FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA EM DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Narciso, Eliza Rezende Pinto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lourenço, Cléria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Conexões
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/20335
Resumo: A formação pedagógica para a docência no ensino superior é frequentemente tratada como papel dos programas de pós-graduação stricto sensoe também como fator constantemente negligenciado por esses cursos em detrimento da atividade de pesquisa. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo compreender como se dá o processo de formação para a docência no ensino superior nos programas de pós-graduação em administração. Por meio da pesquisa qualitativa, foram realizados grupos focais em duas universidades federais que possuem em seu escopo Programas de Pós-graduação em administração que oferecem, simultaneamente, cursos de Mestrado e Doutorado em administração, consolidados e reconhecidos pela CAPES. Participaram da pesquisa 27 pós-graduandos. A técnica de análise dos dados foi a análise de conteúdo. Como parte dos resultados, pode-se concluir que, os programas de pós-graduação em administração estudados são ambientes precários no que diz respeito à formação para a docência e que os processos de formação não contemplam a formação pedagógica, tornando a experiência com a docência, uma experiência precária. 
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