Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Conexões |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/34531 |
Resumo: | Estudos contemporâneos têm evidenciado a importância da capacidade de inovar no desempenho mercadológico das organizações, com vistas à competitividade e longevidade. Denota-se, entretanto, uma lacuna teórico-empírica de estudos, notadamente nas pequenas e médias empresas, quanto à forma como estas convergem suas estratégias de inovação ao modelo de gestão praticado. Este estudo se posiciona nesse gap teórico e objetiva analisar a estratégia e a capacidade/estrutura para inovar de uma pequena empresa produtora de cachaça artesanal. Metodologicamente conduziu-se um estudo de caso por abordagem qualitativa, com o uso da análise de conteúdo, suportada pela análise de similitude e frequência de palavras. Os resultados viabilizados pelo BMC-Canvas e validados pela análise de similitude indicaram que o alinhamento entre o modelo de negócio e a inovação insere-se de forma estratégica e estruturada na empresa, com reflexos na capacidade de atender novas demandas de consumo e regulação, voltadas ao lançamento de novos produtos de maior valor agregado |
id |
UFES-2_98d1b8081adb1db322b8afc971cdc95f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/34531 |
network_acronym_str |
UFES-2 |
network_name_str |
Gestão & Conexões |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça ArtesanalEmpreendedorismoCapacidade InovativaEstratégiasPequenos NegóciosGestão da InovaçãoAgroingústriaArtesanalEstudos contemporâneos têm evidenciado a importância da capacidade de inovar no desempenho mercadológico das organizações, com vistas à competitividade e longevidade. Denota-se, entretanto, uma lacuna teórico-empírica de estudos, notadamente nas pequenas e médias empresas, quanto à forma como estas convergem suas estratégias de inovação ao modelo de gestão praticado. Este estudo se posiciona nesse gap teórico e objetiva analisar a estratégia e a capacidade/estrutura para inovar de uma pequena empresa produtora de cachaça artesanal. Metodologicamente conduziu-se um estudo de caso por abordagem qualitativa, com o uso da análise de conteúdo, suportada pela análise de similitude e frequência de palavras. Os resultados viabilizados pelo BMC-Canvas e validados pela análise de similitude indicaram que o alinhamento entre o modelo de negócio e a inovação insere-se de forma estratégica e estruturada na empresa, com reflexos na capacidade de atender novas demandas de consumo e regulação, voltadas ao lançamento de novos produtos de maior valor agregadoUniversidade Federal do Espírito Santo2021-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/3453110.47456/regec.2317-5087.2021.10.2.34531.8-27Revista Gestão & Conexões; v. 10 n. 2 (2021); 8-27Management and Connections Journal; Vol. 10 No. 2 (2021); 8-272317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/34531/23752Copyright (c) 2021 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDonadon, Frederico Andreis Beneli Santos, David Ferreira Lopes2022-05-18T23:54:51Zoai:periodicos.ufes.br:article/34531Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2022-05-18T23:54:51Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal |
title |
Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal |
spellingShingle |
Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal Donadon, Frederico Andreis Beneli Empreendedorismo Capacidade Inovativa Estratégias Pequenos Negócios Gestão da Inovação Agroingústria Artesanal |
title_short |
Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal |
title_full |
Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal |
title_fullStr |
Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal |
title_full_unstemmed |
Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal |
title_sort |
Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal |
author |
Donadon, Frederico Andreis Beneli |
author_facet |
Donadon, Frederico Andreis Beneli Santos, David Ferreira Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Santos, David Ferreira Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Donadon, Frederico Andreis Beneli Santos, David Ferreira Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Capacidade Inovativa Estratégias Pequenos Negócios Gestão da Inovação Agroingústria Artesanal |
topic |
Empreendedorismo Capacidade Inovativa Estratégias Pequenos Negócios Gestão da Inovação Agroingústria Artesanal |
description |
Estudos contemporâneos têm evidenciado a importância da capacidade de inovar no desempenho mercadológico das organizações, com vistas à competitividade e longevidade. Denota-se, entretanto, uma lacuna teórico-empírica de estudos, notadamente nas pequenas e médias empresas, quanto à forma como estas convergem suas estratégias de inovação ao modelo de gestão praticado. Este estudo se posiciona nesse gap teórico e objetiva analisar a estratégia e a capacidade/estrutura para inovar de uma pequena empresa produtora de cachaça artesanal. Metodologicamente conduziu-se um estudo de caso por abordagem qualitativa, com o uso da análise de conteúdo, suportada pela análise de similitude e frequência de palavras. Os resultados viabilizados pelo BMC-Canvas e validados pela análise de similitude indicaram que o alinhamento entre o modelo de negócio e a inovação insere-se de forma estratégica e estruturada na empresa, com reflexos na capacidade de atender novas demandas de consumo e regulação, voltadas ao lançamento de novos produtos de maior valor agregado |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/34531 10.47456/regec.2317-5087.2021.10.2.34531.8-27 |
url |
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/34531 |
identifier_str_mv |
10.47456/regec.2317-5087.2021.10.2.34531.8-27 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/34531/23752 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gestão & Conexões info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gestão & Conexões |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão & Conexões; v. 10 n. 2 (2021); 8-27 Management and Connections Journal; Vol. 10 No. 2 (2021); 8-27 2317-5087 reponame:Gestão & Conexões instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Gestão & Conexões |
collection |
Gestão & Conexões |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com |
_version_ |
1799319718978387968 |