LITERATURA, LEITURA E ENSINO: O ENEM E OS IMPACTOS DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS DOS EXAMES VESTIBULARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10418 |
Resumo: | Recentemente, assiste-se à substituição dos tradicionais vestibulares pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem repercutido nos níveis de ensino anteriores à universidade e ditado mudanças curriculares sobretudo para o ensino médio. Diferentemente de vestibulares tradicionais, que determinam autores e obras a serem lidos para as provas de literatura, o Enem trabalha com uma perspectiva generalista, sem indicação alguma de leitura. A fim de verificar os impactos das leituras obrigatórias sobre a formação de leitores, apresentam-se os resultados de uma pesquisa de campo realizada com turmas de terceiro ano de ensino médio. Nas escolas em que os alunos manifestaram maior apreço por autores clássicos, geralmente a introdução das obras se deu em virtude do vestibular, corresponsável pela formação do gosto literário. Como o ensino médio costuma se moldar às demandas dos processos seletivos de ingresso às universidades, com o Enem a formação de leitores literários tende a se fragilizar.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Enem. Vestibular. Leituras obrigatórias. Formação de leitores. |
id |
UFES-1_fcaab1a319ebed2f7a4f97a8a8c630ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/10418 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERATURA, LEITURA E ENSINO: O ENEM E OS IMPACTOS DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS DOS EXAMES VESTIBULARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORESRecentemente, assiste-se à substituição dos tradicionais vestibulares pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem repercutido nos níveis de ensino anteriores à universidade e ditado mudanças curriculares sobretudo para o ensino médio. Diferentemente de vestibulares tradicionais, que determinam autores e obras a serem lidos para as provas de literatura, o Enem trabalha com uma perspectiva generalista, sem indicação alguma de leitura. A fim de verificar os impactos das leituras obrigatórias sobre a formação de leitores, apresentam-se os resultados de uma pesquisa de campo realizada com turmas de terceiro ano de ensino médio. Nas escolas em que os alunos manifestaram maior apreço por autores clássicos, geralmente a introdução das obras se deu em virtude do vestibular, corresponsável pela formação do gosto literário. Como o ensino médio costuma se moldar às demandas dos processos seletivos de ingresso às universidades, com o Enem a formação de leitores literários tende a se fragilizar.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Enem. Vestibular. Leituras obrigatórias. Formação de leitores.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1041810.47456/contexto.v%vi%i.10418Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10418/7350Luft, Gabriela Fernanda CéFischer, Luís Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10418Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:03.848860Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA, LEITURA E ENSINO: O ENEM E OS IMPACTOS DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS DOS EXAMES VESTIBULARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES |
title |
LITERATURA, LEITURA E ENSINO: O ENEM E OS IMPACTOS DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS DOS EXAMES VESTIBULARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES |
spellingShingle |
LITERATURA, LEITURA E ENSINO: O ENEM E OS IMPACTOS DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS DOS EXAMES VESTIBULARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES Luft, Gabriela Fernanda Cé |
title_short |
LITERATURA, LEITURA E ENSINO: O ENEM E OS IMPACTOS DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS DOS EXAMES VESTIBULARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES |
title_full |
LITERATURA, LEITURA E ENSINO: O ENEM E OS IMPACTOS DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS DOS EXAMES VESTIBULARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES |
title_fullStr |
LITERATURA, LEITURA E ENSINO: O ENEM E OS IMPACTOS DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS DOS EXAMES VESTIBULARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES |
title_full_unstemmed |
LITERATURA, LEITURA E ENSINO: O ENEM E OS IMPACTOS DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS DOS EXAMES VESTIBULARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES |
title_sort |
LITERATURA, LEITURA E ENSINO: O ENEM E OS IMPACTOS DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS DOS EXAMES VESTIBULARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES |
author |
Luft, Gabriela Fernanda Cé |
author_facet |
Luft, Gabriela Fernanda Cé Fischer, Luís Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Fischer, Luís Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luft, Gabriela Fernanda Cé Fischer, Luís Augusto |
description |
Recentemente, assiste-se à substituição dos tradicionais vestibulares pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem repercutido nos níveis de ensino anteriores à universidade e ditado mudanças curriculares sobretudo para o ensino médio. Diferentemente de vestibulares tradicionais, que determinam autores e obras a serem lidos para as provas de literatura, o Enem trabalha com uma perspectiva generalista, sem indicação alguma de leitura. A fim de verificar os impactos das leituras obrigatórias sobre a formação de leitores, apresentam-se os resultados de uma pesquisa de campo realizada com turmas de terceiro ano de ensino médio. Nas escolas em que os alunos manifestaram maior apreço por autores clássicos, geralmente a introdução das obras se deu em virtude do vestibular, corresponsável pela formação do gosto literário. Como o ensino médio costuma se moldar às demandas dos processos seletivos de ingresso às universidades, com o Enem a formação de leitores literários tende a se fragilizar.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Enem. Vestibular. Leituras obrigatórias. Formação de leitores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10418 10.47456/contexto.v%vi%i.10418 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10418 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.10418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10418/7350 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.v0i27 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051399262961664 |