Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Conexões |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/38151 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivos elaborar um modelo de apoio a decisão para inclusão de novos produtos na linha de produtos de um moinho, por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista e identificar o valor percebido pelos consumidores relativo a produtos ecológicos, com foco em orgânicos. Para construção do modelo de apoio a decisão foi utilizado a primeira etapa da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista – MCDA-C e para identificar o valor percebido pelos consumidores foi utilizada a primeira etapa do Modelo Bertolini, Rojo e Lezana (2012), onde foi aplicada uma pesquisa com 387 pessoas. Foi possível evidenciar que os produtos orgânicos ficaram em sétima posição dentre as ações ecológicas elencadas e o perfil de consumidor que valoriza produtos orgânicos é composto em seu maior percentual por consumidores do sexo feminino, escolaridade de nível superior, renda elevada e faixa etária de 35 a 49 anos. |
id |
UFES-2_87a0e8bba925a0ac00276422b47de80c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/38151 |
network_acronym_str |
UFES-2 |
network_name_str |
Gestão & Conexões |
repository_id_str |
|
spelling |
Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretosprodutos ecológicosprodutos orgânicosapoio a decisãoMCDA-Ctomada de decisãosustentabilidadeEste artigo tem como objetivos elaborar um modelo de apoio a decisão para inclusão de novos produtos na linha de produtos de um moinho, por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista e identificar o valor percebido pelos consumidores relativo a produtos ecológicos, com foco em orgânicos. Para construção do modelo de apoio a decisão foi utilizado a primeira etapa da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista – MCDA-C e para identificar o valor percebido pelos consumidores foi utilizada a primeira etapa do Modelo Bertolini, Rojo e Lezana (2012), onde foi aplicada uma pesquisa com 387 pessoas. Foi possível evidenciar que os produtos orgânicos ficaram em sétima posição dentre as ações ecológicas elencadas e o perfil de consumidor que valoriza produtos orgânicos é composto em seu maior percentual por consumidores do sexo feminino, escolaridade de nível superior, renda elevada e faixa etária de 35 a 49 anos.Universidade Federal do Espírito Santo2022-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/3815110.47456/regec.2317-5087.2022.11.3.38151.108-129Revista Gestão & Conexões; v. 11 n. 3 (2022); 108-129Management and Connections Journal; Vol. 11 No. 3 (2022); 108-1292317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/38151/25680Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBalen, Daiane Martins, Vinicius Abilio Bertolini, Geysler2022-09-26T18:54:01Zoai:periodicos.ufes.br:article/38151Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2022-09-26T18:54:01Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos |
title |
Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos |
spellingShingle |
Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos Balen, Daiane produtos ecológicos produtos orgânicos apoio a decisão MCDA-C tomada de decisão sustentabilidade |
title_short |
Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos |
title_full |
Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos |
title_fullStr |
Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos |
title_full_unstemmed |
Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos |
title_sort |
Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos |
author |
Balen, Daiane |
author_facet |
Balen, Daiane Martins, Vinicius Abilio Bertolini, Geysler |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Vinicius Abilio Bertolini, Geysler |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balen, Daiane Martins, Vinicius Abilio Bertolini, Geysler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
produtos ecológicos produtos orgânicos apoio a decisão MCDA-C tomada de decisão sustentabilidade |
topic |
produtos ecológicos produtos orgânicos apoio a decisão MCDA-C tomada de decisão sustentabilidade |
description |
Este artigo tem como objetivos elaborar um modelo de apoio a decisão para inclusão de novos produtos na linha de produtos de um moinho, por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista e identificar o valor percebido pelos consumidores relativo a produtos ecológicos, com foco em orgânicos. Para construção do modelo de apoio a decisão foi utilizado a primeira etapa da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista – MCDA-C e para identificar o valor percebido pelos consumidores foi utilizada a primeira etapa do Modelo Bertolini, Rojo e Lezana (2012), onde foi aplicada uma pesquisa com 387 pessoas. Foi possível evidenciar que os produtos orgânicos ficaram em sétima posição dentre as ações ecológicas elencadas e o perfil de consumidor que valoriza produtos orgânicos é composto em seu maior percentual por consumidores do sexo feminino, escolaridade de nível superior, renda elevada e faixa etária de 35 a 49 anos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/38151 10.47456/regec.2317-5087.2022.11.3.38151.108-129 |
url |
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/38151 |
identifier_str_mv |
10.47456/regec.2317-5087.2022.11.3.38151.108-129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/38151/25680 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexões info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexões |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão & Conexões; v. 11 n. 3 (2022); 108-129 Management and Connections Journal; Vol. 11 No. 3 (2022); 108-129 2317-5087 reponame:Gestão & Conexões instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Gestão & Conexões |
collection |
Gestão & Conexões |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com |
_version_ |
1799319719030816768 |