Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrocínio de Amorim, Roberta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: dos Passos, Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28102
Resumo: Esta pesquisa intenta ponderar sobre o movimento de adaptação literária para o público infantojuvenil e põe em análise a adaptação da obra Édipo Rei, de Sófocles, efetuada por Cecília Casas (2002). Para tanto, busca questionar a proficiência, no campo do ensino, do abandono do gênero dramático – assim como da estrutura em versos – para a inserção da narrativa em prosa, tendo em conta que o texto teatral consiste em um importante instrumento de formação que contém especificidades de ordem estética. Tal discussão se apoiará em [a] estudos sobre adaptação literária para crianças e jovens (CARVALHO, 2006; MATEUS, 2014), [b] discussões a respeito de teatro e ensino (JAPIASSU, 2008; PAULA, 2015), bem como em [c] notas da crítica sobre a tragédia grega (VERNANT, VIDAL-NAQUET, 2014; ROMILLY, 2008).   PALAVRAS-CHAVE: Adaptação. Ensino de Literatura. Gênero Dramático. Édipo Rei.
id UFES-1_e26bcb991a1fd7099df78a45079eabe3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/28102
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literaturaEsta pesquisa intenta ponderar sobre o movimento de adaptação literária para o público infantojuvenil e põe em análise a adaptação da obra Édipo Rei, de Sófocles, efetuada por Cecília Casas (2002). Para tanto, busca questionar a proficiência, no campo do ensino, do abandono do gênero dramático – assim como da estrutura em versos – para a inserção da narrativa em prosa, tendo em conta que o texto teatral consiste em um importante instrumento de formação que contém especificidades de ordem estética. Tal discussão se apoiará em [a] estudos sobre adaptação literária para crianças e jovens (CARVALHO, 2006; MATEUS, 2014), [b] discussões a respeito de teatro e ensino (JAPIASSU, 2008; PAULA, 2015), bem como em [c] notas da crítica sobre a tragédia grega (VERNANT, VIDAL-NAQUET, 2014; ROMILLY, 2008).   PALAVRAS-CHAVE: Adaptação. Ensino de Literatura. Gênero Dramático. Édipo Rei.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2019-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/2810210.47456/contexto.v%vi%i.28102Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e UtopiaContexto; No. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e UtopiaContexto; Núm. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e Utopia2358-95661519-054410.47456/contexto.vi35reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28102/19650Patrocínio de Amorim, Roberta dos Passos, Lucas info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-27T16:38:14Zoai:periodicos.ufes.br:article/28102Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:11.260968Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura
title Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura
spellingShingle Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura
Patrocínio de Amorim, Roberta
title_short Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura
title_full Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura
title_fullStr Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura
title_full_unstemmed Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura
title_sort Apagamento do gênero dramático em obras adaptadas: possíveis perdas para o ensino de literatura
author Patrocínio de Amorim, Roberta
author_facet Patrocínio de Amorim, Roberta
dos Passos, Lucas
author_role author
author2 dos Passos, Lucas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrocínio de Amorim, Roberta
dos Passos, Lucas
description Esta pesquisa intenta ponderar sobre o movimento de adaptação literária para o público infantojuvenil e põe em análise a adaptação da obra Édipo Rei, de Sófocles, efetuada por Cecília Casas (2002). Para tanto, busca questionar a proficiência, no campo do ensino, do abandono do gênero dramático – assim como da estrutura em versos – para a inserção da narrativa em prosa, tendo em conta que o texto teatral consiste em um importante instrumento de formação que contém especificidades de ordem estética. Tal discussão se apoiará em [a] estudos sobre adaptação literária para crianças e jovens (CARVALHO, 2006; MATEUS, 2014), [b] discussões a respeito de teatro e ensino (JAPIASSU, 2008; PAULA, 2015), bem como em [c] notas da crítica sobre a tragédia grega (VERNANT, VIDAL-NAQUET, 2014; ROMILLY, 2008).   PALAVRAS-CHAVE: Adaptação. Ensino de Literatura. Gênero Dramático. Édipo Rei.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28102
10.47456/contexto.v%vi%i.28102
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28102
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.28102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28102/19650
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e Utopia
Contexto; No. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e Utopia
Contexto; Núm. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e Utopia
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.vi35
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051400122793984