O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Argumentum (Vitória) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/30330 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo verificar qual a contribuição do AEE na garantia do Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva. A pesquisa de campo se fundamenta sobre os pilares da Epistemologia Qualitativa de González Rey. Ao final conclui-se que o AEE institucionalizado, por si só, não tem o condão de efetivar o que dele se espera, todavia, quando aplicado compromisso por aqueles envolvidos no processo é um elemento imprescindível para a garantia do direito educacional na perspectiva inclusiva. |
id |
UFES-5_e5dc640acaef1aec895dc05571d0a2a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/30330 |
network_acronym_str |
UFES-5 |
network_name_str |
Argumentum (Vitória) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional EspecializadoEducational Rights from the perspective of inclusive education: a study of the Specialised Educational Service: um estudo sobre o Atendimento Educacional EspecializadoO artigo tem como objetivo verificar qual a contribuição do AEE na garantia do Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva. A pesquisa de campo se fundamenta sobre os pilares da Epistemologia Qualitativa de González Rey. Ao final conclui-se que o AEE institucionalizado, por si só, não tem o condão de efetivar o que dele se espera, todavia, quando aplicado compromisso por aqueles envolvidos no processo é um elemento imprescindível para a garantia do direito educacional na perspectiva inclusiva.The present article aims to assess, from an inclusion perspective, the contribution of the Specialised Educational Attendance (SEA) service in guaranteeing Educational Rights. It was conducted through field research based on the Qualitative Epistemology of González Rey. It concludes that the institution of the SEA does not, by itself, have the power to deliver what is expected of it, however, with the committed application of those involved in the process, it is an essential element for guaranteeing educational rights, from the perspective of inclusive education.Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/3033010.47456/argumentum.v13i3.30330Argumentum; v. 13 n. 3 (2021): Desigualdade e violência de gênero; 158-171Argumentum; Vol. 13 No. 3 (2021): Inequality and gender violence; 158-1712176-957510.47456/argumentum.v13i3reponame:Argumentum (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/30330/24468Copyright (c) 2021 Argumentuminfo:eu-repo/semantics/openAccessFaustino, Carlos RobertoOrrú, Sílvia Ester2021-12-30T00:55:47Zoai:periodicos.ufes.br:article/30330Revistahttp://periodicos.ufes.br/argumentumPUBhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/oairevistaargumentum@ufes.br2176-95752176-9575opendoar:2021-12-30T00:55:47Argumentum (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado Educational Rights from the perspective of inclusive education: a study of the Specialised Educational Service: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado |
title |
O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado |
spellingShingle |
O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado Faustino, Carlos Roberto |
title_short |
O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado |
title_full |
O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado |
title_fullStr |
O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado |
title_full_unstemmed |
O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado |
title_sort |
O Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o Atendimento Educacional Especializado |
author |
Faustino, Carlos Roberto |
author_facet |
Faustino, Carlos Roberto Orrú, Sílvia Ester |
author_role |
author |
author2 |
Orrú, Sílvia Ester |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faustino, Carlos Roberto Orrú, Sílvia Ester |
description |
O artigo tem como objetivo verificar qual a contribuição do AEE na garantia do Direito Educacional na perspectiva da educação inclusiva. A pesquisa de campo se fundamenta sobre os pilares da Epistemologia Qualitativa de González Rey. Ao final conclui-se que o AEE institucionalizado, por si só, não tem o condão de efetivar o que dele se espera, todavia, quando aplicado compromisso por aqueles envolvidos no processo é um elemento imprescindível para a garantia do direito educacional na perspectiva inclusiva. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/30330 10.47456/argumentum.v13i3.30330 |
url |
https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/30330 |
identifier_str_mv |
10.47456/argumentum.v13i3.30330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/30330/24468 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Argumentum info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Argumentum |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Argumentum; v. 13 n. 3 (2021): Desigualdade e violência de gênero; 158-171 Argumentum; Vol. 13 No. 3 (2021): Inequality and gender violence; 158-171 2176-9575 10.47456/argumentum.v13i3 reponame:Argumentum (Vitória) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Argumentum (Vitória) |
collection |
Argumentum (Vitória) |
repository.name.fl_str_mv |
Argumentum (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaargumentum@ufes.br |
_version_ |
1799319762037112832 |