FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA EM DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Conexões |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/20335 |
Resumo: | A formação pedagógica para a docência no ensino superior é frequentemente tratada como papel dos programas de pós-graduação stricto sensoe também como fator constantemente negligenciado por esses cursos em detrimento da atividade de pesquisa. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo compreender como se dá o processo de formação para a docência no ensino superior nos programas de pós-graduação em administração. Por meio da pesquisa qualitativa, foram realizados grupos focais em duas universidades federais que possuem em seu escopo Programas de Pós-graduação em administração que oferecem, simultaneamente, cursos de Mestrado e Doutorado em administração, consolidados e reconhecidos pela CAPES. Participaram da pesquisa 27 pós-graduandos. A técnica de análise dos dados foi a análise de conteúdo. Como parte dos resultados, pode-se concluir que, os programas de pós-graduação em administração estudados são ambientes precários no que diz respeito à formação para a docência e que os processos de formação não contemplam a formação pedagógica, tornando a experiência com a docência, uma experiência precária. |
id |
UFES-2_d800fc0ce7127afaefd446a4fce6990a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/20335 |
network_acronym_str |
UFES-2 |
network_name_str |
Gestão & Conexões |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA EM DUAS UNIVERSIDADES FEDERAISA formação pedagógica para a docência no ensino superior é frequentemente tratada como papel dos programas de pós-graduação stricto sensoe também como fator constantemente negligenciado por esses cursos em detrimento da atividade de pesquisa. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo compreender como se dá o processo de formação para a docência no ensino superior nos programas de pós-graduação em administração. Por meio da pesquisa qualitativa, foram realizados grupos focais em duas universidades federais que possuem em seu escopo Programas de Pós-graduação em administração que oferecem, simultaneamente, cursos de Mestrado e Doutorado em administração, consolidados e reconhecidos pela CAPES. Participaram da pesquisa 27 pós-graduandos. A técnica de análise dos dados foi a análise de conteúdo. Como parte dos resultados, pode-se concluir que, os programas de pós-graduação em administração estudados são ambientes precários no que diz respeito à formação para a docência e que os processos de formação não contemplam a formação pedagógica, tornando a experiência com a docência, uma experiência precária. Universidade Federal do Espírito Santo2018-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/2033510.13071/regec.2317-5087.2014.5.2.20335.62-82.Revista Gestão & Conexões; v. 5 n. 2 (2016); 62-82Management and Connections Journal; Vol. 5 No. 2 (2016); 62-822317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/20335/13628Copyright (c) 2018 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessNarciso, Eliza Rezende PintoLourenço, Cléria2019-11-18T17:11:11Zoai:periodicos.ufes.br:article/20335Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2019-11-18T17:11:11Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA EM DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA EM DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA EM DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS Narciso, Eliza Rezende Pinto |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA EM DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA EM DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA EM DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA EM DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA EM DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS |
author |
Narciso, Eliza Rezende Pinto |
author_facet |
Narciso, Eliza Rezende Pinto Lourenço, Cléria |
author_role |
author |
author2 |
Lourenço, Cléria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Narciso, Eliza Rezende Pinto Lourenço, Cléria |
description |
A formação pedagógica para a docência no ensino superior é frequentemente tratada como papel dos programas de pós-graduação stricto sensoe também como fator constantemente negligenciado por esses cursos em detrimento da atividade de pesquisa. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo compreender como se dá o processo de formação para a docência no ensino superior nos programas de pós-graduação em administração. Por meio da pesquisa qualitativa, foram realizados grupos focais em duas universidades federais que possuem em seu escopo Programas de Pós-graduação em administração que oferecem, simultaneamente, cursos de Mestrado e Doutorado em administração, consolidados e reconhecidos pela CAPES. Participaram da pesquisa 27 pós-graduandos. A técnica de análise dos dados foi a análise de conteúdo. Como parte dos resultados, pode-se concluir que, os programas de pós-graduação em administração estudados são ambientes precários no que diz respeito à formação para a docência e que os processos de formação não contemplam a formação pedagógica, tornando a experiência com a docência, uma experiência precária. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/20335 10.13071/regec.2317-5087.2014.5.2.20335.62-82. |
url |
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/20335 |
identifier_str_mv |
10.13071/regec.2317-5087.2014.5.2.20335.62-82. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/20335/13628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Gestão & Conexões info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Gestão & Conexões |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão & Conexões; v. 5 n. 2 (2016); 62-82 Management and Connections Journal; Vol. 5 No. 2 (2016); 62-82 2317-5087 reponame:Gestão & Conexões instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Gestão & Conexões |
collection |
Gestão & Conexões |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com |
_version_ |
1799319718582026240 |