Florescência textual e recursos sociais: notas sobre a Islândia medieval
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32762 |
Resumo: | RESUMO: A reconhecida dupla função dos produtos e atributos culturais, mais especificamente a instrumentalidade e a simbolicidade, que pode ser explícita em alguns casos, com frequência permanece encoberta em outros. Conceber carros ao mesmo tempo como veículos práticos e como sinais de status pode parecer um caso óbvio que dispensa explicações. Em contraste, textos, especialmente aqueles considerados como destituídos de alguma função prática, parecem um caso menos óbvio. A que propósitos práticos ou úteis podem servir os textos não práticos, e em que sentido e em que medida eles podem se tornar bens valiosos? Essas questões têm sido discutidas em diversas tradições acadêmicas de várias maneiras, mas por alguma razão a utilização de textos como um fator principal na criação de recursos e energia social ainda não se tornou um tema de maior prioridade na agenda de nenhuma das disciplinas relacionadas ao assunto. Neste artigo tentarei chamar atenção para a relação entre atividade textual e energia social em conexão principalmente com o surpreendente caso da Islândia medieval. PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa de cultura. Estudos nórdicos medievais. Dinâmica histórica e sócio-cultural da textualidade. Estudo comparativo da busca por recursos. |
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Florescência textual e recursos sociais: notas sobre a Islândia medievalRESUMO: A reconhecida dupla função dos produtos e atributos culturais, mais especificamente a instrumentalidade e a simbolicidade, que pode ser explícita em alguns casos, com frequência permanece encoberta em outros. Conceber carros ao mesmo tempo como veículos práticos e como sinais de status pode parecer um caso óbvio que dispensa explicações. Em contraste, textos, especialmente aqueles considerados como destituídos de alguma função prática, parecem um caso menos óbvio. A que propósitos práticos ou úteis podem servir os textos não práticos, e em que sentido e em que medida eles podem se tornar bens valiosos? Essas questões têm sido discutidas em diversas tradições acadêmicas de várias maneiras, mas por alguma razão a utilização de textos como um fator principal na criação de recursos e energia social ainda não se tornou um tema de maior prioridade na agenda de nenhuma das disciplinas relacionadas ao assunto. Neste artigo tentarei chamar atenção para a relação entre atividade textual e energia social em conexão principalmente com o surpreendente caso da Islândia medieval. PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa de cultura. Estudos nórdicos medievais. Dinâmica histórica e sócio-cultural da textualidade. Estudo comparativo da busca por recursos.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/3276210.47456/contexto.v%vi%i.32762Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMORContexto; No. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMORContexto; Núm. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMOR2358-95661519-054410.47456/contexto.vi38reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32762/21642Copyright (c) 2020 Itamar Even-Zohar; Eduardo Luis Araújo de Oliveira Batistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessEven-Zohar, ItamarLuis Araújo de Oliveira Batista, Eduardo2021-05-26T22:26:00Zoai:periodicos.ufes.br:article/32762Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:14.903091Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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