ENVELHECER E APRENDER: UM MODELO DE ATUAÇÃO COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Márcia Pontes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Squassoni, Carolina Elisabeth, Zanni, Karina Piccin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/11437
Resumo: Este estudo descreve o trabalho realizado por um eixo temático do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, da área de geronto-geriatria, junto a um grupo de pessoas em processo de envelhecimento, dentro da perspectiva da Educação em Saúde. A proposta de trabalho grupal consistiu na abordagem de temáticas ligadas ao processo de envelhecimento englobando atividades desenvolvidas para estimular a coordenação motora e o equilíbrio, a manutenção da capacidade funcional, o autoconhecimento, a interação social e as funções cognitivas. Os resultados foram analisados por meio das falas dos participantes nas produções do grupo e das impressões captadas através de observação participante. Conclui-se que o modelo de Educação em Saúde foi promotor de mudanças e permitiu aos participantes a vivência e descoberta de suas capacidades frente ao processo de envelhecimento, promovendo a abertura a novos interesses e habilidades.
id UFRGS-4_8a5afc933e92c243ec91c39d50d3916c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/11437
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling ENVELHECER E APRENDER: UM MODELO DE ATUAÇÃO COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDEenvelhecimentomodelo de atuaçãoeducação em saúdegruposidosos. Este estudo descreve o trabalho realizado por um eixo temático do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, da área de geronto-geriatria, junto a um grupo de pessoas em processo de envelhecimento, dentro da perspectiva da Educação em Saúde. A proposta de trabalho grupal consistiu na abordagem de temáticas ligadas ao processo de envelhecimento englobando atividades desenvolvidas para estimular a coordenação motora e o equilíbrio, a manutenção da capacidade funcional, o autoconhecimento, a interação social e as funções cognitivas. Os resultados foram analisados por meio das falas dos participantes nas produções do grupo e das impressões captadas através de observação participante. Conclui-se que o modelo de Educação em Saúde foi promotor de mudanças e permitiu aos participantes a vivência e descoberta de suas capacidades frente ao processo de envelhecimento, promovendo a abertura a novos interesses e habilidades.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEducação em Saúdeapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/1143710.22456/2316-2171.11437Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 15 n. 1 (2010)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/11437/10919Mendonça, Márcia PontesSquassoni, Carolina ElisabethZanni, Karina Piccininfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:50:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/11437Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:50:08Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ENVELHECER E APRENDER: UM MODELO DE ATUAÇÃO COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
title ENVELHECER E APRENDER: UM MODELO DE ATUAÇÃO COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
spellingShingle ENVELHECER E APRENDER: UM MODELO DE ATUAÇÃO COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Mendonça, Márcia Pontes
envelhecimento
modelo de atuação
educação em saúde
grupos
idosos.
title_short ENVELHECER E APRENDER: UM MODELO DE ATUAÇÃO COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
title_full ENVELHECER E APRENDER: UM MODELO DE ATUAÇÃO COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
title_fullStr ENVELHECER E APRENDER: UM MODELO DE ATUAÇÃO COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
title_full_unstemmed ENVELHECER E APRENDER: UM MODELO DE ATUAÇÃO COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
title_sort ENVELHECER E APRENDER: UM MODELO DE ATUAÇÃO COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
author Mendonça, Márcia Pontes
author_facet Mendonça, Márcia Pontes
Squassoni, Carolina Elisabeth
Zanni, Karina Piccin
author_role author
author2 Squassoni, Carolina Elisabeth
Zanni, Karina Piccin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Márcia Pontes
Squassoni, Carolina Elisabeth
Zanni, Karina Piccin
dc.subject.por.fl_str_mv envelhecimento
modelo de atuação
educação em saúde
grupos
idosos.
topic envelhecimento
modelo de atuação
educação em saúde
grupos
idosos.
description Este estudo descreve o trabalho realizado por um eixo temático do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, da área de geronto-geriatria, junto a um grupo de pessoas em processo de envelhecimento, dentro da perspectiva da Educação em Saúde. A proposta de trabalho grupal consistiu na abordagem de temáticas ligadas ao processo de envelhecimento englobando atividades desenvolvidas para estimular a coordenação motora e o equilíbrio, a manutenção da capacidade funcional, o autoconhecimento, a interação social e as funções cognitivas. Os resultados foram analisados por meio das falas dos participantes nas produções do grupo e das impressões captadas através de observação participante. Conclui-se que o modelo de Educação em Saúde foi promotor de mudanças e permitiu aos participantes a vivência e descoberta de suas capacidades frente ao processo de envelhecimento, promovendo a abertura a novos interesses e habilidades.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Educação em Saúde
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/11437
10.22456/2316-2171.11437
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/11437
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.11437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/11437/10919
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 15 n. 1 (2010)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766091950456832