PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10421 |
Resumo: | O presente estudo pretende avaliar o envolvimento de professores e de alunos das séries finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio das redes municipal, estadual e particular de ensino e de universitários de licenciaturas, com ênfase aos graduandos em Letras, com obras literárias no âmbito do Projeto Livro do Mês, desdobramento das Jornadas Literárias de Passo Fundo/RS, projeto este em funcionamento efetivo desde 2006. O projeto – seleção de autor contemporâneo e respectiva obra, contato com editora, divulgação da obra por meio de práticas leitoras multimidiais nas escolas, leitura prévia e discussão por professores e alunos sobre cada obra selecionada, participação em seminário mensal com a presença do autor - já levou a Passo Fundo mais de 80 escritores, promovendo, em cada sete ou oito edições anuais, no mínimo, três seminários a cada mês. Utilizaram-se como instrumentos de avaliação dois questionários com questões abertas destinadas a professores e alunos. O estudo objetiva, também, avaliar a importância de um projeto de leitura permanente e suas possibilidades de transformação em política pública de leitura.PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Leitores em formação. Leitura e escola. Política pública de leitura. |
id |
UFES-1_d6b8617adbb58ff4c811581a5e706cab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/10421 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORESO presente estudo pretende avaliar o envolvimento de professores e de alunos das séries finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio das redes municipal, estadual e particular de ensino e de universitários de licenciaturas, com ênfase aos graduandos em Letras, com obras literárias no âmbito do Projeto Livro do Mês, desdobramento das Jornadas Literárias de Passo Fundo/RS, projeto este em funcionamento efetivo desde 2006. O projeto – seleção de autor contemporâneo e respectiva obra, contato com editora, divulgação da obra por meio de práticas leitoras multimidiais nas escolas, leitura prévia e discussão por professores e alunos sobre cada obra selecionada, participação em seminário mensal com a presença do autor - já levou a Passo Fundo mais de 80 escritores, promovendo, em cada sete ou oito edições anuais, no mínimo, três seminários a cada mês. Utilizaram-se como instrumentos de avaliação dois questionários com questões abertas destinadas a professores e alunos. O estudo objetiva, também, avaliar a importância de um projeto de leitura permanente e suas possibilidades de transformação em política pública de leitura.PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Leitores em formação. Leitura e escola. Política pública de leitura.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1042110.47456/contexto.v%vi%i.10421Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10421/7353D'Arienzo, Maria AugustaRösing, TaniaQuadros, Tiane Reusch deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10421Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:03.984698Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES |
title |
PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES |
spellingShingle |
PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES D'Arienzo, Maria Augusta |
title_short |
PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES |
title_full |
PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES |
title_fullStr |
PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES |
title_full_unstemmed |
PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES |
title_sort |
PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES |
author |
D'Arienzo, Maria Augusta |
author_facet |
D'Arienzo, Maria Augusta Rösing, Tania Quadros, Tiane Reusch de |
author_role |
author |
author2 |
Rösing, Tania Quadros, Tiane Reusch de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Arienzo, Maria Augusta Rösing, Tania Quadros, Tiane Reusch de |
description |
O presente estudo pretende avaliar o envolvimento de professores e de alunos das séries finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio das redes municipal, estadual e particular de ensino e de universitários de licenciaturas, com ênfase aos graduandos em Letras, com obras literárias no âmbito do Projeto Livro do Mês, desdobramento das Jornadas Literárias de Passo Fundo/RS, projeto este em funcionamento efetivo desde 2006. O projeto – seleção de autor contemporâneo e respectiva obra, contato com editora, divulgação da obra por meio de práticas leitoras multimidiais nas escolas, leitura prévia e discussão por professores e alunos sobre cada obra selecionada, participação em seminário mensal com a presença do autor - já levou a Passo Fundo mais de 80 escritores, promovendo, em cada sete ou oito edições anuais, no mínimo, três seminários a cada mês. Utilizaram-se como instrumentos de avaliação dois questionários com questões abertas destinadas a professores e alunos. O estudo objetiva, também, avaliar a importância de um projeto de leitura permanente e suas possibilidades de transformação em política pública de leitura.PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Leitores em formação. Leitura e escola. Política pública de leitura. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10421 10.47456/contexto.v%vi%i.10421 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10421 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.10421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10421/7353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.v0i27 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051399267155968 |