PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Arienzo, Maria Augusta
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rösing, Tania, Quadros, Tiane Reusch de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10421
Resumo: O presente estudo pretende avaliar o envolvimento de professores e de alunos das séries finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio das redes municipal, estadual e particular de ensino e de universitários de licenciaturas, com ênfase aos graduandos em Letras, com obras literárias no âmbito do Projeto Livro do Mês, desdobramento das Jornadas Literárias de Passo Fundo/RS, projeto este em funcionamento efetivo desde 2006. O projeto – seleção de autor contemporâneo e respectiva obra, contato com editora, divulgação da obra por meio de práticas leitoras multimidiais nas escolas, leitura prévia e discussão por professores e alunos sobre cada obra selecionada, participação em seminário mensal com a presença do autor - já levou a Passo Fundo mais de 80 escritores, promovendo, em cada sete ou oito edições anuais, no mínimo, três seminários a cada mês. Utilizaram-se como instrumentos de avaliação dois questionários com questões abertas destinadas a professores e alunos. O estudo objetiva, também, avaliar a importância de um projeto de leitura permanente e suas possibilidades de transformação em política pública de leitura.PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Leitores em formação. Leitura e escola. Política pública de leitura.
id UFES-1_d6b8617adbb58ff4c811581a5e706cab
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/10421
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORESO presente estudo pretende avaliar o envolvimento de professores e de alunos das séries finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio das redes municipal, estadual e particular de ensino e de universitários de licenciaturas, com ênfase aos graduandos em Letras, com obras literárias no âmbito do Projeto Livro do Mês, desdobramento das Jornadas Literárias de Passo Fundo/RS, projeto este em funcionamento efetivo desde 2006. O projeto – seleção de autor contemporâneo e respectiva obra, contato com editora, divulgação da obra por meio de práticas leitoras multimidiais nas escolas, leitura prévia e discussão por professores e alunos sobre cada obra selecionada, participação em seminário mensal com a presença do autor - já levou a Passo Fundo mais de 80 escritores, promovendo, em cada sete ou oito edições anuais, no mínimo, três seminários a cada mês. Utilizaram-se como instrumentos de avaliação dois questionários com questões abertas destinadas a professores e alunos. O estudo objetiva, também, avaliar a importância de um projeto de leitura permanente e suas possibilidades de transformação em política pública de leitura.PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Leitores em formação. Leitura e escola. Política pública de leitura.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1042110.47456/contexto.v%vi%i.10421Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10421/7353D'Arienzo, Maria AugustaRösing, TaniaQuadros, Tiane Reusch deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10421Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:03.984698Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES
title PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES
spellingShingle PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES
D'Arienzo, Maria Augusta
title_short PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES
title_full PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES
title_fullStr PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES
title_full_unstemmed PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES
title_sort PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES
author D'Arienzo, Maria Augusta
author_facet D'Arienzo, Maria Augusta
Rösing, Tania
Quadros, Tiane Reusch de
author_role author
author2 Rösing, Tania
Quadros, Tiane Reusch de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Arienzo, Maria Augusta
Rösing, Tania
Quadros, Tiane Reusch de
description O presente estudo pretende avaliar o envolvimento de professores e de alunos das séries finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio das redes municipal, estadual e particular de ensino e de universitários de licenciaturas, com ênfase aos graduandos em Letras, com obras literárias no âmbito do Projeto Livro do Mês, desdobramento das Jornadas Literárias de Passo Fundo/RS, projeto este em funcionamento efetivo desde 2006. O projeto – seleção de autor contemporâneo e respectiva obra, contato com editora, divulgação da obra por meio de práticas leitoras multimidiais nas escolas, leitura prévia e discussão por professores e alunos sobre cada obra selecionada, participação em seminário mensal com a presença do autor - já levou a Passo Fundo mais de 80 escritores, promovendo, em cada sete ou oito edições anuais, no mínimo, três seminários a cada mês. Utilizaram-se como instrumentos de avaliação dois questionários com questões abertas destinadas a professores e alunos. O estudo objetiva, também, avaliar a importância de um projeto de leitura permanente e suas possibilidades de transformação em política pública de leitura.PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Leitores em formação. Leitura e escola. Política pública de leitura.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10421
10.47456/contexto.v%vi%i.10421
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10421
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.10421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10421/7353
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i27
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399267155968