ENUNCIAÇÃO, DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/8358 |
Resumo: | Resumo: Neste artigo, discutimos a possibilidade de diálogo entre a Teoria da Enunciação e a Análise do Discurso de linha francesa como alternativa de mediação em práticas pedagógicas de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa. É sabido por todos os que se dedicam à língua portuguesa no contexto do magistério que, nem sempre, as teorias linguísticas dialogam, igualmente, com as abordagens educacionais, quando se enfoca esse tema na academia. Tomando uma carta produzida por Frei Antonio das Chagas, durante o movimento Barroco em Portugal, buscamos estabelecer uma interlocução entre as perspectivas enunciativas e as discursivas, no sentido de possibilitar novos olhares para as práticas pedagógicas da sala de aula. Importa ressaltar o caráter reflexivo e não conclusivo das perspectivas que trazemos para essa discussão, no sentido de que impulsionem mudanças nas atitudes daqueles que se ocupam do ensino e da aprendizagem do português.Palavras-chave: Análise de Discurso. Enunciação. Cartas Espirituais. Ensino. |
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ENUNCIAÇÃO, DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: POSSIBILIDADES E DESAFIOSResumo: Neste artigo, discutimos a possibilidade de diálogo entre a Teoria da Enunciação e a Análise do Discurso de linha francesa como alternativa de mediação em práticas pedagógicas de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa. É sabido por todos os que se dedicam à língua portuguesa no contexto do magistério que, nem sempre, as teorias linguísticas dialogam, igualmente, com as abordagens educacionais, quando se enfoca esse tema na academia. Tomando uma carta produzida por Frei Antonio das Chagas, durante o movimento Barroco em Portugal, buscamos estabelecer uma interlocução entre as perspectivas enunciativas e as discursivas, no sentido de possibilitar novos olhares para as práticas pedagógicas da sala de aula. Importa ressaltar o caráter reflexivo e não conclusivo das perspectivas que trazemos para essa discussão, no sentido de que impulsionem mudanças nas atitudes daqueles que se ocupam do ensino e da aprendizagem do português.Palavras-chave: Análise de Discurso. Enunciação. Cartas Espirituais. Ensino.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2014-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/8358Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 8 n. 10.1 (2014): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial CONEL/PROCAD); 183-200Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 8 No. 10.1 (2014): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial CONEL/PROCAD); 183-2001982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/8358/5931Copyright (c) 2014 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Jarbas Vargas2014-12-02T18:54:27Zoai:periodicos.ufes.br:article/8358Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2014-12-02T18:54:27Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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