Sobre a inferência de valores morais na leitura de ficção (numa análise de Vidas secas)
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/35849 |
Resumo: | RESUMO: Na interface entre a linguística, a psicologia e a narratologia, esse artigo propõe investigar como valores morais são sugeridos ao leitor pela prosa de ficção, sem serem ostensivamente enunciados na narração. Buscando contribuições na psicologia moral de Jonathan Haidt (2012), na pragmática de Dan Sperber e Deirdre Wilson (2012), e na narratologia de Lubomír Doležel (1998), propomos um modelo descritivo para esse estudo, exemplificado na análise de Vidas Secas, de Graciliano Ramos. O modelo agrega: 1) a pragmática (para discernir processos inferenciais na leitura da ficção); 2) uma narratologia fundamentada na teoria dos mundos possíveis (para descrever modos de moralização implicados na construção do mundo ficcional); 3) a psicologia evolutiva (para identificar o apelo do texto a vieses morais universais); 4) a inscrição do texto em seu contexto de publicação. Tomamos Vidas secas como estudo de caso para identificar como esses elementos substanciam a inferência de conteúdos morais pelo leitor. PALAVRAS-CHAVE: Leitura de ficção. Psicologia moral. Pragmática linguística. Narratologia analítica. Vidas secas. |
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Sobre a inferência de valores morais na leitura de ficção (numa análise de Vidas secas)RESUMO: Na interface entre a linguística, a psicologia e a narratologia, esse artigo propõe investigar como valores morais são sugeridos ao leitor pela prosa de ficção, sem serem ostensivamente enunciados na narração. Buscando contribuições na psicologia moral de Jonathan Haidt (2012), na pragmática de Dan Sperber e Deirdre Wilson (2012), e na narratologia de Lubomír Doležel (1998), propomos um modelo descritivo para esse estudo, exemplificado na análise de Vidas Secas, de Graciliano Ramos. O modelo agrega: 1) a pragmática (para discernir processos inferenciais na leitura da ficção); 2) uma narratologia fundamentada na teoria dos mundos possíveis (para descrever modos de moralização implicados na construção do mundo ficcional); 3) a psicologia evolutiva (para identificar o apelo do texto a vieses morais universais); 4) a inscrição do texto em seu contexto de publicação. Tomamos Vidas secas como estudo de caso para identificar como esses elementos substanciam a inferência de conteúdos morais pelo leitor. PALAVRAS-CHAVE: Leitura de ficção. Psicologia moral. Pragmática linguística. Narratologia analítica. Vidas secas.ABSTRACT: from the consilience between linguistics, psychology and narratology, this article investigates how moral values are suggested by implication to the reader of fictional texts, without being ostensibly stated in the narration. By dialoguing with contributions from Jonathan Haidt’s (2012) moral psychological, Dan Sperber’s and Deirdre Wilson’s (2012) pragmatics, and Lubomír Doležel’s (1998) narratology, we propose a descriptive model for this study, exemplified through the analysis of Graciliano Ramos’s Barren lives. The model aggregates: 1) pragmatics (identifying inferential processes in fiction reading); 2) a narratology based on possible worlds theory (describing modes of moralization involved in the construction of the fictional world); 3) evolutionary psychology (identifying the text’s appeal to universal moral biases); 4) the text’s inscription in its context of publication. We used Barren lives as case study to identify how these elements substantiate the inference of moral contents by the reader. KEYWORDS: Fiction reading. Moral psychology. Linguistic pragmatics. Analytical narratology. Graciliano Ramos’s Barren lives.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2021-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/35849Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 39 (2021): Dossiê COGNIÇÃO INCORPORADA E LITERATURAContexto; No. 39 (2021): Dossiê COGNIÇÃO INCORPORADA E LITERATURAContexto; Núm. 39 (2021): Dossiê COGNIÇÃO INCORPORADA E LITERATURA2358-95661519-0544reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/35849/23511Copyright (c) 2021 Miriany Litka Guimarães, Pedro Dolabela Chagashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLitka Guimarães, MirianyDolabela Chagas, Pedro2021-07-20T20:01:46Zoai:periodicos.ufes.br:article/35849Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:15.255645Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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