A (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES COM GAMES E REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicentini, Mariana Aparecida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marante de Oliveira, Gabriel, Fischer, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27579
Resumo: Neste artigo, enfocamos os games online, na modalidade multiplayer, em diálogo problematizador com o contexto escolar, considerando ambos um espaço para a (des)construção de identidades, sentidos e de aprendizagem. Fundamentados na perspectiva sociocultural dos letramentos, discutimos a (des)construção e negociação de identidades no aprendizado de inglês por quatro estudantes do Ensino Médio, em um Clube de Inglês, por meio de interações realizadas em games. O objetivo é de problematizar relações entre identidades (des)construídas em games e práticas de letramentos escolares na aprendizagem de inglês. Os dados analisados provêm de interações dos sujeitos em um grupo focal e na plataforma de gamificação Classcraft, bem como de gravações dos sujeitos interagindo no game Fortnite. Os resultados indicam que, mesmo que os games oportunizem aprendizagem mais interativa, há necessidade de uma relação dialógica entre professor e estudantes com vistas a qualificar o uso do inglês, de incentivar o uso do idioma, de modo a oportunizar condições de produção mais interativas aos estudantes, seja em games ou em outras práticas de letramentos. Emergiram, ainda, sinais de que temáticas relacionadas a práticas de letramentos extraescolares são pouco exploradas nesse contexto de aprendizagem.  Palavras-chave: Práticas de letramentos. Games. Identidades. Aprendizagem de Inglês. Tecnologias Digitais.
id UFES-6_1f7c50642a2fd08a09e1694ec7aec4dc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/27579
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling A (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES COM GAMES E REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ESCOLARESNeste artigo, enfocamos os games online, na modalidade multiplayer, em diálogo problematizador com o contexto escolar, considerando ambos um espaço para a (des)construção de identidades, sentidos e de aprendizagem. Fundamentados na perspectiva sociocultural dos letramentos, discutimos a (des)construção e negociação de identidades no aprendizado de inglês por quatro estudantes do Ensino Médio, em um Clube de Inglês, por meio de interações realizadas em games. O objetivo é de problematizar relações entre identidades (des)construídas em games e práticas de letramentos escolares na aprendizagem de inglês. Os dados analisados provêm de interações dos sujeitos em um grupo focal e na plataforma de gamificação Classcraft, bem como de gravações dos sujeitos interagindo no game Fortnite. Os resultados indicam que, mesmo que os games oportunizem aprendizagem mais interativa, há necessidade de uma relação dialógica entre professor e estudantes com vistas a qualificar o uso do inglês, de incentivar o uso do idioma, de modo a oportunizar condições de produção mais interativas aos estudantes, seja em games ou em outras práticas de letramentos. Emergiram, ainda, sinais de que temáticas relacionadas a práticas de letramentos extraescolares são pouco exploradas nesse contexto de aprendizagem.  Palavras-chave: Práticas de letramentos. Games. Identidades. Aprendizagem de Inglês. Tecnologias Digitais.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27579Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 13 n. 26 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Letramentos e Educação Linguística; 119-137Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 13 No. 26 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Letramentos e Educação Linguística; 119-1371982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27579/20169Copyright (c) 2019 Revista (Con)Textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessVicentini, Mariana AparecidaMarante de Oliveira, GabrielFischer, Adriana2019-12-27T06:11:01Zoai:periodicos.ufes.br:article/27579Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2019-12-27T06:11:01Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES COM GAMES E REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ESCOLARES
title A (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES COM GAMES E REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ESCOLARES
spellingShingle A (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES COM GAMES E REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ESCOLARES
Vicentini, Mariana Aparecida
title_short A (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES COM GAMES E REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ESCOLARES
title_full A (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES COM GAMES E REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ESCOLARES
title_fullStr A (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES COM GAMES E REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ESCOLARES
title_full_unstemmed A (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES COM GAMES E REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ESCOLARES
title_sort A (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES COM GAMES E REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ESCOLARES
author Vicentini, Mariana Aparecida
author_facet Vicentini, Mariana Aparecida
Marante de Oliveira, Gabriel
Fischer, Adriana
author_role author
author2 Marante de Oliveira, Gabriel
Fischer, Adriana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicentini, Mariana Aparecida
Marante de Oliveira, Gabriel
Fischer, Adriana
description Neste artigo, enfocamos os games online, na modalidade multiplayer, em diálogo problematizador com o contexto escolar, considerando ambos um espaço para a (des)construção de identidades, sentidos e de aprendizagem. Fundamentados na perspectiva sociocultural dos letramentos, discutimos a (des)construção e negociação de identidades no aprendizado de inglês por quatro estudantes do Ensino Médio, em um Clube de Inglês, por meio de interações realizadas em games. O objetivo é de problematizar relações entre identidades (des)construídas em games e práticas de letramentos escolares na aprendizagem de inglês. Os dados analisados provêm de interações dos sujeitos em um grupo focal e na plataforma de gamificação Classcraft, bem como de gravações dos sujeitos interagindo no game Fortnite. Os resultados indicam que, mesmo que os games oportunizem aprendizagem mais interativa, há necessidade de uma relação dialógica entre professor e estudantes com vistas a qualificar o uso do inglês, de incentivar o uso do idioma, de modo a oportunizar condições de produção mais interativas aos estudantes, seja em games ou em outras práticas de letramentos. Emergiram, ainda, sinais de que temáticas relacionadas a práticas de letramentos extraescolares são pouco exploradas nesse contexto de aprendizagem.  Palavras-chave: Práticas de letramentos. Games. Identidades. Aprendizagem de Inglês. Tecnologias Digitais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27579
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27579/20169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista (Con)Textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista (Con)Textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 13 n. 26 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Letramentos e Educação Linguística; 119-137
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 13 No. 26 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Letramentos e Educação Linguística; 119-137
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699010630451200