A articulação das políticas de educação e assistência social como estratégia de enfrentamento das expressões da questão social
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
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Resumo: | Orientadora : Prof(a). Mestre Ivonete Ferreira Haiduke |
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Defaveri, CarolineHaiduke, Ivonete FerreiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-08-11T05:30:09Z2021-08-11T05:30:09Z2016https://hdl.handle.net/1884/53648Orientadora : Prof(a). Mestre Ivonete Ferreira HaidukeMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo: O presente trabalho pretende analisar a articulação entre as políticas de educação e assistência social como uma possibilidade para o enfrentamento das expressões da questão social. O estudo foi realizado a partir pesquisa bibliográfica como principal procedimento de análise. A pesquisa apontou que as expressões da questão social são resultantes da contradição capital e trabalho e que as políticas sociais transitam nesse espaço como elemento de conquistas e avanços para os cidadãos, mas do mesmo modo, são fundamentais para a manutenção do sistema capitalista. A investigação traz, que a política de educação foi direcionada no Brasil para os grupos sociais mais abastados, porém nas últimas décadas em virtude da intensificação da legislação e da criação de programas sociais, trouxe para os bancos escolares a população empobrecida e vulnerável. Com a chegada dessa demanda surgiram novas questões no espaço escolar, ligadas a dificuldade de acesso aos direitos e outras resultantes do contexto que as famílias estão submetidas, e os educadores mesmo tentando direcionar a educação para a criticidade da população, ainda encontram dificuldades em trabalhar com esses alunos. A pesquisa apontou ainda que a política de assistência se constituiu no Brasil de forma paternalista e caritativa, entretanto, atualmente procura se firmar enquanto política pública e direito social, a fim de desenvolver trabalho com as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, para que transcenda a imagem assistencialista que foi criada. O estudo indicou que em virtude de novas legislações, bem como programas sociais, no cenário nacional, educação e assistência social passaram a serem mais próximas, bem como, vislumbrou-se que ambas se inserem junto as comunidades e aos territórios com maior vulnerabilidade. A análise denotou que as políticas de educação e assistência social podem intervir nas expressões da questão social ao passo que constituírem trabalho e planejamentos articulados, a fim de estabelecer uma soma saberes e experiências que foram construídas no decorrer de cada política e no cotidiano de trabalho dos profissionais nelas envolvidos, de maneira que que as intervenções tenham impacto efetivo na vida dos alunos, em suas famílias e na comunidade em que vivem. O trabalho articulado, possibilita também ampliar os espaços de redes sociais desses alunos e suas famílias e transformar as políticas de educação e assistência social em redes de apoio, de modo que proporcione a capacidade destas pessoas serem autônomas, críticas e protagonistas de sua história.1 arquivo (24 p.).application/pdfAssistencia socialEducação e EstadoProgramas de ação afirmativa na educaçãoA articulação das políticas de educação e assistência social como estratégia de enfrentamento das expressões da questão socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CAROLINE DEFAVERI.pdfapplication/pdf501651https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53648/1/R%20-%20E%20-%20CAROLINE%20DEFAVERI.pdfc5aab973406e8afa2a4bb1c54ac0e549MD51open access1884/536482021-08-11 02:30:09.727open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53648Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-11T05:30:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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