Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nolasco-Silva, Leonardo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Soares, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13663
Resumo: Este trabalho costura conceitos e noções das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Os cotidianos, tal qual o entendemos, são palcos que abrigam sujeitos singulares e coletivos, sujeitos em trânsito – que são e que se tornam -, praticantes que tecem e articulam redes de conhecimentos e significações, que fabulam subjetividades e orienta, a partir delas, suas ações. Neste texto, procuramos pensar na potência dos encontros entre corpos e subjetividades que se juntam e se transformam, que aprendem-ensinam enquanto interagem e que não permanecem fixos ao serem enquadrados/classificados pelo discurso científico. Para tanto, conversamos com a obra de Nilda Alves, apontando caminhos metodológicos a partir dos seus movimentos.
id UFES-3_8877981571bc8f596cdaf208a96170f9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/13663
network_acronym_str UFES-3
network_name_str Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educaçãoEste trabalho costura conceitos e noções das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Os cotidianos, tal qual o entendemos, são palcos que abrigam sujeitos singulares e coletivos, sujeitos em trânsito – que são e que se tornam -, praticantes que tecem e articulam redes de conhecimentos e significações, que fabulam subjetividades e orienta, a partir delas, suas ações. Neste texto, procuramos pensar na potência dos encontros entre corpos e subjetividades que se juntam e se transformam, que aprendem-ensinam enquanto interagem e que não permanecem fixos ao serem enquadrados/classificados pelo discurso científico. Para tanto, conversamos com a obra de Nilda Alves, apontando caminhos metodológicos a partir dos seus movimentos.Universidade Federal do Espírito Santo2016-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/1366310.24305/cadecs.v3i2.13663Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 3 n. 2 (2015): Dossiê História da educação revisitada; 176-1882318-693310.24305/cadecs.v3i2reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13663/10154Copyright (c) 2016 Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessNolasco-Silva, LeonardoSoares, Conceição2020-04-10T20:06:59Zoai:periodicos.ufes.br:article/13663Revistahttps://periodicos.ufes.br/cadecsPUBhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/oaicadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com2318-69332318-6933opendoar:2020-04-10T20:06:59Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação
title Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação
spellingShingle Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação
Nolasco-Silva, Leonardo
title_short Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação
title_full Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação
title_fullStr Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação
title_full_unstemmed Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação
title_sort Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação
author Nolasco-Silva, Leonardo
author_facet Nolasco-Silva, Leonardo
Soares, Conceição
author_role author
author2 Soares, Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nolasco-Silva, Leonardo
Soares, Conceição
description Este trabalho costura conceitos e noções das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Os cotidianos, tal qual o entendemos, são palcos que abrigam sujeitos singulares e coletivos, sujeitos em trânsito – que são e que se tornam -, praticantes que tecem e articulam redes de conhecimentos e significações, que fabulam subjetividades e orienta, a partir delas, suas ações. Neste texto, procuramos pensar na potência dos encontros entre corpos e subjetividades que se juntam e se transformam, que aprendem-ensinam enquanto interagem e que não permanecem fixos ao serem enquadrados/classificados pelo discurso científico. Para tanto, conversamos com a obra de Nilda Alves, apontando caminhos metodológicos a partir dos seus movimentos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13663
10.24305/cadecs.v3i2.13663
url https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13663
identifier_str_mv 10.24305/cadecs.v3i2.13663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13663/10154
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 3 n. 2 (2015): Dossiê História da educação revisitada; 176-188
2318-6933
10.24305/cadecs.v3i2
reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
collection Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv cadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com
_version_ 1799319697341022208