Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Telma Telma Cristiane Sasso de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mioto, Regina Celia Tamaso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalis (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1378
Resumo: A Pesquisa Bibliográfica realizada em produções do Serviço Social no período de 1993 a 2005 permitiu caracterizar as ações socioeducativas e realizar algumas observações sobre o seu caráter operativo, ensaiando uma breve sistematização. As bases gramscianas, o empowerment e a proposta freireana são as principais tendências teóricas mapeadas. No paradigma crítico-dialético, a concepção do que significa educar confere um componente político à ação como fator determinante. O sentido da ação muda segundo o significado conferido sobre o que é educar, porque educar, para quem e com qual finalidade. Considera-se que as sistematizações sobre o fazer profissional são importantes para promover: interlocução entre os Assistentes Sociais; qualificação técnico-operativa das suas ações e um diálogo teórico plural e interdisciplinar atento às bases críticas do conhecimento.
id UFES-4_db12d76c742cc2ea76212278747e40c8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/1378
network_acronym_str UFES-4
network_name_str Temporalis (Online)
repository_id_str
spelling Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográficaA Pesquisa Bibliográfica realizada em produções do Serviço Social no período de 1993 a 2005 permitiu caracterizar as ações socioeducativas e realizar algumas observações sobre o seu caráter operativo, ensaiando uma breve sistematização. As bases gramscianas, o empowerment e a proposta freireana são as principais tendências teóricas mapeadas. No paradigma crítico-dialético, a concepção do que significa educar confere um componente político à ação como fator determinante. O sentido da ação muda segundo o significado conferido sobre o que é educar, porque educar, para quem e com qual finalidade. Considera-se que as sistematizações sobre o fazer profissional são importantes para promover: interlocução entre os Assistentes Sociais; qualificação técnico-operativa das suas ações e um diálogo teórico plural e interdisciplinar atento às bases críticas do conhecimento.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2012-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/137810.22422/2238-1856.2011v11n21p211-237Temporalis; v. 11 n. 21 (2011): Universidade, Movimentos Sociais e Serviço Social; 211-2372238-18561518-793410.22422/2238-1856.2011v11n21reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1378/1634Copyright (c) 2014 Temporalisinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Telma Telma Cristiane Sasso deMioto, Regina Celia Tamaso2016-12-01T14:16:20Zoai:periodicos.ufes.br:article/1378Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2016-12-01T14:16:20Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse
dc.title.none.fl_str_mv Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica
title Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica
spellingShingle Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica
Lima, Telma Telma Cristiane Sasso de
title_short Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica
title_full Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica
title_fullStr Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica
title_full_unstemmed Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica
title_sort Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica
author Lima, Telma Telma Cristiane Sasso de
author_facet Lima, Telma Telma Cristiane Sasso de
Mioto, Regina Celia Tamaso
author_role author
author2 Mioto, Regina Celia Tamaso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Telma Telma Cristiane Sasso de
Mioto, Regina Celia Tamaso
description A Pesquisa Bibliográfica realizada em produções do Serviço Social no período de 1993 a 2005 permitiu caracterizar as ações socioeducativas e realizar algumas observações sobre o seu caráter operativo, ensaiando uma breve sistematização. As bases gramscianas, o empowerment e a proposta freireana são as principais tendências teóricas mapeadas. No paradigma crítico-dialético, a concepção do que significa educar confere um componente político à ação como fator determinante. O sentido da ação muda segundo o significado conferido sobre o que é educar, porque educar, para quem e com qual finalidade. Considera-se que as sistematizações sobre o fazer profissional são importantes para promover: interlocução entre os Assistentes Sociais; qualificação técnico-operativa das suas ações e um diálogo teórico plural e interdisciplinar atento às bases críticas do conhecimento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1378
10.22422/2238-1856.2011v11n21p211-237
url https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1378
identifier_str_mv 10.22422/2238-1856.2011v11n21p211-237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1378/1634
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Temporalis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Temporalis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
dc.source.none.fl_str_mv Temporalis; v. 11 n. 21 (2011): Universidade, Movimentos Sociais e Serviço Social; 211-237
2238-1856
1518-7934
10.22422/2238-1856.2011v11n21
reponame:Temporalis (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron:UFES
instname_str Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Temporalis (Online)
collection Temporalis (Online)
repository.name.fl_str_mv Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
repository.mail.fl_str_mv lucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com
_version_ 1799699030062661632