ENADE NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS 2004-2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Larissa Dahmer
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalis (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/12331
Resumo: No presente texto objetivamos abordar como o quadro de expansão do ensino superior repercutiu na formação de graduação do Serviço Social brasileiro, refletindo ainda sobre a imbricada relação entre expansão mercantilizada e o sistema de regulação/supervisão/avaliação do ensino superior. Em seguida, apresentamos uma síntese dos relatórios de área do Serviço Social, relativos aos Exames Nacionais de Desempenho dos Estudantes (ENADE) realizados nos anos de 2004, 2007, 2010 e 2013. Após a apresentação dos resultados, realizamos uma análise comparativa entre os mesmos, problematizando a qualidade do processo formativo diante de resultados tão precários.
id UFES-4_6498da984ffd700ab58951120459a3bd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/12331
network_acronym_str UFES-4
network_name_str Temporalis (Online)
repository_id_str
spelling ENADE NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS 2004-2013No presente texto objetivamos abordar como o quadro de expansão do ensino superior repercutiu na formação de graduação do Serviço Social brasileiro, refletindo ainda sobre a imbricada relação entre expansão mercantilizada e o sistema de regulação/supervisão/avaliação do ensino superior. Em seguida, apresentamos uma síntese dos relatórios de área do Serviço Social, relativos aos Exames Nacionais de Desempenho dos Estudantes (ENADE) realizados nos anos de 2004, 2007, 2010 e 2013. Após a apresentação dos resultados, realizamos uma análise comparativa entre os mesmos, problematizando a qualidade do processo formativo diante de resultados tão precários.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPESQUISA DOCUMENTALapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1233110.22422/2238-1856.2016v16n31p37-78Temporalis; v. 16 n. 31 (2016): Formação Profissional em Serviço Social; 37-782238-18561518-793410.22422/2238-1856.2016v16n31reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/12331/10098Copyright (c) 2016 Temporalisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Larissa Dahmer2017-02-14T13:25:47Zoai:periodicos.ufes.br:article/12331Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2017-02-14T13:25:47Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse
dc.title.none.fl_str_mv ENADE NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS 2004-2013
title ENADE NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS 2004-2013
spellingShingle ENADE NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS 2004-2013
Pereira, Larissa Dahmer
title_short ENADE NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS 2004-2013
title_full ENADE NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS 2004-2013
title_fullStr ENADE NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS 2004-2013
title_full_unstemmed ENADE NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS 2004-2013
title_sort ENADE NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS 2004-2013
author Pereira, Larissa Dahmer
author_facet Pereira, Larissa Dahmer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Larissa Dahmer
description No presente texto objetivamos abordar como o quadro de expansão do ensino superior repercutiu na formação de graduação do Serviço Social brasileiro, refletindo ainda sobre a imbricada relação entre expansão mercantilizada e o sistema de regulação/supervisão/avaliação do ensino superior. Em seguida, apresentamos uma síntese dos relatórios de área do Serviço Social, relativos aos Exames Nacionais de Desempenho dos Estudantes (ENADE) realizados nos anos de 2004, 2007, 2010 e 2013. Após a apresentação dos resultados, realizamos uma análise comparativa entre os mesmos, problematizando a qualidade do processo formativo diante de resultados tão precários.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
PESQUISA DOCUMENTAL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/12331
10.22422/2238-1856.2016v16n31p37-78
url https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/12331
identifier_str_mv 10.22422/2238-1856.2016v16n31p37-78
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/12331/10098
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Temporalis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Temporalis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
dc.source.none.fl_str_mv Temporalis; v. 16 n. 31 (2016): Formação Profissional em Serviço Social; 37-78
2238-1856
1518-7934
10.22422/2238-1856.2016v16n31
reponame:Temporalis (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron:UFES
instname_str Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Temporalis (Online)
collection Temporalis (Online)
repository.name.fl_str_mv Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
repository.mail.fl_str_mv lucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com
_version_ 1799699030867968000