Professores de inglês em formação inicial trilhando o caminho da decolonialidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/37701 |
Resumo: | Aspectos relacionados à decolonialidade, especialmente na formação de docentes de inglês, não devem mais ser ignorados. Pensando nisso, desenvolvemos, ao longo de um semestre do curso de Letras/Inglês de uma universidade federal, duas disciplinas do último semestre da graduação, por meio das quais estabelecemos diálogos entre o ensino de línguas e literaturas sob o olhar decolonial. Neste texto, objetivamos compartilhar e analisar dados acerca da experiência, a qual culminou com apresentações de propostas didáticas decoloniais por parte dos graduandos, a serem desenvolvidas em salas de aula de inglês da educação básica. Trata-se de uma análise qualitativa interpretativista (MOITA LOPES, 1994) do desenvolvimento das disciplinas, com foco nas propostas didáticas apresentadas. Nossa discussão, no escopo da linguística aplicada, ancora-se em autores como Grosfoguel (2021), Mignolo (2017), Silva Júnior; Matos (2019), Kumaravadivelu (2014), Monte Mór (2018), Queiroz (2020). Os principais resultados demonstram que, ao terem contato com ideias decoloniais, os docentes em formação inicial conseguiram expandir suas perspectivas acerca do significado de ensinar inglês na escola pública, embasando propostas em suas próprias vivências no ensino superior, bem como nas experiências proporcionadas pelos estágios supervisionados; o que, no caso em análise, culminou com atividades problematizadoras acerca de questões étnico-raciais e de gênero. |
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Professores de inglês em formação inicial trilhando o caminho da decolonialidadePre-service English teacher education waking the path to decolonialityFormação docenteInglêsDecolonialidadeTeacher educationEnglishDecolonialityAspectos relacionados à decolonialidade, especialmente na formação de docentes de inglês, não devem mais ser ignorados. Pensando nisso, desenvolvemos, ao longo de um semestre do curso de Letras/Inglês de uma universidade federal, duas disciplinas do último semestre da graduação, por meio das quais estabelecemos diálogos entre o ensino de línguas e literaturas sob o olhar decolonial. Neste texto, objetivamos compartilhar e analisar dados acerca da experiência, a qual culminou com apresentações de propostas didáticas decoloniais por parte dos graduandos, a serem desenvolvidas em salas de aula de inglês da educação básica. Trata-se de uma análise qualitativa interpretativista (MOITA LOPES, 1994) do desenvolvimento das disciplinas, com foco nas propostas didáticas apresentadas. Nossa discussão, no escopo da linguística aplicada, ancora-se em autores como Grosfoguel (2021), Mignolo (2017), Silva Júnior; Matos (2019), Kumaravadivelu (2014), Monte Mór (2018), Queiroz (2020). Os principais resultados demonstram que, ao terem contato com ideias decoloniais, os docentes em formação inicial conseguiram expandir suas perspectivas acerca do significado de ensinar inglês na escola pública, embasando propostas em suas próprias vivências no ensino superior, bem como nas experiências proporcionadas pelos estágios supervisionados; o que, no caso em análise, culminou com atividades problematizadoras acerca de questões étnico-raciais e de gênero. Aspects related to decoloniality, especially in pre-service English teacher education, should no longer be ignored. With this in mind, we developed, over a semester of the Languages/English major at a federal university, two courses from the last semester of the undergraduate program, through which we established dialogues between the teaching of languages and literature under the decolonial view. In this text, we aim to share and analyze data about the experience, which culminated in the presentation of decolonial class proposals by the undergraduates, to be developed in basic education English classrooms. It is an interpretative qualitative analysis (MOITA LOPES, 1994) on the development of the two courses, focusing on the class proposals presented. Our discussion, in the scope of applied linguistics, is anchored in authors such as Grosfoguel (2021), Mignolo (2017), Silva Júnior; Matos (2019), Kumaravadivelu (2014), Monte Mór (2018), Queiroz (2020). The main results demonstrate that, when having contact with decolonial ideas, pre-service teachers were able to expand their perspectives on the meaning of teaching English in public schools, basing proposals on their own experiences in higher education, as well as on the experiences provided by supervised internships; which, in the case under analysis, culminated in problematizing activities involving ethnic-racial and gender issues.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2022-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3770110.47456/cl.v16i33.37701Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 16 n. 33 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos; 322-340Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 16 No. 33 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos; 322-3401982-291X2317-347510.47456/cl.v16i33reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/37701/25655Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Ana Karina de OliveiraAlves dos Santos, Lucas NatanVargas Façanha, Maria Amáliade Melo Cardoso, Thiago2022-09-14T18:45:35Zoai:periodicos.ufes.br:article/37701Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2022-09-14T18:45:35Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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