Proposição de uma Taxonomia de Produção Científica Docente: aplicação da metodologia em uma Instituição Federal de Ensino Superior
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Data de Publicação: | 2013 |
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Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/4102 |
Resumo: | DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2012.1.1.4102.187-209A pressão por pesquisa e publicação nas instituições de ensino superior brasileiras e mundiais tem crescido muito nos últimos anos. Esse fato parece estar se estendendo das chamadas universidades de pesquisa para universidades com tradição de formação profissional específica. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o desempenho em pesquisa dos docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior dedicada à formação de jovens para a carreira militar. Para isso, a técnica de estatística multivariada de análise de agrupamentos foi usada para criar uma taxonomia de classificação dos docentes conforme um conjunto de indicadores destinados a avaliar diversas dimensões da produção científica. A principal fonte de dados foram os currículos cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq. Os resultados permitiram a classificação dos docentes em três distintos grupos: “docentes orientados a ensino”, “docentes em transição” e “docentes orientados a ensino e pesquisa”. |
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Proposição de uma Taxonomia de Produção Científica Docente: aplicação da metodologia em uma Instituição Federal de Ensino SuperiorProposing a Scientific Taxonomy Production Lecturer: application of the methodology in a federal institution of higher educationDOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2012.1.1.4102.187-209A pressão por pesquisa e publicação nas instituições de ensino superior brasileiras e mundiais tem crescido muito nos últimos anos. Esse fato parece estar se estendendo das chamadas universidades de pesquisa para universidades com tradição de formação profissional específica. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o desempenho em pesquisa dos docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior dedicada à formação de jovens para a carreira militar. Para isso, a técnica de estatística multivariada de análise de agrupamentos foi usada para criar uma taxonomia de classificação dos docentes conforme um conjunto de indicadores destinados a avaliar diversas dimensões da produção científica. A principal fonte de dados foram os currículos cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq. Os resultados permitiram a classificação dos docentes em três distintos grupos: “docentes orientados a ensino”, “docentes em transição” e “docentes orientados a ensino e pesquisa”.DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2012.1.1.4102.187-209In Brazil and the around the world, the pressure for research and papers in higher education institutions has grown tremendously in the last years. This usually to be an issue in the called research universities, but now it is spreading to other educational institutions including those which purpose to graduate professionals for military career. In this context, this paper aims to present a study on the performance of professors of a Federal Higher Education Institution dedicated to training young people for military career in Brazil. To do so, we conducted a multivariate statistical cluster analysis to create taxonomy to classify and assess the professors according to a set of indicators of scientific publications and activities. The main source of data was the “Lattes Platform” that comprises curricula vitae of most of Brazilian researchers. The results allowed us to classify the professors into three distinct groups: "teacher-oriented professors", "professors in transition" and "research-oriented professors".Universidade Federal do Espírito Santo2013-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/4102Revista Gestão & Conexões; v. 1 n. 1 (2012): Políticas Públicas, Gestão e Planejamento; 187-209Management and Connections Journal; Vol. 1 No. 1 (2012): Public Policies, Management and Planning; 187-2092317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/4102/3818Copyright (c) 2014 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, Edmundo InácioHirata, NewtonLemes, Luciene RoseGavira, Muriel de Oliveira2019-04-15T14:11:10Zoai:periodicos.ufes.br:article/4102Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2019-04-15T14:11:10Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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