ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A COERÊNCIA ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E ATIVIDADES PRÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovani, Fabiana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: dos Santos, Francielle Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4789
Resumo: A finalidade deste artigo é analisar uma unidade de estudo que visa à apropriação da alfabetização e do letramento, presente no livro didático “Português: Uma proposta para o letramento” escrito pela autora Magda Soares (2003). Foi feita uma análise do capítulo “Muito prazer, dona rua!” com o objetivo de verificar a coerência entre os fundamentos norteadores encontrados no manual do professor e as atividades efetivamente propostas no livro do aluno. De acordo com a autora, o processo de aprendizagem de leitura e escrita deve ultrapassar, já nas séries iniciais, a simples aquisição da tecnologia, assim como ela chama a codificação (escrita) e a decodificação (leitura). Desta forma, ler e escrever tornam-se processos de apropriação que ocorrem em seus usos nas práticas sociais. A análise revela que o livro didático apresenta em alguma medida coerência entre teoria e prática, bem como um avanço na forma de aliar o trabalho com a alfabetização e o letramento. No entanto, acredita-se que o professor não deve se restringir às atividades aqui propostas como fontes de alfabetização e letramento e sim buscar em sua própria realidade maneiras de adaptar este material ao seu contexto de atuação.
id UFES-6_2cd06d4d6f1b22d3afd762a38e3ed077
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/4789
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A COERÊNCIA ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E ATIVIDADES PRÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICOA finalidade deste artigo é analisar uma unidade de estudo que visa à apropriação da alfabetização e do letramento, presente no livro didático “Português: Uma proposta para o letramento” escrito pela autora Magda Soares (2003). Foi feita uma análise do capítulo “Muito prazer, dona rua!” com o objetivo de verificar a coerência entre os fundamentos norteadores encontrados no manual do professor e as atividades efetivamente propostas no livro do aluno. De acordo com a autora, o processo de aprendizagem de leitura e escrita deve ultrapassar, já nas séries iniciais, a simples aquisição da tecnologia, assim como ela chama a codificação (escrita) e a decodificação (leitura). Desta forma, ler e escrever tornam-se processos de apropriação que ocorrem em seus usos nas práticas sociais. A análise revela que o livro didático apresenta em alguma medida coerência entre teoria e prática, bem como um avanço na forma de aliar o trabalho com a alfabetização e o letramento. No entanto, acredita-se que o professor não deve se restringir às atividades aqui propostas como fontes de alfabetização e letramento e sim buscar em sua própria realidade maneiras de adaptar este material ao seu contexto de atuação.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2013-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4789Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 61-80Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 61-801982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4789/4442Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiovani, Fabianados Santos, Francielle Machado2013-11-02T11:48:49Zoai:periodicos.ufes.br:article/4789Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2013-11-02T11:48:49Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A COERÊNCIA ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E ATIVIDADES PRÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO
title ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A COERÊNCIA ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E ATIVIDADES PRÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO
spellingShingle ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A COERÊNCIA ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E ATIVIDADES PRÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO
Giovani, Fabiana
title_short ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A COERÊNCIA ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E ATIVIDADES PRÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO
title_full ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A COERÊNCIA ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E ATIVIDADES PRÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO
title_fullStr ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A COERÊNCIA ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E ATIVIDADES PRÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO
title_full_unstemmed ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A COERÊNCIA ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E ATIVIDADES PRÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO
title_sort ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A COERÊNCIA ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E ATIVIDADES PRÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO
author Giovani, Fabiana
author_facet Giovani, Fabiana
dos Santos, Francielle Machado
author_role author
author2 dos Santos, Francielle Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giovani, Fabiana
dos Santos, Francielle Machado
description A finalidade deste artigo é analisar uma unidade de estudo que visa à apropriação da alfabetização e do letramento, presente no livro didático “Português: Uma proposta para o letramento” escrito pela autora Magda Soares (2003). Foi feita uma análise do capítulo “Muito prazer, dona rua!” com o objetivo de verificar a coerência entre os fundamentos norteadores encontrados no manual do professor e as atividades efetivamente propostas no livro do aluno. De acordo com a autora, o processo de aprendizagem de leitura e escrita deve ultrapassar, já nas séries iniciais, a simples aquisição da tecnologia, assim como ela chama a codificação (escrita) e a decodificação (leitura). Desta forma, ler e escrever tornam-se processos de apropriação que ocorrem em seus usos nas práticas sociais. A análise revela que o livro didático apresenta em alguma medida coerência entre teoria e prática, bem como um avanço na forma de aliar o trabalho com a alfabetização e o letramento. No entanto, acredita-se que o professor não deve se restringir às atividades aqui propostas como fontes de alfabetização e letramento e sim buscar em sua própria realidade maneiras de adaptar este material ao seu contexto de atuação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4789
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4789/4442
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 61-80
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 61-80
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699009064927232