Reflexões sobre a dimensão técnico-operativa na formação em serviço social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalis (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/14252 |
Resumo: | O presente artigo é uma produção de duas autoras que observavam inquietas diversos profissionais expressarem suas dificuldades no que diz respeito a dimensão técnico-operativa no seu cotidiano profissional. Longe da pretensão de esgotar tal questão, o artigo apresenta os desafios presentes na discussão da dimensão técnico-operativa do Serviço Social no âmbito da formação profissional. Sendo o Serviço Social uma profissão interventiva, a formação profissional deve preocupar-se em preparar profissionais para uma intervenção qualificada e politicamente direcionada. Por meio de pesquisa bibliográfica, as autoras refletem sobre a frequente cisão entre pensar, agir e escolher presente na compreensão de estudantes e profissionais, tanto no contexto da academia quanto no âmbito do exercício profissional, apresentando possíveis maneiras de consolidar a compreensão de unidade entre as dimensões do trabalho profissional na lógica curricular em Serviço Social. |
id |
UFES-4_f6726afe5247791475cb340e766645be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/14252 |
network_acronym_str |
UFES-4 |
network_name_str |
Temporalis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a dimensão técnico-operativa na formação em serviço socialO presente artigo é uma produção de duas autoras que observavam inquietas diversos profissionais expressarem suas dificuldades no que diz respeito a dimensão técnico-operativa no seu cotidiano profissional. Longe da pretensão de esgotar tal questão, o artigo apresenta os desafios presentes na discussão da dimensão técnico-operativa do Serviço Social no âmbito da formação profissional. Sendo o Serviço Social uma profissão interventiva, a formação profissional deve preocupar-se em preparar profissionais para uma intervenção qualificada e politicamente direcionada. Por meio de pesquisa bibliográfica, as autoras refletem sobre a frequente cisão entre pensar, agir e escolher presente na compreensão de estudantes e profissionais, tanto no contexto da academia quanto no âmbito do exercício profissional, apresentando possíveis maneiras de consolidar a compreensão de unidade entre as dimensões do trabalho profissional na lógica curricular em Serviço Social.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2017-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-ziphttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1425210.22422/temporalis.2017v17n33p41-60Temporalis; v. 17 n. 33 (2017): 20 anos de Diretrizes Curriculares, 70 de ABEPSS e 80 de Serviço Social no Brasil. Formação e trabalho profissional: reafirmando as diretrizes curriculares da ABEPSS; 41-602238-18561518-793410.22422/2238-1856.2017v33n1reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/14252/pdf_1https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/14252/18932Copyright (c) 2017 Temporalisinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Priscila Fernanda GonçalvesDoi, Doroth de Assis Schimidt2019-11-07T20:28:23Zoai:periodicos.ufes.br:article/14252Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2019-11-07T20:28:23Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a dimensão técnico-operativa na formação em serviço social |
title |
Reflexões sobre a dimensão técnico-operativa na formação em serviço social |
spellingShingle |
Reflexões sobre a dimensão técnico-operativa na formação em serviço social Cardoso, Priscila Fernanda Gonçalves |
title_short |
Reflexões sobre a dimensão técnico-operativa na formação em serviço social |
title_full |
Reflexões sobre a dimensão técnico-operativa na formação em serviço social |
title_fullStr |
Reflexões sobre a dimensão técnico-operativa na formação em serviço social |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a dimensão técnico-operativa na formação em serviço social |
title_sort |
Reflexões sobre a dimensão técnico-operativa na formação em serviço social |
author |
Cardoso, Priscila Fernanda Gonçalves |
author_facet |
Cardoso, Priscila Fernanda Gonçalves Doi, Doroth de Assis Schimidt |
author_role |
author |
author2 |
Doi, Doroth de Assis Schimidt |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Priscila Fernanda Gonçalves Doi, Doroth de Assis Schimidt |
description |
O presente artigo é uma produção de duas autoras que observavam inquietas diversos profissionais expressarem suas dificuldades no que diz respeito a dimensão técnico-operativa no seu cotidiano profissional. Longe da pretensão de esgotar tal questão, o artigo apresenta os desafios presentes na discussão da dimensão técnico-operativa do Serviço Social no âmbito da formação profissional. Sendo o Serviço Social uma profissão interventiva, a formação profissional deve preocupar-se em preparar profissionais para uma intervenção qualificada e politicamente direcionada. Por meio de pesquisa bibliográfica, as autoras refletem sobre a frequente cisão entre pensar, agir e escolher presente na compreensão de estudantes e profissionais, tanto no contexto da academia quanto no âmbito do exercício profissional, apresentando possíveis maneiras de consolidar a compreensão de unidade entre as dimensões do trabalho profissional na lógica curricular em Serviço Social. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/14252 10.22422/temporalis.2017v17n33p41-60 |
url |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/14252 |
identifier_str_mv |
10.22422/temporalis.2017v17n33p41-60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/14252/pdf_1 https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/14252/18932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Temporalis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Temporalis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temporalis; v. 17 n. 33 (2017): 20 anos de Diretrizes Curriculares, 70 de ABEPSS e 80 de Serviço Social no Brasil. Formação e trabalho profissional: reafirmando as diretrizes curriculares da ABEPSS; 41-60 2238-1856 1518-7934 10.22422/2238-1856.2017v33n1 reponame:Temporalis (Online) instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social instacron:UFES |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Temporalis (Online) |
collection |
Temporalis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social |
repository.mail.fl_str_mv |
lucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com |
_version_ |
1799699030900473856 |