Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donadon, Frederico Andreis Beneli
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, David Ferreira Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Conexões
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/34531
Resumo: Estudos contemporâneos têm evidenciado a importância da capacidade de inovar no desempenho mercadológico das organizações, com vistas à competitividade e longevidade. Denota-se, entretanto, uma lacuna teórico-empírica de estudos, notadamente nas pequenas e médias empresas, quanto à forma como estas convergem suas estratégias de inovação ao modelo de gestão praticado. Este estudo se posiciona nesse gap teórico e objetiva analisar a estratégia e a capacidade/estrutura para inovar de uma pequena empresa produtora de cachaça artesanal. Metodologicamente conduziu-se um estudo de caso por abordagem qualitativa, com o uso da análise de conteúdo, suportada pela análise de similitude e frequência de palavras. Os resultados viabilizados pelo BMC-Canvas e validados pela análise de similitude indicaram que o alinhamento entre o modelo de negócio e a inovação insere-se de forma estratégica e estruturada na empresa, com reflexos na capacidade de atender novas demandas de consumo e regulação, voltadas ao lançamento de novos produtos de maior valor agregado
id UFES-2_98d1b8081adb1db322b8afc971cdc95f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/34531
network_acronym_str UFES-2
network_name_str Gestão & Conexões
repository_id_str
spelling Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça ArtesanalEmpreendedorismoCapacidade InovativaEstratégiasPequenos NegóciosGestão da InovaçãoAgroingústriaArtesanalEstudos contemporâneos têm evidenciado a importância da capacidade de inovar no desempenho mercadológico das organizações, com vistas à competitividade e longevidade. Denota-se, entretanto, uma lacuna teórico-empírica de estudos, notadamente nas pequenas e médias empresas, quanto à forma como estas convergem suas estratégias de inovação ao modelo de gestão praticado. Este estudo se posiciona nesse gap teórico e objetiva analisar a estratégia e a capacidade/estrutura para inovar de uma pequena empresa produtora de cachaça artesanal. Metodologicamente conduziu-se um estudo de caso por abordagem qualitativa, com o uso da análise de conteúdo, suportada pela análise de similitude e frequência de palavras. Os resultados viabilizados pelo BMC-Canvas e validados pela análise de similitude indicaram que o alinhamento entre o modelo de negócio e a inovação insere-se de forma estratégica e estruturada na empresa, com reflexos na capacidade de atender novas demandas de consumo e regulação, voltadas ao lançamento de novos produtos de maior valor agregadoUniversidade Federal do Espírito Santo2021-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/3453110.47456/regec.2317-5087.2021.10.2.34531.8-27Revista Gestão & Conexões; v. 10 n. 2 (2021); 8-27Management and Connections Journal; Vol. 10 No. 2 (2021); 8-272317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/34531/23752Copyright (c) 2021 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDonadon, Frederico Andreis Beneli Santos, David Ferreira Lopes2022-05-18T23:54:51Zoai:periodicos.ufes.br:article/34531Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2022-05-18T23:54:51Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal
title Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal
spellingShingle Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal
Donadon, Frederico Andreis Beneli
Empreendedorismo
Capacidade Inovativa
Estratégias
Pequenos Negócios
Gestão da Inovação
Agroingústria
Artesanal
title_short Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal
title_full Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal
title_fullStr Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal
title_full_unstemmed Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal
title_sort Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal
author Donadon, Frederico Andreis Beneli
author_facet Donadon, Frederico Andreis Beneli
Santos, David Ferreira Lopes
author_role author
author2 Santos, David Ferreira Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Donadon, Frederico Andreis Beneli
Santos, David Ferreira Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Capacidade Inovativa
Estratégias
Pequenos Negócios
Gestão da Inovação
Agroingústria
Artesanal
topic Empreendedorismo
Capacidade Inovativa
Estratégias
Pequenos Negócios
Gestão da Inovação
Agroingústria
Artesanal
description Estudos contemporâneos têm evidenciado a importância da capacidade de inovar no desempenho mercadológico das organizações, com vistas à competitividade e longevidade. Denota-se, entretanto, uma lacuna teórico-empírica de estudos, notadamente nas pequenas e médias empresas, quanto à forma como estas convergem suas estratégias de inovação ao modelo de gestão praticado. Este estudo se posiciona nesse gap teórico e objetiva analisar a estratégia e a capacidade/estrutura para inovar de uma pequena empresa produtora de cachaça artesanal. Metodologicamente conduziu-se um estudo de caso por abordagem qualitativa, com o uso da análise de conteúdo, suportada pela análise de similitude e frequência de palavras. Os resultados viabilizados pelo BMC-Canvas e validados pela análise de similitude indicaram que o alinhamento entre o modelo de negócio e a inovação insere-se de forma estratégica e estruturada na empresa, com reflexos na capacidade de atender novas demandas de consumo e regulação, voltadas ao lançamento de novos produtos de maior valor agregado
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/34531
10.47456/regec.2317-5087.2021.10.2.34531.8-27
url https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/34531
identifier_str_mv 10.47456/regec.2317-5087.2021.10.2.34531.8-27
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/34531/23752
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gestão & Conexões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gestão & Conexões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão & Conexões; v. 10 n. 2 (2021); 8-27
Management and Connections Journal; Vol. 10 No. 2 (2021); 8-27
2317-5087
reponame:Gestão & Conexões
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Gestão & Conexões
collection Gestão & Conexões
repository.name.fl_str_mv Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com
_version_ 1799319718978387968