Política, futebol e sociedade: alienação no materialismo histórico em Marx e agência humana na teoria da estruturação em Giddens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hubner, Alysson
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/23666
Resumo: O objetivo do ensaio consiste em analisar a relação entre política, futebol e sociedade, a partir do conceito de alienação em Marx e do conceito de agência em Giddens. A metodologia consiste na revisão bibliográfica, através do método comparativo e do método histórico. Considera-se o conceito de alienação na política como aquilo que ficou conhecido como “pão e circo” em Roma, cuja consequência era a manutenção do status quo político através das práticas desenvolvidas no Coliseu. Já o conceito de agência permite observar o debate político que se estabelece no contexto da Copa do Mundo de 2014, aonde observa-se uma mobilização de parte da sociedade civil de maneira crítica com relação à Copa, reivindicando um modelo de Estado de Bem-estar social. A conclusão que estabelecemos é que o coliseu e o futebol podem ser vistos de maneiras antagônicas, no primeiro caso, fechando o debate político pois aliena a sociedade, e, no segundo caso, abrindo uma discussão política, pois os agentes são sujeitos capazes.
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