Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
DOI: | 10.24305/cadecs.v3i2.13663 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13663 |
Resumo: | Este trabalho costura conceitos e noções das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Os cotidianos, tal qual o entendemos, são palcos que abrigam sujeitos singulares e coletivos, sujeitos em trânsito – que são e que se tornam -, praticantes que tecem e articulam redes de conhecimentos e significações, que fabulam subjetividades e orienta, a partir delas, suas ações. Neste texto, procuramos pensar na potência dos encontros entre corpos e subjetividades que se juntam e se transformam, que aprendem-ensinam enquanto interagem e que não permanecem fixos ao serem enquadrados/classificados pelo discurso científico. Para tanto, conversamos com a obra de Nilda Alves, apontando caminhos metodológicos a partir dos seus movimentos. |
id |
UFES-3_8877981571bc8f596cdaf208a96170f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/13663 |
network_acronym_str |
UFES-3 |
network_name_str |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
spelling |
Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educaçãoEste trabalho costura conceitos e noções das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Os cotidianos, tal qual o entendemos, são palcos que abrigam sujeitos singulares e coletivos, sujeitos em trânsito – que são e que se tornam -, praticantes que tecem e articulam redes de conhecimentos e significações, que fabulam subjetividades e orienta, a partir delas, suas ações. Neste texto, procuramos pensar na potência dos encontros entre corpos e subjetividades que se juntam e se transformam, que aprendem-ensinam enquanto interagem e que não permanecem fixos ao serem enquadrados/classificados pelo discurso científico. Para tanto, conversamos com a obra de Nilda Alves, apontando caminhos metodológicos a partir dos seus movimentos.Universidade Federal do Espírito Santo2016-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/1366310.24305/cadecs.v3i2.13663Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 3 n. 2 (2015): Dossiê História da educação revisitada; 176-1882318-693310.24305/cadecs.v3i2reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13663/10154Copyright (c) 2016 Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessNolasco-Silva, LeonardoSoares, Conceição2020-04-10T20:06:59Zoai:periodicos.ufes.br:article/13663Revistahttps://periodicos.ufes.br/cadecsPUBhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/oaicadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com2318-69332318-6933opendoar:2020-04-10T20:06:59Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação |
title |
Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação |
spellingShingle |
Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação Nolasco-Silva, Leonardo Nolasco-Silva, Leonardo |
title_short |
Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação |
title_full |
Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação |
title_fullStr |
Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação |
title_full_unstemmed |
Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação |
title_sort |
Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação |
author |
Nolasco-Silva, Leonardo |
author_facet |
Nolasco-Silva, Leonardo Nolasco-Silva, Leonardo Soares, Conceição Soares, Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nolasco-Silva, Leonardo Soares, Conceição |
description |
Este trabalho costura conceitos e noções das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Os cotidianos, tal qual o entendemos, são palcos que abrigam sujeitos singulares e coletivos, sujeitos em trânsito – que são e que se tornam -, praticantes que tecem e articulam redes de conhecimentos e significações, que fabulam subjetividades e orienta, a partir delas, suas ações. Neste texto, procuramos pensar na potência dos encontros entre corpos e subjetividades que se juntam e se transformam, que aprendem-ensinam enquanto interagem e que não permanecem fixos ao serem enquadrados/classificados pelo discurso científico. Para tanto, conversamos com a obra de Nilda Alves, apontando caminhos metodológicos a partir dos seus movimentos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13663 10.24305/cadecs.v3i2.13663 |
url |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13663 |
identifier_str_mv |
10.24305/cadecs.v3i2.13663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13663/10154 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Caderno Eletrônico de Ciências Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 3 n. 2 (2015): Dossiê História da educação revisitada; 176-188 2318-6933 10.24305/cadecs.v3i2 reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociais instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
collection |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com |
_version_ |
1822182750628610049 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24305/cadecs.v3i2.13663 |