Financiamento da assistência estudantil nas universidades federais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalis (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/15560 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo abordar o tema Financiamento da Política de Assistência Estudantil. Tal problematização é parte do resultado da pesquisa de mestrado realizado entre 2014 e 2016 onde, por meio de análise documental, foi possível verificar como se comporta o fundo público no capitalismo contemporâneo e como isso tem impactado na política de Assistência Estudantil. Partimos do entendimento de que o financiamento das políticas públicas ocorre por meio da transferência de recursos do fundo público, disputado tanto pelo capital quanto pelos usuários das políticas - os trabalhadores. Verificamos, com a pesquisa, que o orçamento tem sido direcionado às políticas de educação no limite dos interesses do capitalismo especulativo parasitário. |
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Financiamento da assistência estudantil nas universidades federaisEste artigo tem como objetivo abordar o tema Financiamento da Política de Assistência Estudantil. Tal problematização é parte do resultado da pesquisa de mestrado realizado entre 2014 e 2016 onde, por meio de análise documental, foi possível verificar como se comporta o fundo público no capitalismo contemporâneo e como isso tem impactado na política de Assistência Estudantil. Partimos do entendimento de que o financiamento das políticas públicas ocorre por meio da transferência de recursos do fundo público, disputado tanto pelo capital quanto pelos usuários das políticas - os trabalhadores. Verificamos, com a pesquisa, que o orçamento tem sido direcionado às políticas de educação no limite dos interesses do capitalismo especulativo parasitário.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2017-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1556010.22422/temporalis.2017v17n33p231-253Temporalis; v. 17 n. 33 (2017): 20 anos de Diretrizes Curriculares, 70 de ABEPSS e 80 de Serviço Social no Brasil. Formação e trabalho profissional: reafirmando as diretrizes curriculares da ABEPSS; 231-2532238-18561518-793410.22422/2238-1856.2017v33n1reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/15560/pdf_1Copyright (c) 2017 Temporalisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Fernanda Meneghini2019-11-07T20:26:37Zoai:periodicos.ufes.br:article/15560Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2019-11-07T20:26:37Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse |
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