Florescência textual e recursos sociais: notas sobre a Islândia medieval

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Even-Zohar, Itamar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Luis Araújo de Oliveira Batista, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32762
Resumo: RESUMO: A reconhecida dupla função dos produtos e atributos culturais, mais especificamente a instrumentalidade e a simbolicidade, que pode ser explícita em alguns casos, com frequência permanece encoberta em outros. Conceber carros ao mesmo tempo como veículos práticos e como sinais de status pode parecer um caso óbvio que dispensa explicações. Em contraste, textos, especialmente aqueles considerados como destituídos de alguma função prática, parecem um caso menos óbvio. A que propósitos práticos ou úteis podem servir os textos não práticos, e em que sentido e em que medida eles podem se tornar bens valiosos? Essas questões têm sido discutidas em diversas tradições acadêmicas de várias maneiras, mas por alguma razão a utilização de textos como um fator principal na criação de recursos e energia social ainda não se tornou um tema de maior prioridade na agenda de nenhuma das disciplinas relacionadas ao assunto. Neste artigo tentarei chamar atenção para a relação entre atividade textual e energia social em conexão principalmente com o surpreendente caso da Islândia medieval. PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa de cultura. Estudos nórdicos medievais. Dinâmica histórica e sócio-cultural da textualidade. Estudo comparativo da busca por recursos.
id UFES-1_d6c938d34c761ca5f775ad40a92e95fb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/32762
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling Florescência textual e recursos sociais: notas sobre a Islândia medievalRESUMO: A reconhecida dupla função dos produtos e atributos culturais, mais especificamente a instrumentalidade e a simbolicidade, que pode ser explícita em alguns casos, com frequência permanece encoberta em outros. Conceber carros ao mesmo tempo como veículos práticos e como sinais de status pode parecer um caso óbvio que dispensa explicações. Em contraste, textos, especialmente aqueles considerados como destituídos de alguma função prática, parecem um caso menos óbvio. A que propósitos práticos ou úteis podem servir os textos não práticos, e em que sentido e em que medida eles podem se tornar bens valiosos? Essas questões têm sido discutidas em diversas tradições acadêmicas de várias maneiras, mas por alguma razão a utilização de textos como um fator principal na criação de recursos e energia social ainda não se tornou um tema de maior prioridade na agenda de nenhuma das disciplinas relacionadas ao assunto. Neste artigo tentarei chamar atenção para a relação entre atividade textual e energia social em conexão principalmente com o surpreendente caso da Islândia medieval. PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa de cultura. Estudos nórdicos medievais. Dinâmica histórica e sócio-cultural da textualidade. Estudo comparativo da busca por recursos.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/3276210.47456/contexto.v%vi%i.32762Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMORContexto; No. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMORContexto; Núm. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMOR2358-95661519-054410.47456/contexto.vi38reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32762/21642Copyright (c) 2020 Itamar Even-Zohar; Eduardo Luis Araújo de Oliveira Batistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessEven-Zohar, ItamarLuis Araújo de Oliveira Batista, Eduardo2021-05-26T22:26:00Zoai:periodicos.ufes.br:article/32762Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:14.903091Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Florescência textual e recursos sociais: notas sobre a Islândia medieval
title Florescência textual e recursos sociais: notas sobre a Islândia medieval
spellingShingle Florescência textual e recursos sociais: notas sobre a Islândia medieval
Even-Zohar, Itamar
title_short Florescência textual e recursos sociais: notas sobre a Islândia medieval
title_full Florescência textual e recursos sociais: notas sobre a Islândia medieval
title_fullStr Florescência textual e recursos sociais: notas sobre a Islândia medieval
title_full_unstemmed Florescência textual e recursos sociais: notas sobre a Islândia medieval
title_sort Florescência textual e recursos sociais: notas sobre a Islândia medieval
author Even-Zohar, Itamar
author_facet Even-Zohar, Itamar
Luis Araújo de Oliveira Batista, Eduardo
author_role author
author2 Luis Araújo de Oliveira Batista, Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Even-Zohar, Itamar
Luis Araújo de Oliveira Batista, Eduardo
description RESUMO: A reconhecida dupla função dos produtos e atributos culturais, mais especificamente a instrumentalidade e a simbolicidade, que pode ser explícita em alguns casos, com frequência permanece encoberta em outros. Conceber carros ao mesmo tempo como veículos práticos e como sinais de status pode parecer um caso óbvio que dispensa explicações. Em contraste, textos, especialmente aqueles considerados como destituídos de alguma função prática, parecem um caso menos óbvio. A que propósitos práticos ou úteis podem servir os textos não práticos, e em que sentido e em que medida eles podem se tornar bens valiosos? Essas questões têm sido discutidas em diversas tradições acadêmicas de várias maneiras, mas por alguma razão a utilização de textos como um fator principal na criação de recursos e energia social ainda não se tornou um tema de maior prioridade na agenda de nenhuma das disciplinas relacionadas ao assunto. Neste artigo tentarei chamar atenção para a relação entre atividade textual e energia social em conexão principalmente com o surpreendente caso da Islândia medieval. PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa de cultura. Estudos nórdicos medievais. Dinâmica histórica e sócio-cultural da textualidade. Estudo comparativo da busca por recursos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32762
10.47456/contexto.v%vi%i.32762
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32762
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.32762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32762/21642
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Itamar Even-Zohar; Eduardo Luis Araújo de Oliveira Batista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Itamar Even-Zohar; Eduardo Luis Araújo de Oliveira Batista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMOR
Contexto; No. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMOR
Contexto; Núm. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMOR
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.vi38
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051400211922944