Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28102 |
Resumo: | Esta pesquisa intenta ponderar sobre o movimento de adaptação literária para o público infantojuvenil e põe em análise a adaptação da obra Édipo Rei, de Sófocles, efetuada por Cecília Casas (2002). Para tanto, busca questionar a proficiência, no campo do ensino, do abandono do gênero dramático – assim como da estrutura em versos – para a inserção da narrativa em prosa, tendo em conta que o texto teatral consiste em um importante instrumento de formação que contém especificidades de ordem estética. Tal discussão se apoiará em [a] estudos sobre adaptação literária para crianças e jovens (CARVALHO, 2006; MATEUS, 2014), [b] discussões a respeito de teatro e ensino (JAPIASSU, 2008; PAULA, 2015), bem como em [c] notas da crítica sobre a tragédia grega (VERNANT, VIDAL-NAQUET, 2014; ROMILLY, 2008). PALAVRAS-CHAVE: Adaptação. Ensino de Literatura. Gênero Dramático. Édipo Rei. |
id |
UFES-1_e26bcb991a1fd7099df78a45079eabe3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/28102 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literaturaEsta pesquisa intenta ponderar sobre o movimento de adaptação literária para o público infantojuvenil e põe em análise a adaptação da obra Édipo Rei, de Sófocles, efetuada por Cecília Casas (2002). Para tanto, busca questionar a proficiência, no campo do ensino, do abandono do gênero dramático – assim como da estrutura em versos – para a inserção da narrativa em prosa, tendo em conta que o texto teatral consiste em um importante instrumento de formação que contém especificidades de ordem estética. Tal discussão se apoiará em [a] estudos sobre adaptação literária para crianças e jovens (CARVALHO, 2006; MATEUS, 2014), [b] discussões a respeito de teatro e ensino (JAPIASSU, 2008; PAULA, 2015), bem como em [c] notas da crítica sobre a tragédia grega (VERNANT, VIDAL-NAQUET, 2014; ROMILLY, 2008). PALAVRAS-CHAVE: Adaptação. Ensino de Literatura. Gênero Dramático. Édipo Rei.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2019-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/2810210.47456/contexto.v%vi%i.28102Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e UtopiaContexto; No. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e UtopiaContexto; Núm. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e Utopia2358-95661519-054410.47456/contexto.vi35reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28102/19650Patrocínio de Amorim, Roberta dos Passos, Lucas info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-27T16:38:14Zoai:periodicos.ufes.br:article/28102Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:11.260968Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura |
title |
Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura |
spellingShingle |
Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura Patrocínio de Amorim, Roberta |
title_short |
Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura |
title_full |
Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura |
title_fullStr |
Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura |
title_full_unstemmed |
Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura |
title_sort |
Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura |
author |
Patrocínio de Amorim, Roberta |
author_facet |
Patrocínio de Amorim, Roberta dos Passos, Lucas |
author_role |
author |
author2 |
dos Passos, Lucas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrocínio de Amorim, Roberta dos Passos, Lucas |
description |
Esta pesquisa intenta ponderar sobre o movimento de adaptação literária para o público infantojuvenil e põe em análise a adaptação da obra Édipo Rei, de Sófocles, efetuada por Cecília Casas (2002). Para tanto, busca questionar a proficiência, no campo do ensino, do abandono do gênero dramático – assim como da estrutura em versos – para a inserção da narrativa em prosa, tendo em conta que o texto teatral consiste em um importante instrumento de formação que contém especificidades de ordem estética. Tal discussão se apoiará em [a] estudos sobre adaptação literária para crianças e jovens (CARVALHO, 2006; MATEUS, 2014), [b] discussões a respeito de teatro e ensino (JAPIASSU, 2008; PAULA, 2015), bem como em [c] notas da crítica sobre a tragédia grega (VERNANT, VIDAL-NAQUET, 2014; ROMILLY, 2008). PALAVRAS-CHAVE: Adaptação. Ensino de Literatura. Gênero Dramático. Édipo Rei. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28102 10.47456/contexto.v%vi%i.28102 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28102 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.28102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28102/19650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e Utopia Contexto; No. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e Utopia Contexto; Núm. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e Utopia 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.vi35 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051400122793984 |