr A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA
title_full_unstemmed A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA
title_sort A POESIA CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE LEITORES ESCOLARIZADOS. A TRAPAÇA INSTITUCIONALIZADA
author Dalvi, Maria Amélia
author_facet Dalvi, Maria Amélia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalvi, Maria Amélia
description Partindo-se de uma pesquisa bibliográfico-documental, cuja orientação teórico-metodológica concerne à História Cultural de matriz francesa, conforme a entende Roger Chartier, foram cotejados livros didáticos destinados à disciplina de língua portuguesa no ensino médio, publicados nos anos 2000. Buscou-se compreender como a poesia contemporânea aparece nestas publicações, cuja circulação social é tão relevante, quer para a formação de leitores, quer para a consolidação de conteúdos e métodos atinentes ao ensino de leitura e literatura. Conclui-se que há uma confluência de nomes a compor o cenário literário “contemporâneo”, mas que, todavia, carece-se de uma abordagem privilegiada das obras, em detrimento de uma história “factual” da literatura.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6532
10.47456/contexto.v%vi%i.6532
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6532
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.6532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6532/4776
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, Temas
Contexto; No. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, Temas
Contexto; Núm. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, Temas
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i20
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051397153226752