LITERATURA, LEITURA E ENSINO: O ENEM E OS IMPACTOS DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS DOS EXAMES VESTIBULARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luft, Gabriela Fernanda Cé
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fischer, Luís Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10418
Resumo: Recentemente, assiste-se à substituição dos tradicionais vestibulares pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem repercutido nos níveis de ensino anteriores à universidade e ditado mudanças curriculares sobretudo para o ensino médio. Diferentemente de vestibulares tradicionais, que determinam autores e obras a serem lidos para as provas de literatura, o Enem trabalha com uma perspectiva generalista, sem indicação alguma de leitura. A fim de verificar os impactos das leituras obrigatórias sobre a formação de leitores, apresentam-se os resultados de uma pesquisa de campo realizada com turmas de terceiro ano de ensino médio. Nas escolas em que os alunos manifestaram maior apreço por autores clássicos, geralmente a introdução das obras se deu em virtude do vestibular, corresponsável pela formação do gosto literário. Como o ensino médio costuma se moldar às demandas dos processos seletivos de ingresso às universidades, com o Enem a formação de leitores literários tende a se fragilizar.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Enem. Vestibular. Leituras obrigatórias. Formação de leitores.
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