Projeto ético-político, consciência de classe e projeto societário: uma relação dialética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Salyanna de Souza
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mustafá, Maria Alexandra da Silva Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalis (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/2190
Resumo: Este artigo apresenta os principais resultados da Dissertação realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2011. Teve como objetivo principal analisar, a partir da atuação junto aos usuários(as) e da mobilização junto aos demais trabalhadores(as) da assistência social, o movimento da consciência de classe das/dos assistentes sociais dos Centros de Referência da Assistência Social (CRASs) de Recife; e sua relação dialética com o Projeto Ético-Político. A efetivação do projeto profissional do Serviço Social é tensionada por diversos fatores, sendo necessária a construção democrática de espaços coletivos juntamente a outras categorias profissionais e movimentos sociais. Nesse processo entendemos como componente essencial o reconhecimento de pertencimento à classe trabalhadora, por meio da tomada de consciência classe. Em nossas reflexões percebemos que as/os assistentes sociais dos CRASs em Recife, como também os demais trabalhadores(as) da Assistência Social, passam por um processo de uma tomada de consciência enquanto grupo, com indícios de identidade e solidariedade entre seus membros. Tal movimento contribui para a organização e fortalecimento desse segmento, visando, além da garantia dos direitos trabalhistas, a melhor implementação da política de assistência social no município. Ressaltamos que esse processo é a constatação de que existe um forte indício de objetivação do projeto profissional em uma interlocução com a construção de um novo projeto societário para a sociedade brasileira.
id UFES-4_5d918ede2da8f9bd2938fc73c926795c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/2190
network_acronym_str UFES-4
network_name_str Temporalis (Online)
repository_id_str
spelling Projeto ético-político, consciência de classe e projeto societário: uma relação dialéticaEste artigo apresenta os principais resultados da Dissertação realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2011. Teve como objetivo principal analisar, a partir da atuação junto aos usuários(as) e da mobilização junto aos demais trabalhadores(as) da assistência social, o movimento da consciência de classe das/dos assistentes sociais dos Centros de Referência da Assistência Social (CRASs) de Recife; e sua relação dialética com o Projeto Ético-Político. A efetivação do projeto profissional do Serviço Social é tensionada por diversos fatores, sendo necessária a construção democrática de espaços coletivos juntamente a outras categorias profissionais e movimentos sociais. Nesse processo entendemos como componente essencial o reconhecimento de pertencimento à classe trabalhadora, por meio da tomada de consciência classe. Em nossas reflexões percebemos que as/os assistentes sociais dos CRASs em Recife, como também os demais trabalhadores(as) da Assistência Social, passam por um processo de uma tomada de consciência enquanto grupo, com indícios de identidade e solidariedade entre seus membros. Tal movimento contribui para a organização e fortalecimento desse segmento, visando, além da garantia dos direitos trabalhistas, a melhor implementação da política de assistência social no município. Ressaltamos que esse processo é a constatação de que existe um forte indício de objetivação do projeto profissional em uma interlocução com a construção de um novo projeto societário para a sociedade brasileira.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2012-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/219010.22422/2238-1856.2011v11n21p177-209Temporalis; v. 11 n. 21 (2011): Universidade, Movimentos Sociais e Serviço Social; 177-2092238-18561518-793410.22422/2238-1856.2011v11n21reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/2190/1641Copyright (c) 2014 Temporalisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Salyanna de SouzaMustafá, Maria Alexandra da Silva Monteiro2016-12-01T14:16:20Zoai:periodicos.ufes.br:article/2190Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2016-12-01T14:16:20Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto ético-político, consciência de classe e projeto societário: uma relação dialética
title Projeto ético-político, consciência de classe e projeto societário: uma relação dialética
spellingShingle Projeto ético-político, consciência de classe e projeto societário: uma relação dialética
Silva, Salyanna de Souza
title_short Projeto ético-político, consciência de classe e projeto societário: uma relação dialética
title_full Projeto ético-político, consciência de classe e projeto societário: uma relação dialética
title_fullStr Projeto ético-político, consciência de classe e projeto societário: uma relação dialética
title_full_unstemmed Projeto ético-político, consciência de classe e projeto societário: uma relação dialética
title_sort Projeto ético-político, consciência de classe e projeto societário: uma relação dialética
author Silva, Salyanna de Souza
author_facet Silva, Salyanna de Souza
Mustafá, Maria Alexandra da Silva Monteiro
author_role author
author2 Mustafá, Maria Alexandra da Silva Monteiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Salyanna de Souza
Mustafá, Maria Alexandra da Silva Monteiro
description Este artigo apresenta os principais resultados da Dissertação realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2011. Teve como objetivo principal analisar, a partir da atuação junto aos usuários(as) e da mobilização junto aos demais trabalhadores(as) da assistência social, o movimento da consciência de classe das/dos assistentes sociais dos Centros de Referência da Assistência Social (CRASs) de Recife; e sua relação dialética com o Projeto Ético-Político. A efetivação do projeto profissional do Serviço Social é tensionada por diversos fatores, sendo necessária a construção democrática de espaços coletivos juntamente a outras categorias profissionais e movimentos sociais. Nesse processo entendemos como componente essencial o reconhecimento de pertencimento à classe trabalhadora, por meio da tomada de consciência classe. Em nossas reflexões percebemos que as/os assistentes sociais dos CRASs em Recife, como também os demais trabalhadores(as) da Assistência Social, passam por um processo de uma tomada de consciência enquanto grupo, com indícios de identidade e solidariedade entre seus membros. Tal movimento contribui para a organização e fortalecimento desse segmento, visando, além da garantia dos direitos trabalhistas, a melhor implementação da política de assistência social no município. Ressaltamos que esse processo é a constatação de que existe um forte indício de objetivação do projeto profissional em uma interlocução com a construção de um novo projeto societário para a sociedade brasileira.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/2190
10.22422/2238-1856.2011v11n21p177-209
url https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/2190
identifier_str_mv 10.22422/2238-1856.2011v11n21p177-209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/2190/1641
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Temporalis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Temporalis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
dc.source.none.fl_str_mv Temporalis; v. 11 n. 21 (2011): Universidade, Movimentos Sociais e Serviço Social; 177-209
2238-1856
1518-7934
10.22422/2238-1856.2011v11n21
reponame:Temporalis (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron:UFES
instname_str Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Temporalis (Online)
collection Temporalis (Online)
repository.name.fl_str_mv Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
repository.mail.fl_str_mv lucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com
_version_ 1799699030093070336