O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Carlos Roberto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Orrú, Sílvia Ester
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Argumentum (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/30330
Resumo: O artigo tem como objetivo verificar qual a contribuição do AEE na garantia do Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva. A pesquisa de campo se fundamenta sobre os pilares da Epistemologia Qualitativa de González Rey. Ao final conclui-se que o AEE institucionalizado, por si só, não tem o condão de efetivar o que dele se espera, todavia, quando aplicado compromisso por aqueles envolvidos no processo é um elemento imprescindível para a garantia do direito educacional na perspectiva inclusiva.
id UFES-5_e5dc640acaef1aec895dc05571d0a2a6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/30330
network_acronym_str UFES-5
network_name_str Argumentum (Vitória)
repository_id_str
spelling O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional EspecializadoEducational Rights from the perspective of inclusive education: a study of the Specialised Educational Service: um estudo sobre o Atendimento Educacional EspecializadoO artigo tem como objetivo verificar qual a contribuição do AEE na garantia do Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva. A pesquisa de campo se fundamenta sobre os pilares da Epistemologia Qualitativa de González Rey. Ao final conclui-se que o AEE institucionalizado, por si só, não tem o condão de efetivar o que dele se espera, todavia, quando aplicado compromisso por aqueles envolvidos no processo é um elemento imprescindível para a garantia do direito educacional na perspectiva inclusiva.The present article aims to assess, from an inclusion perspective, the contribution of the Specialised Educational Attendance (SEA) service in guaranteeing Educational Rights. It was conducted through field research based on the Qualitative Epistemology of González Rey. It concludes that the institution of the SEA does not, by itself, have the power to deliver what is expected of it, however, with the committed application of those involved in the process, it is an essential element for guaranteeing educational rights, from the perspective of inclusive education.Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/3033010.47456/argumentum.v13i3.30330Argumentum; v. 13 n. 3 (2021): Desigualdade e violência de gênero; 158-171Argumentum; Vol. 13 No. 3 (2021): Inequality and gender violence; 158-1712176-957510.47456/argumentum.v13i3reponame:Argumentum (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/30330/24468Copyright (c) 2021 Argumentuminfo:eu-repo/semantics/openAccessFaustino, Carlos RobertoOrrú, Sílvia Ester2021-12-30T00:55:47Zoai:periodicos.ufes.br:article/30330Revistahttp://periodicos.ufes.br/argumentumPUBhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/oairevistaargumentum@ufes.br2176-95752176-9575opendoar:2021-12-30T00:55:47Argumentum (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado
Educational Rights from the perspective of inclusive education: a study of the Specialised Educational Service: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado
title O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado
spellingShingle O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado
Faustino, Carlos Roberto
title_short O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado
title_full O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado
title_fullStr O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado
title_full_unstemmed O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado
title_sort O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado
author Faustino, Carlos Roberto
author_facet Faustino, Carlos Roberto
Orrú, Sílvia Ester
author_role author
author2 Orrú, Sílvia Ester
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faustino, Carlos Roberto
Orrú, Sílvia Ester
description O artigo tem como objetivo verificar qual a contribuição do AEE na garantia do Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva. A pesquisa de campo se fundamenta sobre os pilares da Epistemologia Qualitativa de González Rey. Ao final conclui-se que o AEE institucionalizado, por si só, não tem o condão de efetivar o que dele se espera, todavia, quando aplicado compromisso por aqueles envolvidos no processo é um elemento imprescindível para a garantia do direito educacional na perspectiva inclusiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/30330
10.47456/argumentum.v13i3.30330
url https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/30330
identifier_str_mv 10.47456/argumentum.v13i3.30330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/30330/24468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Argumentum
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Argumentum
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Argumentum; v. 13 n. 3 (2021): Desigualdade e violência de gênero; 158-171
Argumentum; Vol. 13 No. 3 (2021): Inequality and gender violence; 158-171
2176-9575
10.47456/argumentum.v13i3
reponame:Argumentum (Vitória)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Argumentum (Vitória)
collection Argumentum (Vitória)
repository.name.fl_str_mv Argumentum (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistaargumentum@ufes.br
_version_ 1799319762037112832