QUESTÃO SOCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES: A ÉTICA E DIREITOS HUMANOS COMO MEDIAÇÕES NECESSÁRIAS
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalis (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/37237 |
Resumo: | Este artigo é uma produção coletiva do Grupo de Trabalho e Pesquisa (GTP) em Ética, Direitos Humanos e Serviço Social. Nosso objetivo é analisar como a ética e os direitos humanos têm se constituído mediações para assegurar a direção social das diretrizes curriculares na formação e na produção em Serviço Social. Realizamos uma reflexão acerca do atual momento histórico de Pandemia COVID-19, que escancara um caótico quadro social determinado pelas relações sociais capitalistas, racistas e cisheteropatriarcais, agravadas pela vigência da extrema direita ultraneoliberal no governo federal do Brasil e no mundo. Apresentamos os impactos desse processo para a formação profissional, apontando os desafios presentes à perspectiva ético-política que direciona esta formação. Por fim, sistematizamos elementos acerca da produção no campo da ética e direitos humanos, a partir dos relatórios do GTP buscando dar ferramentas que subsidiem a reflexão crítica no combate ético e político ao conservadorismo. |
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