ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/485 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar uma unidade de trabalho referente ao ensino de escrita presente no livro didático ‘Alfabetização sem mistério’ escrito pelas autoras Avani Avelar Xavier e Sulamita Nagem Lima. Este livro, aprovado pelo PNLD, esteve presente, dentre outros, para escolha dos professores de uma escola municipal de São Carlos/SP para a possível adoção em 2007. A análise sobre o capítulo ‘Receitas’ consistirá em discutir alguns pontos sobre a relação entre alguns fundamentos teóricos, metodológicos e linguísticos da concepção vinculada pelas autoras no manual do professor com a proposta a ser trabalhada com as crianças. Palavras- chave: livro didático, língua portuguesa, alfabetização |
id |
UNIABEU-2_3a2c9905122c0fdddcc106c227e90136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/485 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICOEste trabalho tem por objetivo analisar uma unidade de trabalho referente ao ensino de escrita presente no livro didático ‘Alfabetização sem mistério’ escrito pelas autoras Avani Avelar Xavier e Sulamita Nagem Lima. Este livro, aprovado pelo PNLD, esteve presente, dentre outros, para escolha dos professores de uma escola municipal de São Carlos/SP para a possível adoção em 2007. A análise sobre o capítulo ‘Receitas’ consistirá em discutir alguns pontos sobre a relação entre alguns fundamentos teóricos, metodológicos e linguísticos da concepção vinculada pelas autoras no manual do professor com a proposta a ser trabalhada com as crianças. Palavras- chave: livro didático, língua portuguesa, alfabetização UNIABEUGiovani, Fabiana2012-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/485Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 3, n. 3A (2012): Estudos Linguísticos e Ensino-Aprendizagem; 139-1552177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/485/pdf_311info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:24:57Zoai:ojs2.abeu.local:article/485Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:24:57E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO |
title |
ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO |
spellingShingle |
ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO Giovani, Fabiana |
title_short |
ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO |
title_full |
ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO |
title_fullStr |
ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO |
title_full_unstemmed |
ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO |
title_sort |
ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO |
author |
Giovani, Fabiana |
author_facet |
Giovani, Fabiana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giovani, Fabiana |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar uma unidade de trabalho referente ao ensino de escrita presente no livro didático ‘Alfabetização sem mistério’ escrito pelas autoras Avani Avelar Xavier e Sulamita Nagem Lima. Este livro, aprovado pelo PNLD, esteve presente, dentre outros, para escolha dos professores de uma escola municipal de São Carlos/SP para a possível adoção em 2007. A análise sobre o capítulo ‘Receitas’ consistirá em discutir alguns pontos sobre a relação entre alguns fundamentos teóricos, metodológicos e linguísticos da concepção vinculada pelas autoras no manual do professor com a proposta a ser trabalhada com as crianças. Palavras- chave: livro didático, língua portuguesa, alfabetização |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/485 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/485/pdf_311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 3, n. 3A (2012): Estudos Linguísticos e Ensino-Aprendizagem; 139-155 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170841558614016 |