Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monticelli, Fernanda Ferreyro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13657
Resumo: O texto inclina-se sobre o manual pedagógico Postillas Pedagógicas, especificamente na parte que versa sobre o ensino primário especial ou ortofrênico, termos utilizados por Elpídio Pimentel para referir-se ao ensino dos subnormais escolares (na atualidade, alunos com deficiência). Objetiva-se compartilhar as primeiras traduções feitas para a sociedade espírito-santense no período da Primeira República a respeito dos conhecimentos do centro europeu sobre a educação especial. O aporte teórico deste estudo se embasa em Boaventura de Sousa Santos (2008). O estudo adota a abordagem histórica e utiliza como principal ferramenta metodológica a análise bibliográfica com suporte no manual didático citado, além de análise documental, por meio dos relatórios de presidentes de estado. A socialização de uma parte do manual didático relativo à história da educação especial traduz um dos primeiros materiais impressos com linguagem dirigida aos educadores sobre aqueles que, até então, habitavam a esfera da invisibilidade no espaço escolar. Nesse aspecto, as palavras de Elpídio Pimentel expressam atitude de vanguarda ao apontar para o ingresso de novas identidades na educação.
id UFES-3_f9556e66c5e4b0c412d0919484092979
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/13657
network_acronym_str UFES-3
network_name_str Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito SantoO texto inclina-se sobre o manual pedagógico Postillas Pedagógicas, especificamente na parte que versa sobre o ensino primário especial ou ortofrênico, termos utilizados por Elpídio Pimentel para referir-se ao ensino dos subnormais escolares (na atualidade, alunos com deficiência). Objetiva-se compartilhar as primeiras traduções feitas para a sociedade espírito-santense no período da Primeira República a respeito dos conhecimentos do centro europeu sobre a educação especial. O aporte teórico deste estudo se embasa em Boaventura de Sousa Santos (2008). O estudo adota a abordagem histórica e utiliza como principal ferramenta metodológica a análise bibliográfica com suporte no manual didático citado, além de análise documental, por meio dos relatórios de presidentes de estado. A socialização de uma parte do manual didático relativo à história da educação especial traduz um dos primeiros materiais impressos com linguagem dirigida aos educadores sobre aqueles que, até então, habitavam a esfera da invisibilidade no espaço escolar. Nesse aspecto, as palavras de Elpídio Pimentel expressam atitude de vanguarda ao apontar para o ingresso de novas identidades na educação.Universidade Federal do Espírito Santo2016-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/1365710.24305/cadecs.v3i2.13657Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 3 n. 2 (2015): Dossiê História da educação revisitada; 81-932318-693310.24305/cadecs.v3i2reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13657/9677Copyright (c) 2016 Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonticelli, Fernanda Ferreyro2020-04-10T20:09:49Zoai:periodicos.ufes.br:article/13657Revistahttps://periodicos.ufes.br/cadecsPUBhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/oaicadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com2318-69332318-6933opendoar:2020-04-10T20:09:49Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo
title Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo
spellingShingle Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo
Monticelli, Fernanda Ferreyro
title_short Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo
title_full Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo
title_fullStr Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo
title_full_unstemmed Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo
title_sort Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo
author Monticelli, Fernanda Ferreyro
author_facet Monticelli, Fernanda Ferreyro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monticelli, Fernanda Ferreyro
description O texto inclina-se sobre o manual pedagógico Postillas Pedagógicas, especificamente na parte que versa sobre o ensino primário especial ou ortofrênico, termos utilizados por Elpídio Pimentel para referir-se ao ensino dos subnormais escolares (na atualidade, alunos com deficiência). Objetiva-se compartilhar as primeiras traduções feitas para a sociedade espírito-santense no período da Primeira República a respeito dos conhecimentos do centro europeu sobre a educação especial. O aporte teórico deste estudo se embasa em Boaventura de Sousa Santos (2008). O estudo adota a abordagem histórica e utiliza como principal ferramenta metodológica a análise bibliográfica com suporte no manual didático citado, além de análise documental, por meio dos relatórios de presidentes de estado. A socialização de uma parte do manual didático relativo à história da educação especial traduz um dos primeiros materiais impressos com linguagem dirigida aos educadores sobre aqueles que, até então, habitavam a esfera da invisibilidade no espaço escolar. Nesse aspecto, as palavras de Elpídio Pimentel expressam atitude de vanguarda ao apontar para o ingresso de novas identidades na educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13657
10.24305/cadecs.v3i2.13657
url https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13657
identifier_str_mv 10.24305/cadecs.v3i2.13657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13657/9677
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 3 n. 2 (2015): Dossiê História da educação revisitada; 81-93
2318-6933
10.24305/cadecs.v3i2
reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
collection Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv cadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com
_version_ 1799319697331585024