A poesia como forma de (se)dizer : representações em livros didaticos e no discurso de estudantes e sujeitos não-escolarizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Telma Rubiane Rodrigues de, 1976
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597248
Resumo: Orientador: Maria Jose Rodrigues Faria Coracini
id UNICAMP-30_31e6b20e9fd8b768833e318e86a9ba84
oai_identifier_str oai::304377
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A poesia como forma de (se)dizer : representações em livros didaticos e no discurso de estudantes e sujeitos não-escolarizadosPoesiaAnálise do discursoLivros didáticosSibjetividadeIdentidadeOrientador: Maria Jose Rodrigues Faria CoraciniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação, que se insere no projeto de pesquisa ¿Interdiscurso e Identidade¿, coordenado pela Profa. Dra. Maria José R. Faria Coracini, tem por objetivo principal problematizar as representações de poesia que subjazem às atividades e textos encontrados nos livros didáticos adotados em uma escola pública do ensino fundamental do Estado de São Paulo (5a a 8a série) e concepções coletadas em entrevistas realizadas com adolescentes estudantes das respectivas séries na mesma escola, bem como com sujeitos não escolarizados. Pretendeu-se, a partir do cruzamento da análise dos livros didáticos, que nos forneceu uma concepção de poesia que pode ser vista como a concepção escolar, com as informações obtidas através das entrevistas, defender a hipótese de que o discurso escolar, representado pelo livro didático, está tão imbricado aos outros discursos que circulam na sociedade, que se faz inevitavelmente presente nos discursos de escolarizados e de não-escolarizados. No decorrer do trabalho, contudo, percebemos que, embora o discurso escolar atravesse a fala dos sujeitos, é o conjunto de vivências que organizam a identidade do sujeito, recuperado pela memória através do discurso, que serve de fundo para essas representações, pois foi principalmente sobre esse conjunto que as declarações se sustentaramAbstract: This dissertation, which is a part of the research project ¿Interdiscourse and Identity¿ under the coordination of Professor Maria José Rodrigues Faria Coracini, has for its mean purpose to question the poetry representations implicit in the activities and text books adopted by a Primary Public School in the State of São Paulo (5th to 8th Grades). Conceptions collected in interviews done with students of the grades mentioned, at the same school, as well as with non-scholar subjects will be considered. The aim of this work is to prove our hypothesis according to which the scholar discourse represented by textbooks is so intertwined with other discourses available in our society that it ends up being a part of the speech of scholar and non-scholar subjects. In order to prove our hypothesis, a crossing was made between some analysis of textbooks, regarded as the scholar conception of poetry, and the information collected from interviews with students. While the fieldwork was being done, however, we noticed that the collection of life experiences was more frequently evoked by the subjects than the scholar discourse. We believe this is due to how important the former is in the identity organization processMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-Abreu, MárciaMattos, Maria Augusta Bastos deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo, Telma Rubiane Rodrigues de, 197620042004-02-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf162p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597248MELO, Telma Rubiane Rodrigues de. A poesia como forma de (se)dizer: representações em livros didaticos e no discurso de estudantes e sujeitos não-escolarizados. 2004. 162p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597248. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/304377porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:56:04Zoai::304377Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:56:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A poesia como forma de (se)dizer : representações em livros didaticos e no discurso de estudantes e sujeitos não-escolarizados
title A poesia como forma de (se)dizer : representações em livros didaticos e no discurso de estudantes e sujeitos não-escolarizados
spellingShingle A poesia como forma de (se)dizer : representações em livros didaticos e no discurso de estudantes e sujeitos não-escolarizados
Melo, Telma Rubiane Rodrigues de, 1976
Poesia
Análise do discurso
Livros didáticos
Sibjetividade
Identidade
title_short A poesia como forma de (se)dizer : representações em livros didaticos e no discurso de estudantes e sujeitos não-escolarizados
title_full A poesia como forma de (se)dizer : representações em livros didaticos e no discurso de estudantes e sujeitos não-escolarizados
title_fullStr A poesia como forma de (se)dizer : representações em livros didaticos e no discurso de estudantes e sujeitos não-escolarizados
title_full_unstemmed A poesia como forma de (se)dizer : representações em livros didaticos e no discurso de estudantes e sujeitos não-escolarizados
title_sort A poesia como forma de (se)dizer : representações em livros didaticos e no discurso de estudantes e sujeitos não-escolarizados
author Melo, Telma Rubiane Rodrigues de, 1976
author_facet Melo, Telma Rubiane Rodrigues de, 1976
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-
Abreu, Márcia
Mattos, Maria Augusta Bastos de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Telma Rubiane Rodrigues de, 1976
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
Análise do discurso
Livros didáticos
Sibjetividade
Identidade
topic Poesia
Análise do discurso
Livros didáticos
Sibjetividade
Identidade
description Orientador: Maria Jose Rodrigues Faria Coracini
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-02-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597248
MELO, Telma Rubiane Rodrigues de. A poesia como forma de (se)dizer: representações em livros didaticos e no discurso de estudantes e sujeitos não-escolarizados. 2004. 162p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597248. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MELO, Telma Rubiane Rodrigues de. A poesia como forma de (se)dizer: representações em livros didaticos e no discurso de estudantes e sujeitos não-escolarizados. 2004. 162p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597248. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/304377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
162p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188904710963200