Intersecções, Diálogos e Distanciamentos entre e Teoria da Atividade e a Psicologia Social Comunitária Latino-Americana: Contribuições à Aprendizagem Organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Paniza, Maurício Donavan
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cassandre, Marcio Pascoal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Conexões
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/13228
Resumo: A aprendizagem organizacional é um campo de pesquisa marcado por uma diversidade de possibilidades teóricas e epistemológicas. Entre elas, estão as abordagens teóricas que subsidiam a realização de pesquisas intervencionistas. O argumento central que norteia a pesquisa intervencionista é que não é suficiente que o pesquisador compreenda o mundo, é preciso agir para transformá-lo. A partir disso, este ensaio reflete sobre as possibilidades de contribuição à pesquisa em aprendizagem organizacional a partir da adoção das abordagens da Teoria da Atividade Histórico-Cultural e da Psicologia Social Comunitária Latino-americana, que podem subsidiar pesquisas intervencionistas em Estudos Organizacionais. Nessas abordagens, a aprendizagem organizacional é compreendida como o processo transformativo ocorrido pelos sujeitos da atividade, pelo pesquisador articulador do aprendizado e pela comunidade das organizações pesquisadas; portanto, todos são coautores do conhecimento produzido.
id UFES-2_61edea18dd1e0a50f900c3e55f6db7ae
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/13228
network_acronym_str UFES-2
network_name_str Gestão & Conexões
repository_id_str
spelling Intersecções, Diálogos e Distanciamentos entre e Teoria da Atividade e a Psicologia Social Comunitária Latino-Americana: Contribuições à Aprendizagem OrganizacionalA aprendizagem organizacional é um campo de pesquisa marcado por uma diversidade de possibilidades teóricas e epistemológicas. Entre elas, estão as abordagens teóricas que subsidiam a realização de pesquisas intervencionistas. O argumento central que norteia a pesquisa intervencionista é que não é suficiente que o pesquisador compreenda o mundo, é preciso agir para transformá-lo. A partir disso, este ensaio reflete sobre as possibilidades de contribuição à pesquisa em aprendizagem organizacional a partir da adoção das abordagens da Teoria da Atividade Histórico-Cultural e da Psicologia Social Comunitária Latino-americana, que podem subsidiar pesquisas intervencionistas em Estudos Organizacionais. Nessas abordagens, a aprendizagem organizacional é compreendida como o processo transformativo ocorrido pelos sujeitos da atividade, pelo pesquisador articulador do aprendizado e pela comunidade das organizações pesquisadas; portanto, todos são coautores do conhecimento produzido.Universidade Federal do Espírito Santo2018-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-ziphttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/1322810.13071/regec.2317-5087.2014.6.1.13228.108-130.Revista Gestão & Conexões; v. 6 n. 1 (2017); 108-130Management and Connections Journal; Vol. 6 No. 1 (2017); 108-1302317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/13228/13635https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/13228/19319Copyright (c) 2018 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Paniza, Maurício DonavanCassandre, Marcio Pascoal2019-11-18T17:10:57Zoai:periodicos.ufes.br:article/13228Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2019-11-18T17:10:57Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Intersecções, Diálogos e Distanciamentos entre e Teoria da Atividade e a Psicologia Social Comunitária Latino-Americana: Contribuições à Aprendizagem Organizacional
title Intersecções, Diálogos e Distanciamentos entre e Teoria da Atividade e a Psicologia Social Comunitária Latino-Americana: Contribuições à Aprendizagem Organizacional
spellingShingle Intersecções, Diálogos e Distanciamentos entre e Teoria da Atividade e a Psicologia Social Comunitária Latino-Americana: Contribuições à Aprendizagem Organizacional
Rodrigues Paniza, Maurício Donavan
title_short Intersecções, Diálogos e Distanciamentos entre e Teoria da Atividade e a Psicologia Social Comunitária Latino-Americana: Contribuições à Aprendizagem Organizacional
title_full Intersecções, Diálogos e Distanciamentos entre e Teoria da Atividade e a Psicologia Social Comunitária Latino-Americana: Contribuições à Aprendizagem Organizacional
title_fullStr Intersecções, Diálogos e Distanciamentos entre e Teoria da Atividade e a Psicologia Social Comunitária Latino-Americana: Contribuições à Aprendizagem Organizacional
title_full_unstemmed Intersecções, Diálogos e Distanciamentos entre e Teoria da Atividade e a Psicologia Social Comunitária Latino-Americana: Contribuições à Aprendizagem Organizacional
title_sort Intersecções, Diálogos e Distanciamentos entre e Teoria da Atividade e a Psicologia Social Comunitária Latino-Americana: Contribuições à Aprendizagem Organizacional
author Rodrigues Paniza, Maurício Donavan
author_facet Rodrigues Paniza, Maurício Donavan
Cassandre, Marcio Pascoal
author_role author
author2 Cassandre, Marcio Pascoal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Paniza, Maurício Donavan
Cassandre, Marcio Pascoal
description A aprendizagem organizacional é um campo de pesquisa marcado por uma diversidade de possibilidades teóricas e epistemológicas. Entre elas, estão as abordagens teóricas que subsidiam a realização de pesquisas intervencionistas. O argumento central que norteia a pesquisa intervencionista é que não é suficiente que o pesquisador compreenda o mundo, é preciso agir para transformá-lo. A partir disso, este ensaio reflete sobre as possibilidades de contribuição à pesquisa em aprendizagem organizacional a partir da adoção das abordagens da Teoria da Atividade Histórico-Cultural e da Psicologia Social Comunitária Latino-americana, que podem subsidiar pesquisas intervencionistas em Estudos Organizacionais. Nessas abordagens, a aprendizagem organizacional é compreendida como o processo transformativo ocorrido pelos sujeitos da atividade, pelo pesquisador articulador do aprendizado e pela comunidade das organizações pesquisadas; portanto, todos são coautores do conhecimento produzido.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/13228
10.13071/regec.2317-5087.2014.6.1.13228.108-130.
url https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/13228
identifier_str_mv 10.13071/regec.2317-5087.2014.6.1.13228.108-130.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/13228/13635
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/13228/19319
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Gestão & Conexões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Gestão & Conexões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão & Conexões; v. 6 n. 1 (2017); 108-130
Management and Connections Journal; Vol. 6 No. 1 (2017); 108-130
2317-5087
reponame:Gestão & Conexões
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Gestão & Conexões
collection Gestão & Conexões
repository.name.fl_str_mv Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com
_version_ 1789798713179242496