Currículo Lattes: organização retórica da seção resumo nas subáreas de linguística e literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Araújo , Dandara Rochelly
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Olímpia Ramos de Melo, Bárbara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/42159
Resumo: Due to the constant presence of the Curriculum Lattes in the academic context, specially its summary section, we questioned how information is organized and distributed within it as well as which are their the intended purposes. Hence, this research aims at analyzing the rhetorical organization of Curriculum Lattes from the Language and Literature Studies (Letras) area, more specifically, identifying the regularities of information in the Linguistics and Literature area, and describing the moves and rhetorical strategies. This research is in congruence with the Genre Theory in a sociorhetorical approach. Thus, it is based on theorists such as Bawarshi and Reiff (2023), Swales (1990), Bezerra (2022), Hemais and Biasi-Rodrigues (2012), Biasi-Rodrigues (2009), Oliveira and Bezerra (2021), Bhatia (2009) and Porto and Melo (2020). The methodology is classified as descriptive and comparative. Its corpus is composed by 20 curriculum Lattes’ summaries that belong to acting members of post-graduation programs. It was possible to produce one board for the rhetorical organization comparing the both areas. We verified five rhetorical moves and fourteen rhetorical strategies. We identified that the curriculum Lattes’ summary is part of a genre colony with summarizing functions, but its communicative purposes are specific to its discursive environment.
id UFES-6_00cd102689772aed98900440539f4d97
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/42159
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling Currículo Lattes: organização retórica da seção resumo nas subáreas de linguística e literaturaCurriculum Lattes : rhetorical organization of the summary section from the subareas of linguistics and literatureModelo CARS. Resumo do currículo Lattes. Análise de Gêneros.Due to the constant presence of the Curriculum Lattes in the academic context, specially its summary section, we questioned how information is organized and distributed within it as well as which are their the intended purposes. Hence, this research aims at analyzing the rhetorical organization of Curriculum Lattes from the Language and Literature Studies (Letras) area, more specifically, identifying the regularities of information in the Linguistics and Literature area, and describing the moves and rhetorical strategies. This research is in congruence with the Genre Theory in a sociorhetorical approach. Thus, it is based on theorists such as Bawarshi and Reiff (2023), Swales (1990), Bezerra (2022), Hemais and Biasi-Rodrigues (2012), Biasi-Rodrigues (2009), Oliveira and Bezerra (2021), Bhatia (2009) and Porto and Melo (2020). The methodology is classified as descriptive and comparative. Its corpus is composed by 20 curriculum Lattes’ summaries that belong to acting members of post-graduation programs. It was possible to produce one board for the rhetorical organization comparing the both areas. We verified five rhetorical moves and fourteen rhetorical strategies. We identified that the curriculum Lattes’ summary is part of a genre colony with summarizing functions, but its communicative purposes are specific to its discursive environment.Dada a importância da presença do currículo Lattes no contexto acadêmico, considerando, em especial, a seção do resumo, nos questionamos como as informações são organizadas e distribuídas e quais propósitos se pretende atingir ao construir o resumo. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a organização retórica do resumo do currículo Lattes na área de Letras, especificamente, identificar as regularidades das informações nas subáreas de Linguística e Literatura e descrever os movimentos e estratégias retóricos. A pesquisa se insere na Teoria dos Gêneros de abordagem sociorretórica. Portanto, recorremos aos estudos de Bawarshi e Reiff (2023), Swales (1990), Bezerra (2022), Hemais e Biasi-Rodrigues (2012), Biasi-Rodrigues (2009), Oliveira e Bezerra (2021), Bhatia (2009) e Porto e Melo (2020). A metodologia tem caráter descritivo e comparativo. O corpus é constituído por 20 resumos de currículo Lattes de membros atuantes em programas de pós-graduação. Foi possível produzir um quadro da organização retórica comparando as duas áreas. Verificamos cinco movimentos retóricos e quatorze estratégias retóricas. Identificamos que o resumo do currículo Lattes faz parte de uma colônia de gêneros com função resumitiva e com propósitos comunicativos específicos do seu meio de circulação.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4215910.47456/cl.v17i38.42159Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 17 n. 38 (2023): Revista (Con)Textos Linguísticos; 48-66Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 17 No. 38 (2023): Revista (Con)Textos Linguísticos; 48-661982-291X2317-347510.47456/cl.v17i38reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/42159/29360Copyright (c) 2023 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes Araújo , Dandara RochellyOlímpia Ramos de Melo, Bárbara2023-12-29T01:51:18Zoai:periodicos.ufes.br:article/42159Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2023-12-29T01:51:18Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo Lattes: organização retórica da seção resumo nas subáreas de linguística e literatura
Curriculum Lattes : rhetorical organization of the summary section from the subareas of linguistics and literature
title Currículo Lattes: organização retórica da seção resumo nas subáreas de linguística e literatura
spellingShingle Currículo Lattes: organização retórica da seção resumo nas subáreas de linguística e literatura
Fernandes Araújo , Dandara Rochelly
Modelo CARS. Resumo do currículo Lattes. Análise de Gêneros.
title_short Currículo Lattes: organização retórica da seção resumo nas subáreas de linguística e literatura
title_full Currículo Lattes: organização retórica da seção resumo nas subáreas de linguística e literatura
title_fullStr Currículo Lattes: organização retórica da seção resumo nas subáreas de linguística e literatura
title_full_unstemmed Currículo Lattes: organização retórica da seção resumo nas subáreas de linguística e literatura
title_sort Currículo Lattes: organização retórica da seção resumo nas subáreas de linguística e literatura
author Fernandes Araújo , Dandara Rochelly
author_facet Fernandes Araújo , Dandara Rochelly
Olímpia Ramos de Melo, Bárbara
author_role author
author2 Olímpia Ramos de Melo, Bárbara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Araújo , Dandara Rochelly
Olímpia Ramos de Melo, Bárbara
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo CARS. Resumo do currículo Lattes. Análise de Gêneros.
topic Modelo CARS. Resumo do currículo Lattes. Análise de Gêneros.
description Due to the constant presence of the Curriculum Lattes in the academic context, specially its summary section, we questioned how information is organized and distributed within it as well as which are their the intended purposes. Hence, this research aims at analyzing the rhetorical organization of Curriculum Lattes from the Language and Literature Studies (Letras) area, more specifically, identifying the regularities of information in the Linguistics and Literature area, and describing the moves and rhetorical strategies. This research is in congruence with the Genre Theory in a sociorhetorical approach. Thus, it is based on theorists such as Bawarshi and Reiff (2023), Swales (1990), Bezerra (2022), Hemais and Biasi-Rodrigues (2012), Biasi-Rodrigues (2009), Oliveira and Bezerra (2021), Bhatia (2009) and Porto and Melo (2020). The methodology is classified as descriptive and comparative. Its corpus is composed by 20 curriculum Lattes’ summaries that belong to acting members of post-graduation programs. It was possible to produce one board for the rhetorical organization comparing the both areas. We verified five rhetorical moves and fourteen rhetorical strategies. We identified that the curriculum Lattes’ summary is part of a genre colony with summarizing functions, but its communicative purposes are specific to its discursive environment.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/42159
10.47456/cl.v17i38.42159
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/42159
identifier_str_mv 10.47456/cl.v17i38.42159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/42159/29360
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 17 n. 38 (2023): Revista (Con)Textos Linguísticos; 48-66
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 17 No. 38 (2023): Revista (Con)Textos Linguísticos; 48-66
1982-291X
2317-3475
10.47456/cl.v17i38
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699011924393984