La familia del Comendador: um retrato do Brasil do século XIX, por Juana Manso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/30163 |
Resumo: | RESUMO: A argentina Juana Manso é uma das figuras mais emblemáticas do século XIX. Durante seu exílio no Brasil, fundou e dirigiu, em 1852, o primeiro jornal destinado à emancipação das mulheres, trata-se do Jornal das Senhoras. Sua produção literária reflete uma importante literatura de denúncia, seja em defesa da mulher como também em defesa do indígena e do negro, ao se posicionar contra o regime escravocrata, tema do romance La familia del Comendador, obra publicada em 1854, na Argentina, no seu retorno à pátria. O presente artigo analisa as imagens do Brasil representadas no romance e de que forma elas se configuram como mediação cultural entre o Brasil e a Argentina. Como aporte teórico utilizamos Graciela Batticuore, Bernardo Ricupero, Buarque de Holanda, entre outros. Em La família, constatamos que a representação do outro, no caso o Brasil monárquico, configura-se como crítica à política escravocrata e à sociedade patriarcal, assim como à ordem estabelecida na monarquia brasileira. PALAVRAS-CHAVE: Juana Manso. La família del Comendador. Escravidão no Brasil. |
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La familia del Comendador: um retrato do Brasil do século XIX, por Juana MansoRESUMO: A argentina Juana Manso é uma das figuras mais emblemáticas do século XIX. Durante seu exílio no Brasil, fundou e dirigiu, em 1852, o primeiro jornal destinado à emancipação das mulheres, trata-se do Jornal das Senhoras. Sua produção literária reflete uma importante literatura de denúncia, seja em defesa da mulher como também em defesa do indígena e do negro, ao se posicionar contra o regime escravocrata, tema do romance La familia del Comendador, obra publicada em 1854, na Argentina, no seu retorno à pátria. O presente artigo analisa as imagens do Brasil representadas no romance e de que forma elas se configuram como mediação cultural entre o Brasil e a Argentina. Como aporte teórico utilizamos Graciela Batticuore, Bernardo Ricupero, Buarque de Holanda, entre outros. Em La família, constatamos que a representação do outro, no caso o Brasil monárquico, configura-se como crítica à política escravocrata e à sociedade patriarcal, assim como à ordem estabelecida na monarquia brasileira. PALAVRAS-CHAVE: Juana Manso. La família del Comendador. Escravidão no Brasil.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/3016310.47456/contexto.v%vi%i.30163Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 37 (2020): Dossiê LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENAContexto; No. 37 (2020): Dossiê LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENAContexto; Núm. 37 (2020): Dossiê LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA2358-95661519-054410.47456/contexto.vi37reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/30163/138Copyright (c) 2020 Regina Simon da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccess Simon da Silva, Regina2020-10-27T13:12:42Zoai:periodicos.ufes.br:article/30163Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:12.105653Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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