Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balen, Daiane
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins, Vinicius Abilio, Bertolini, Geysler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Conexões
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/38151
Resumo: Este artigo tem como objetivos elaborar um modelo de apoio a decisão para inclusão de novos produtos na linha de produtos de um moinho, por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista e identificar o valor percebido pelos consumidores relativo a produtos ecológicos, com foco em orgânicos. Para construção do modelo de apoio a decisão foi utilizado a primeira etapa da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista – MCDA-C e para identificar o valor percebido pelos consumidores foi utilizada a primeira etapa do Modelo Bertolini, Rojo e Lezana (2012), onde foi aplicada uma pesquisa com 387 pessoas. Foi possível evidenciar que os produtos orgânicos ficaram em sétima posição dentre as ações ecológicas elencadas e o perfil de consumidor que valoriza produtos orgânicos é composto em seu maior percentual por consumidores do sexo feminino, escolaridade de nível superior, renda elevada e faixa etária de 35 a 49 anos.
id UFES-2_87a0e8bba925a0ac00276422b47de80c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/38151
network_acronym_str UFES-2
network_name_str Gestão & Conexões
repository_id_str
spelling Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretosprodutos ecológicosprodutos orgânicosapoio a decisãoMCDA-Ctomada de decisãosustentabilidadeEste artigo tem como objetivos elaborar um modelo de apoio a decisão para inclusão de novos produtos na linha de produtos de um moinho, por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista e identificar o valor percebido pelos consumidores relativo a produtos ecológicos, com foco em orgânicos. Para construção do modelo de apoio a decisão foi utilizado a primeira etapa da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista – MCDA-C e para identificar o valor percebido pelos consumidores foi utilizada a primeira etapa do Modelo Bertolini, Rojo e Lezana (2012), onde foi aplicada uma pesquisa com 387 pessoas. Foi possível evidenciar que os produtos orgânicos ficaram em sétima posição dentre as ações ecológicas elencadas e o perfil de consumidor que valoriza produtos orgânicos é composto em seu maior percentual por consumidores do sexo feminino, escolaridade de nível superior, renda elevada e faixa etária de 35 a 49 anos.Universidade Federal do Espírito Santo2022-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/3815110.47456/regec.2317-5087.2022.11.3.38151.108-129Revista Gestão & Conexões; v. 11 n. 3 (2022); 108-129Management and Connections Journal; Vol. 11 No. 3 (2022); 108-1292317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/38151/25680Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBalen, Daiane Martins, Vinicius Abilio Bertolini, Geysler2022-09-26T18:54:01Zoai:periodicos.ufes.br:article/38151Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2022-09-26T18:54:01Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos
title Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos
spellingShingle Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos
Balen, Daiane
produtos ecológicos
produtos orgânicos
apoio a decisão
MCDA-C
tomada de decisão
sustentabilidade
title_short Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos
title_full Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos
title_fullStr Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos
title_full_unstemmed Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos
title_sort Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos
author Balen, Daiane
author_facet Balen, Daiane
Martins, Vinicius Abilio
Bertolini, Geysler
author_role author
author2 Martins, Vinicius Abilio
Bertolini, Geysler
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balen, Daiane
Martins, Vinicius Abilio
Bertolini, Geysler
dc.subject.por.fl_str_mv produtos ecológicos
produtos orgânicos
apoio a decisão
MCDA-C
tomada de decisão
sustentabilidade
topic produtos ecológicos
produtos orgânicos
apoio a decisão
MCDA-C
tomada de decisão
sustentabilidade
description Este artigo tem como objetivos elaborar um modelo de apoio a decisão para inclusão de novos produtos na linha de produtos de um moinho, por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista e identificar o valor percebido pelos consumidores relativo a produtos ecológicos, com foco em orgânicos. Para construção do modelo de apoio a decisão foi utilizado a primeira etapa da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista – MCDA-C e para identificar o valor percebido pelos consumidores foi utilizada a primeira etapa do Modelo Bertolini, Rojo e Lezana (2012), onde foi aplicada uma pesquisa com 387 pessoas. Foi possível evidenciar que os produtos orgânicos ficaram em sétima posição dentre as ações ecológicas elencadas e o perfil de consumidor que valoriza produtos orgânicos é composto em seu maior percentual por consumidores do sexo feminino, escolaridade de nível superior, renda elevada e faixa etária de 35 a 49 anos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/38151
10.47456/regec.2317-5087.2022.11.3.38151.108-129
url https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/38151
identifier_str_mv 10.47456/regec.2317-5087.2022.11.3.38151.108-129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/38151/25680
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão & Conexões; v. 11 n. 3 (2022); 108-129
Management and Connections Journal; Vol. 11 No. 3 (2022); 108-129
2317-5087
reponame:Gestão & Conexões
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Gestão & Conexões
collection Gestão & Conexões
repository.name.fl_str_mv Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com
_version_ 1799319719030816768