ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovani, Fabiana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/485
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar uma unidade de trabalho referente ao ensino de escrita presente no livro didático ‘Alfabetização sem mistério’ escrito pelas  autoras Avani Avelar Xavier e Sulamita Nagem Lima. Este livro, aprovado pelo PNLD, esteve presente, dentre outros, para escolha dos professores de uma escola municipal de São Carlos/SP para a possível adoção em 2007. A análise sobre o capítulo ‘Receitas’ consistirá em discutir alguns pontos sobre a relação entre alguns fundamentos teóricos, metodológicos e linguísticos da concepção vinculada pelas autoras no manual do professor com a proposta  a ser trabalhada com as crianças.   Palavras- chave: livro didático, língua portuguesa, alfabetização 
id UNIABEU-2_3a2c9905122c0fdddcc106c227e90136
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/485
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICOEste trabalho tem por objetivo analisar uma unidade de trabalho referente ao ensino de escrita presente no livro didático ‘Alfabetização sem mistério’ escrito pelas  autoras Avani Avelar Xavier e Sulamita Nagem Lima. Este livro, aprovado pelo PNLD, esteve presente, dentre outros, para escolha dos professores de uma escola municipal de São Carlos/SP para a possível adoção em 2007. A análise sobre o capítulo ‘Receitas’ consistirá em discutir alguns pontos sobre a relação entre alguns fundamentos teóricos, metodológicos e linguísticos da concepção vinculada pelas autoras no manual do professor com a proposta  a ser trabalhada com as crianças.   Palavras- chave: livro didático, língua portuguesa, alfabetização UNIABEUGiovani, Fabiana2012-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/485Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 3, n. 3A (2012): Estudos Linguísticos e Ensino-Aprendizagem; 139-1552177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/485/pdf_311info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:24:57Zoai:ojs2.abeu.local:article/485Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:24:57E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO
title ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO
spellingShingle ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO
Giovani, Fabiana
title_short ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO
title_full ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO
title_fullStr ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO
title_full_unstemmed ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO
title_sort ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO
author Giovani, Fabiana
author_facet Giovani, Fabiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Giovani, Fabiana
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este trabalho tem por objetivo analisar uma unidade de trabalho referente ao ensino de escrita presente no livro didático ‘Alfabetização sem mistério’ escrito pelas  autoras Avani Avelar Xavier e Sulamita Nagem Lima. Este livro, aprovado pelo PNLD, esteve presente, dentre outros, para escolha dos professores de uma escola municipal de São Carlos/SP para a possível adoção em 2007. A análise sobre o capítulo ‘Receitas’ consistirá em discutir alguns pontos sobre a relação entre alguns fundamentos teóricos, metodológicos e linguísticos da concepção vinculada pelas autoras no manual do professor com a proposta  a ser trabalhada com as crianças.   Palavras- chave: livro didático, língua portuguesa, alfabetização 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/485
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/485/pdf_311
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 3, n. 3A (2012): Estudos Linguísticos e Ensino-Aprendizagem; 139-155
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170841558614016