Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalis (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1378 |
Resumo: | A Pesquisa Bibliográfica realizada em produções do Serviço Social no período de 1993 a 2005 permitiu caracterizar as ações socioeducativas e realizar algumas observações sobre o seu caráter operativo, ensaiando uma breve sistematização. As bases gramscianas, o empowerment e a proposta freireana são as principais tendências teóricas mapeadas. No paradigma crítico-dialético, a concepção do que significa educar confere um componente político à ação como fator determinante. O sentido da ação muda segundo o significado conferido sobre o que é educar, porque educar, para quem e com qual finalidade. Considera-se que as sistematizações sobre o fazer profissional são importantes para promover: interlocução entre os Assistentes Sociais; qualificação técnico-operativa das suas ações e um diálogo teórico plural e interdisciplinar atento às bases críticas do conhecimento. |
id |
UFES-4_db12d76c742cc2ea76212278747e40c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/1378 |
network_acronym_str |
UFES-4 |
network_name_str |
Temporalis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográficaA Pesquisa Bibliográfica realizada em produções do Serviço Social no período de 1993 a 2005 permitiu caracterizar as ações socioeducativas e realizar algumas observações sobre o seu caráter operativo, ensaiando uma breve sistematização. As bases gramscianas, o empowerment e a proposta freireana são as principais tendências teóricas mapeadas. No paradigma crítico-dialético, a concepção do que significa educar confere um componente político à ação como fator determinante. O sentido da ação muda segundo o significado conferido sobre o que é educar, porque educar, para quem e com qual finalidade. Considera-se que as sistematizações sobre o fazer profissional são importantes para promover: interlocução entre os Assistentes Sociais; qualificação técnico-operativa das suas ações e um diálogo teórico plural e interdisciplinar atento às bases críticas do conhecimento.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2012-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/137810.22422/2238-1856.2011v11n21p211-237Temporalis; v. 11 n. 21 (2011): Universidade, Movimentos Sociais e Serviço Social; 211-2372238-18561518-793410.22422/2238-1856.2011v11n21reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1378/1634Copyright (c) 2014 Temporalisinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Telma Telma Cristiane Sasso deMioto, Regina Celia Tamaso2016-12-01T14:16:20Zoai:periodicos.ufes.br:article/1378Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2016-12-01T14:16:20Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica |
title |
Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica |
spellingShingle |
Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica Lima, Telma Telma Cristiane Sasso de |
title_short |
Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica |
title_full |
Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica |
title_fullStr |
Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica |
title_full_unstemmed |
Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica |
title_sort |
Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica |
author |
Lima, Telma Telma Cristiane Sasso de |
author_facet |
Lima, Telma Telma Cristiane Sasso de Mioto, Regina Celia Tamaso |
author_role |
author |
author2 |
Mioto, Regina Celia Tamaso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Telma Telma Cristiane Sasso de Mioto, Regina Celia Tamaso |
description |
A Pesquisa Bibliográfica realizada em produções do Serviço Social no período de 1993 a 2005 permitiu caracterizar as ações socioeducativas e realizar algumas observações sobre o seu caráter operativo, ensaiando uma breve sistematização. As bases gramscianas, o empowerment e a proposta freireana são as principais tendências teóricas mapeadas. No paradigma crítico-dialético, a concepção do que significa educar confere um componente político à ação como fator determinante. O sentido da ação muda segundo o significado conferido sobre o que é educar, porque educar, para quem e com qual finalidade. Considera-se que as sistematizações sobre o fazer profissional são importantes para promover: interlocução entre os Assistentes Sociais; qualificação técnico-operativa das suas ações e um diálogo teórico plural e interdisciplinar atento às bases críticas do conhecimento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1378 10.22422/2238-1856.2011v11n21p211-237 |
url |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1378 |
identifier_str_mv |
10.22422/2238-1856.2011v11n21p211-237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1378/1634 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Temporalis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Temporalis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temporalis; v. 11 n. 21 (2011): Universidade, Movimentos Sociais e Serviço Social; 211-237 2238-1856 1518-7934 10.22422/2238-1856.2011v11n21 reponame:Temporalis (Online) instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social instacron:UFES |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Temporalis (Online) |
collection |
Temporalis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social |
repository.mail.fl_str_mv |
lucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com |
_version_ |
1799699030062661632 |