Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Larissa Dahmer
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalis (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/3451
Resumo: Os estudantes de Serviço Social foram convocados a realizar, em 2007 e 2010, a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Este artigo objetiva problematizar o ENADE como integrante da contrarreforma do ensino superior brasileiro, que se encontra em curso, e, desta forma, contribuir para as reflexões do Serviço Social neste processo. Utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica de estudiosos da contrarreforma do ensino superior e da área de Educação, bem como a análise de dados fornecidos pelo INEP/MEC, principalmente aqueles relativos à expansão e ao financiamento da educação superior brasileira. Por fim, busca-se levar à discussão a necessidade de analisar o ENADE e as implicações do boicote à prova, realizado pelos estudantes de Serviço Social, no bojo do processo analisado, assim como intensificar o debate e aprofundar a pesquisa sobre a formação profissional entre a categoria profissional.
id UFES-4_dcb396080d680d6bd288425416de1248
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/3451
network_acronym_str UFES-4
network_name_str Temporalis (Online)
repository_id_str
spelling Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço SocialOs estudantes de Serviço Social foram convocados a realizar, em 2007 e 2010, a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Este artigo objetiva problematizar o ENADE como integrante da contrarreforma do ensino superior brasileiro, que se encontra em curso, e, desta forma, contribuir para as reflexões do Serviço Social neste processo. Utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica de estudiosos da contrarreforma do ensino superior e da área de Educação, bem como a análise de dados fornecidos pelo INEP/MEC, principalmente aqueles relativos à expansão e ao financiamento da educação superior brasileira. Por fim, busca-se levar à discussão a necessidade de analisar o ENADE e as implicações do boicote à prova, realizado pelos estudantes de Serviço Social, no bojo do processo analisado, assim como intensificar o debate e aprofundar a pesquisa sobre a formação profissional entre a categoria profissional.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2012-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/345110.22422/2238-1856.2010v10n20p137-165Temporalis; v. 10 n. 20 (2010): Temas Contemporâneos e Serviço Social: crise do capital, trabalho, assistência social e formação profissional; 137-1652238-18561518-793410.22422/2238-1856.2010v10n20reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/3451/2699Copyright (c) 2014 Temporalisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Larissa Dahmer2016-12-01T14:14:45Zoai:periodicos.ufes.br:article/3451Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2016-12-01T14:14:45Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse
dc.title.none.fl_str_mv Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social
title Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social
spellingShingle Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social
Pereira, Larissa Dahmer
title_short Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social
title_full Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social
title_fullStr Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social
title_full_unstemmed Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social
title_sort Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social
author Pereira, Larissa Dahmer
author_facet Pereira, Larissa Dahmer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Larissa Dahmer
description Os estudantes de Serviço Social foram convocados a realizar, em 2007 e 2010, a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Este artigo objetiva problematizar o ENADE como integrante da contrarreforma do ensino superior brasileiro, que se encontra em curso, e, desta forma, contribuir para as reflexões do Serviço Social neste processo. Utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica de estudiosos da contrarreforma do ensino superior e da área de Educação, bem como a análise de dados fornecidos pelo INEP/MEC, principalmente aqueles relativos à expansão e ao financiamento da educação superior brasileira. Por fim, busca-se levar à discussão a necessidade de analisar o ENADE e as implicações do boicote à prova, realizado pelos estudantes de Serviço Social, no bojo do processo analisado, assim como intensificar o debate e aprofundar a pesquisa sobre a formação profissional entre a categoria profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/3451
10.22422/2238-1856.2010v10n20p137-165
url https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/3451
identifier_str_mv 10.22422/2238-1856.2010v10n20p137-165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/3451/2699
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Temporalis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Temporalis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
dc.source.none.fl_str_mv Temporalis; v. 10 n. 20 (2010): Temas Contemporâneos e Serviço Social: crise do capital, trabalho, assistência social e formação profissional; 137-165
2238-1856
1518-7934
10.22422/2238-1856.2010v10n20
reponame:Temporalis (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron:UFES
instname_str Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Temporalis (Online)
collection Temporalis (Online)
repository.name.fl_str_mv Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
repository.mail.fl_str_mv lucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com
_version_ 1799699030137110528