Políticas de educação profissional: naturalização das expressões da questão social?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Moacyr Salles
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Stampa, Inez Terezinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Argumentum (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/10492
Resumo: O artigo analisa a função das políticas sociais de educação profissional no contexto do atual processo de recomposição capitalista, desencadeado pela crise estrutural do capitalismo contemporâneo. Apresentamos como as transformações técnicas e políticas no “mundo do trabalho” têm redefinido a pedagogia das políticas de formação dos trabalhadores, buscando educar a visão de mundo desses sujeitos acerca das expressões da questão social. Para tanto, a oferta de vagas em educação profissional tem sido democratizada, mas com precarização dos processos formativos. A principal função é internalizar nos trabalhadores a ideia de que todos têm as mesmas condições de estudo, logo, de acesso e permanência no mercado de trabalho, sendo o insucesso resultante de incompetência individual. Para exemplificar essa pedagogia, apresentamos o PRONATEC, que se desenvolve por mecanismos de inclusão excludente.
id UFES-5_4b032af7781ddfcf6898287a82a3d27e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/10492
network_acronym_str UFES-5
network_name_str Argumentum (Vitória)
repository_id_str
spelling Políticas de educação profissional: naturalização das expressões da questão social?O artigo analisa a função das políticas sociais de educação profissional no contexto do atual processo de recomposição capitalista, desencadeado pela crise estrutural do capitalismo contemporâneo. Apresentamos como as transformações técnicas e políticas no “mundo do trabalho” têm redefinido a pedagogia das políticas de formação dos trabalhadores, buscando educar a visão de mundo desses sujeitos acerca das expressões da questão social. Para tanto, a oferta de vagas em educação profissional tem sido democratizada, mas com precarização dos processos formativos. A principal função é internalizar nos trabalhadores a ideia de que todos têm as mesmas condições de estudo, logo, de acesso e permanência no mercado de trabalho, sendo o insucesso resultante de incompetência individual. Para exemplificar essa pedagogia, apresentamos o PRONATEC, que se desenvolve por mecanismos de inclusão excludente.Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES2015-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/1049210.18315/argumentum.v7i2.10492Argumentum; v. 7 n. 2 (2015): Capitalismo contemporâneo: tendências e desafios da Política Social; 74-88Argumentum; Vol. 7 No. 2 (2015): Capitalismo contemporâneo: tendências e desafios da Política Social; 74-882176-957510.18315/argumentum.v7i2reponame:Argumentum (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/10492/8242Copyright (c) 2015 Argumentuminfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Moacyr SallesStampa, Inez Terezinha2015-12-23T10:44:28Zoai:periodicos.ufes.br:article/10492Revistahttp://periodicos.ufes.br/argumentumPUBhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/oairevistaargumentum@ufes.br2176-95752176-9575opendoar:2015-12-23T10:44:28Argumentum (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de educação profissional: naturalização das expressões da questão social?
title Políticas de educação profissional: naturalização das expressões da questão social?
spellingShingle Políticas de educação profissional: naturalização das expressões da questão social?
Ramos, Moacyr Salles
title_short Políticas de educação profissional: naturalização das expressões da questão social?
title_full Políticas de educação profissional: naturalização das expressões da questão social?
title_fullStr Políticas de educação profissional: naturalização das expressões da questão social?
title_full_unstemmed Políticas de educação profissional: naturalização das expressões da questão social?
title_sort Políticas de educação profissional: naturalização das expressões da questão social?
author Ramos, Moacyr Salles
author_facet Ramos, Moacyr Salles
Stampa, Inez Terezinha
author_role author
author2 Stampa, Inez Terezinha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Moacyr Salles
Stampa, Inez Terezinha
description O artigo analisa a função das políticas sociais de educação profissional no contexto do atual processo de recomposição capitalista, desencadeado pela crise estrutural do capitalismo contemporâneo. Apresentamos como as transformações técnicas e políticas no “mundo do trabalho” têm redefinido a pedagogia das políticas de formação dos trabalhadores, buscando educar a visão de mundo desses sujeitos acerca das expressões da questão social. Para tanto, a oferta de vagas em educação profissional tem sido democratizada, mas com precarização dos processos formativos. A principal função é internalizar nos trabalhadores a ideia de que todos têm as mesmas condições de estudo, logo, de acesso e permanência no mercado de trabalho, sendo o insucesso resultante de incompetência individual. Para exemplificar essa pedagogia, apresentamos o PRONATEC, que se desenvolve por mecanismos de inclusão excludente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/10492
10.18315/argumentum.v7i2.10492
url https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/10492
identifier_str_mv 10.18315/argumentum.v7i2.10492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/10492/8242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Argumentum
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Argumentum
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Argumentum; v. 7 n. 2 (2015): Capitalismo contemporâneo: tendências e desafios da Política Social; 74-88
Argumentum; Vol. 7 No. 2 (2015): Capitalismo contemporâneo: tendências e desafios da Política Social; 74-88
2176-9575
10.18315/argumentum.v7i2
reponame:Argumentum (Vitória)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Argumentum (Vitória)
collection Argumentum (Vitória)
repository.name.fl_str_mv Argumentum (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistaargumentum@ufes.br
_version_ 1799319760878436352