A PAIXÃO DO MEDO NOS QUADRINHOS HUMORÍSTICOS D’O AMIGO DA ONÇA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23170 |
Resumo: | O objetivo central deste artigo é refletir sobre a paixão do medo suscitada nos cartuns d’O Amigo da Onça, criados pelo desenhista Péricles Maranhão e publicados na revista O Cruzeiro de 1943 a 1962. O personagem, figura representativa do humor gráfico brasileiro, caracteriza-se por colocar as pessoas em situações embaraçosas, inesperadas e, muitas vezes, perigosas, dado que provoca o medo naqueles com quem interage. Mas por que fazer o outro sentir medo pode gerar humor? O corpus de análise é constituído de quatro exemplos das produções gráficas publicadas sobre o personagem. O arcabouço teórico adotado para a fundamentação do estudo estabelece um diálogo entre Retórica e Semiótica – em especial a partir das considerações de Aristóteles (1979a, 1979b, 2000 e 2006) e Fontanille (2005) – respectivamente perspectivas que tratam do conceito de paixão e especificamente da paixão do medo. |
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A PAIXÃO DO MEDO NOS QUADRINHOS HUMORÍSTICOS D’O AMIGO DA ONÇAO objetivo central deste artigo é refletir sobre a paixão do medo suscitada nos cartuns d’O Amigo da Onça, criados pelo desenhista Péricles Maranhão e publicados na revista O Cruzeiro de 1943 a 1962. O personagem, figura representativa do humor gráfico brasileiro, caracteriza-se por colocar as pessoas em situações embaraçosas, inesperadas e, muitas vezes, perigosas, dado que provoca o medo naqueles com quem interage. Mas por que fazer o outro sentir medo pode gerar humor? O corpus de análise é constituído de quatro exemplos das produções gráficas publicadas sobre o personagem. O arcabouço teórico adotado para a fundamentação do estudo estabelece um diálogo entre Retórica e Semiótica – em especial a partir das considerações de Aristóteles (1979a, 1979b, 2000 e 2006) e Fontanille (2005) – respectivamente perspectivas que tratam do conceito de paixão e especificamente da paixão do medo. Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2019-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23170Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 12 n. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 8-27Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 12 No. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 8-271982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23170/15934Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarmelino, Ana CristinaNascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos2019-05-06T15:07:28Zoai:periodicos.ufes.br:article/23170Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2019-05-06T15:07:28Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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