Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13657 |
Resumo: | O texto inclina-se sobre o manual pedagógico Postillas Pedagógicas, especificamente na parte que versa sobre o ensino primário especial ou ortofrênico, termos utilizados por Elpídio Pimentel para referir-se ao ensino dos subnormais escolares (na atualidade, alunos com deficiência). Objetiva-se compartilhar as primeiras traduções feitas para a sociedade espírito-santense no período da Primeira República a respeito dos conhecimentos do centro europeu sobre a educação especial. O aporte teórico deste estudo se embasa em Boaventura de Sousa Santos (2008). O estudo adota a abordagem histórica e utiliza como principal ferramenta metodológica a análise bibliográfica com suporte no manual didático citado, além de análise documental, por meio dos relatórios de presidentes de estado. A socialização de uma parte do manual didático relativo à história da educação especial traduz um dos primeiros materiais impressos com linguagem dirigida aos educadores sobre aqueles que, até então, habitavam a esfera da invisibilidade no espaço escolar. Nesse aspecto, as palavras de Elpídio Pimentel expressam atitude de vanguarda ao apontar para o ingresso de novas identidades na educação. |
id |
UFES-3_f9556e66c5e4b0c412d0919484092979 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/13657 |
network_acronym_str |
UFES-3 |
network_name_str |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito SantoO texto inclina-se sobre o manual pedagógico Postillas Pedagógicas, especificamente na parte que versa sobre o ensino primário especial ou ortofrênico, termos utilizados por Elpídio Pimentel para referir-se ao ensino dos subnormais escolares (na atualidade, alunos com deficiência). Objetiva-se compartilhar as primeiras traduções feitas para a sociedade espírito-santense no período da Primeira República a respeito dos conhecimentos do centro europeu sobre a educação especial. O aporte teórico deste estudo se embasa em Boaventura de Sousa Santos (2008). O estudo adota a abordagem histórica e utiliza como principal ferramenta metodológica a análise bibliográfica com suporte no manual didático citado, além de análise documental, por meio dos relatórios de presidentes de estado. A socialização de uma parte do manual didático relativo à história da educação especial traduz um dos primeiros materiais impressos com linguagem dirigida aos educadores sobre aqueles que, até então, habitavam a esfera da invisibilidade no espaço escolar. Nesse aspecto, as palavras de Elpídio Pimentel expressam atitude de vanguarda ao apontar para o ingresso de novas identidades na educação.Universidade Federal do Espírito Santo2016-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/1365710.24305/cadecs.v3i2.13657Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 3 n. 2 (2015): Dossiê História da educação revisitada; 81-932318-693310.24305/cadecs.v3i2reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13657/9677Copyright (c) 2016 Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonticelli, Fernanda Ferreyro2020-04-10T20:09:49Zoai:periodicos.ufes.br:article/13657Revistahttps://periodicos.ufes.br/cadecsPUBhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/oaicadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com2318-69332318-6933opendoar:2020-04-10T20:09:49Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo |
title |
Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo |
spellingShingle |
Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo Monticelli, Fernanda Ferreyro |
title_short |
Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo |
title_full |
Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo |
title_fullStr |
Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo |
title_full_unstemmed |
Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo |
title_sort |
Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo |
author |
Monticelli, Fernanda Ferreyro |
author_facet |
Monticelli, Fernanda Ferreyro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monticelli, Fernanda Ferreyro |
description |
O texto inclina-se sobre o manual pedagógico Postillas Pedagógicas, especificamente na parte que versa sobre o ensino primário especial ou ortofrênico, termos utilizados por Elpídio Pimentel para referir-se ao ensino dos subnormais escolares (na atualidade, alunos com deficiência). Objetiva-se compartilhar as primeiras traduções feitas para a sociedade espírito-santense no período da Primeira República a respeito dos conhecimentos do centro europeu sobre a educação especial. O aporte teórico deste estudo se embasa em Boaventura de Sousa Santos (2008). O estudo adota a abordagem histórica e utiliza como principal ferramenta metodológica a análise bibliográfica com suporte no manual didático citado, além de análise documental, por meio dos relatórios de presidentes de estado. A socialização de uma parte do manual didático relativo à história da educação especial traduz um dos primeiros materiais impressos com linguagem dirigida aos educadores sobre aqueles que, até então, habitavam a esfera da invisibilidade no espaço escolar. Nesse aspecto, as palavras de Elpídio Pimentel expressam atitude de vanguarda ao apontar para o ingresso de novas identidades na educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13657 10.24305/cadecs.v3i2.13657 |
url |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13657 |
identifier_str_mv |
10.24305/cadecs.v3i2.13657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13657/9677 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Caderno Eletrônico de Ciências Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 3 n. 2 (2015): Dossiê História da educação revisitada; 81-93 2318-6933 10.24305/cadecs.v3i2 reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociais instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
collection |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com |
_version_ |
1799319697331585024 |