Educação em saúde no enfoque postural:promoção do envelhecimento ativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luzia Wilma Santana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Casimiro Valença, Tatiane Dias, Novaes, Vilmary Silva, Ribeiro, Fernanda Batista, Souza, Deusélia Moreira, Ramos Pires, Eulina Patrícia Oliveira, Squarcini, Camila Fabiana Rossi, Duarte, Helder Brito, Pereira, Shaiane de Fátima Silva, Rego, Camila Jeanine Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Argumentum (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/8209
Resumo: Objetivou verificar se os usuários de um programa de educação em saúde adquiriram conhecimentos à capacidade de autonomia às atividades de vida cotidiana. O estudo enveredou pelo plano dos significados que as pessoas conferem ao seu processo de viver humano, sendo de abordagem pesquisa-ação. Realizado com nove pessoas idosas, participantes de um programa de atividade física regular de uma cidade do interior da Bahia. Utilizou-se entrevista semiestruturada, submetida à análise de conteúdo. Dos resultados, os sujeitos apreenderam adotar atitudes posturais mais corretas ao viver-envelhecr sociocomunitário. A correção postural acena no estudo uma modalidade de cuidados em saúde de impacto à autonomia das pessoas em enfrentamento crônico para um envelhecimento ativo e como uma estratégia a ser perseguida na gestão e planejamento em saúde, sobretudo, a transição demográfica brasileira.
id UFES-5_b79e50b9dc22406f6cafce885929308d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/8209
network_acronym_str UFES-5
network_name_str Argumentum (Vitória)
repository_id_str
spelling Educação em saúde no enfoque postural:promoção do envelhecimento ativoObjetivou verificar se os usuários de um programa de educação em saúde adquiriram conhecimentos à capacidade de autonomia às atividades de vida cotidiana. O estudo enveredou pelo plano dos significados que as pessoas conferem ao seu processo de viver humano, sendo de abordagem pesquisa-ação. Realizado com nove pessoas idosas, participantes de um programa de atividade física regular de uma cidade do interior da Bahia. Utilizou-se entrevista semiestruturada, submetida à análise de conteúdo. Dos resultados, os sujeitos apreenderam adotar atitudes posturais mais corretas ao viver-envelhecr sociocomunitário. A correção postural acena no estudo uma modalidade de cuidados em saúde de impacto à autonomia das pessoas em enfrentamento crônico para um envelhecimento ativo e como uma estratégia a ser perseguida na gestão e planejamento em saúde, sobretudo, a transição demográfica brasileira.Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES2015-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/820910.18315/argumentum.v7i2.8209Argumentum; v. 7 n. 2 (2015): Capitalismo contemporâneo: tendências e desafios da Política Social; 254-270Argumentum; Vol. 7 No. 2 (2015): Capitalismo contemporâneo: tendências e desafios da Política Social; 254-2702176-957510.18315/argumentum.v7i2reponame:Argumentum (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/8209/8257Silva, Luzia Wilma SantanaCasimiro Valença, Tatiane DiasNovaes, Vilmary SilvaRibeiro, Fernanda BatistaSouza, Deusélia MoreiraRamos Pires, Eulina Patrícia OliveiraSquarcini, Camila Fabiana RossiDuarte, Helder BritoPereira, Shaiane de Fátima SilvaRego, Camila Jeanine Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-23T10:44:28Zoai:periodicos.ufes.br:article/8209Revistahttp://periodicos.ufes.br/argumentumPUBhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/oairevistaargumentum@ufes.br2176-95752176-9575opendoar:2015-12-23T10:44:28Argumentum (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde no enfoque postural:promoção do envelhecimento ativo
title Educação em saúde no enfoque postural:promoção do envelhecimento ativo
spellingShingle Educação em saúde no enfoque postural:promoção do envelhecimento ativo
Silva, Luzia Wilma Santana
title_short Educação em saúde no enfoque postural:promoção do envelhecimento ativo
title_full Educação em saúde no enfoque postural:promoção do envelhecimento ativo
title_fullStr Educação em saúde no enfoque postural:promoção do envelhecimento ativo
title_full_unstemmed Educação em saúde no enfoque postural:promoção do envelhecimento ativo
title_sort Educação em saúde no enfoque postural:promoção do envelhecimento ativo
author Silva, Luzia Wilma Santana
author_facet Silva, Luzia Wilma Santana
Casimiro Valença, Tatiane Dias
Novaes, Vilmary Silva
Ribeiro, Fernanda Batista
Souza, Deusélia Moreira
Ramos Pires, Eulina Patrícia Oliveira
Squarcini, Camila Fabiana Rossi
Duarte, Helder Brito
Pereira, Shaiane de Fátima Silva
Rego, Camila Jeanine Gonçalves
author_role author
author2 Casimiro Valença, Tatiane Dias
Novaes, Vilmary Silva
Ribeiro, Fernanda Batista
Souza, Deusélia Moreira
Ramos Pires, Eulina Patrícia Oliveira
Squarcini, Camila Fabiana Rossi
Duarte, Helder Brito
Pereira, Shaiane de Fátima Silva
Rego, Camila Jeanine Gonçalves
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luzia Wilma Santana
Casimiro Valença, Tatiane Dias
Novaes, Vilmary Silva
Ribeiro, Fernanda Batista
Souza, Deusélia Moreira
Ramos Pires, Eulina Patrícia Oliveira
Squarcini, Camila Fabiana Rossi
Duarte, Helder Brito
Pereira, Shaiane de Fátima Silva
Rego, Camila Jeanine Gonçalves
description Objetivou verificar se os usuários de um programa de educação em saúde adquiriram conhecimentos à capacidade de autonomia às atividades de vida cotidiana. O estudo enveredou pelo plano dos significados que as pessoas conferem ao seu processo de viver humano, sendo de abordagem pesquisa-ação. Realizado com nove pessoas idosas, participantes de um programa de atividade física regular de uma cidade do interior da Bahia. Utilizou-se entrevista semiestruturada, submetida à análise de conteúdo. Dos resultados, os sujeitos apreenderam adotar atitudes posturais mais corretas ao viver-envelhecr sociocomunitário. A correção postural acena no estudo uma modalidade de cuidados em saúde de impacto à autonomia das pessoas em enfrentamento crônico para um envelhecimento ativo e como uma estratégia a ser perseguida na gestão e planejamento em saúde, sobretudo, a transição demográfica brasileira.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/8209
10.18315/argumentum.v7i2.8209
url https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/8209
identifier_str_mv 10.18315/argumentum.v7i2.8209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/8209/8257
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Argumentum; v. 7 n. 2 (2015): Capitalismo contemporâneo: tendências e desafios da Política Social; 254-270
Argumentum; Vol. 7 No. 2 (2015): Capitalismo contemporâneo: tendências e desafios da Política Social; 254-270
2176-9575
10.18315/argumentum.v7i2
reponame:Argumentum (Vitória)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Argumentum (Vitória)
collection Argumentum (Vitória)
repository.name.fl_str_mv Argumentum (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistaargumentum@ufes.br
_version_ 1799319760834396160