O circuito da violência no sistema socioeducativo: do mito à falácia da socioeducação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Argumentum (Vitória) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/31169 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo desenvolver uma análise crítico-reflexiva sobre as tensões e contradições que atravessam a socioeducação no tempo presente. Para isso aborda as manifestações da violência perpetuada pelos dispositivos do Estado, que controlam o percurso punitivo dirigido a adolescentes e jovens que cometem atos infracionais, entre esses, o próprio Sistema Socioeducativo. Resulta de uma pesquisa social qualitativa, fundamentada no materialismo histórico dialético e que adotou a entrevista em profundidade como estratégia metodológica para recolha dos dados com oito jovens que cumpriam a medida socioeducativa em meio aberto. A partir desse percurso, concluímos que a violência institucional se revela como uma das formas bárbaras que permeiam o sistema socioeducativo brasileiro e favorece a sua incorporação mais a um sistema penal do que ao sistema de garantia de direitos. Palavras-chave: Socioeducação. Estado. Controle Sociopenal. Violência. |
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O circuito da violência no sistema socioeducativo: do mito à falácia da socioeducaçãoThe cycle of violence in the socio-educational system: from the myth to the fallacy of socio-educationO artigo tem como objetivo desenvolver uma análise crítico-reflexiva sobre as tensões e contradições que atravessam a socioeducação no tempo presente. Para isso aborda as manifestações da violência perpetuada pelos dispositivos do Estado, que controlam o percurso punitivo dirigido a adolescentes e jovens que cometem atos infracionais, entre esses, o próprio Sistema Socioeducativo. Resulta de uma pesquisa social qualitativa, fundamentada no materialismo histórico dialético e que adotou a entrevista em profundidade como estratégia metodológica para recolha dos dados com oito jovens que cumpriam a medida socioeducativa em meio aberto. A partir desse percurso, concluímos que a violência institucional se revela como uma das formas bárbaras que permeiam o sistema socioeducativo brasileiro e favorece a sua incorporação mais a um sistema penal do que ao sistema de garantia de direitos. Palavras-chave: Socioeducação. Estado. Controle Sociopenal. Violência.This article develops a critical reflexive analysis of the tensions and contradictions that currently crisscross socio-education. It addresses the manifestations of violence perpetuated by the State bodies that control the punitive pathway directed at adolescents and young people who commit infractions, including the Socio-Educational system. It results from qualitative social research, based on historical dialectical materialism, and adopts, as a methodological strategy for data collection, in-depth interviews with eight young people who were exposed to socio-educational measures in an open environment. We conclude that institutional violence is one of the barbaric forms that permeate the Brazilian socio-educational system and lends itself more to being incorporated into a penal system than a system that guarantees rights. Keywords: Socio-education. State. Socio-penal Control. Violence.Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES2020-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/3116910.47456/argumentum.v12i3.31169Argumentum; v. 12 n. 3 (2020): Questão social, Violência e Segurança Pública: desafios e dilemas do tempo presente?; 181-194Argumentum; Vol. 12 No. 3 (2020): Questão social, Violência e Segurança Pública: desafios e dilemas do tempo presente?; 181-1942176-957510.47456/argumentum.v12i3reponame:Argumentum (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/31169/22443Copyright (c) 2020 Argumentuminfo:eu-repo/semantics/openAccessBonalume, Bruna CarolinaJacinto, Adriana Giaqueto2020-12-24T03:04:58Zoai:periodicos.ufes.br:article/31169Revistahttp://periodicos.ufes.br/argumentumPUBhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/oairevistaargumentum@ufes.br2176-95752176-9575opendoar:2020-12-24T03:04:58Argumentum (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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