Comparando a fala cantada e falada de crianças gêmeas: um diálogo entre os estudos psicolinguísticos e musicais
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35409 |
Resumo: | Neste artigo, estabelecemos um diálogo entre os estudos de desenvolvimento prosódico e musical de crianças, destacando a falta de diálogo entre as áreas de Psicolinguística, Música e áreas afins. Além de apresentarmos um debate entre as áreas, investigamos, por meio da comparação do tom médio (TM) na voz cantada e falada, se há diferenças na comparação das duas modalidades na voz em desenvolvimento de duas crianças gêmeas no intervalo de 1 a 2 anos. Para isso, analisamos dados naturalísticos das duas crianças, comparando o TM, i.e a média dos valores de F0 obtidos em uma determinada elocução, após a normalização da curva entoacional realizada pelo aplicativo ExProsodia®, com parâmetros de 150-700 Hz, com duração de 20 ms para cada momento, com variação máxima de 3 semitons acima e abaixo da média acumulada no tempo. Na análise dos dados, obtivemos uma média aproximada do tom médio das crianças em situação de fala e de canto, embora os valores do desvio padrão mostrem uma espécie de “afinação/delimitação total” na voz cantada das crianças. A estatística χ2 de contingência apontou para uma diferença significativa somente quanto à dispersão entre os sujeitos (P<0,01); os demais valores comparados, apesar de resultado relativamente baixo (P=0,06), não nos permitem, ainda, conclusões mais seguras. |
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Comparando a fala cantada e falada de crianças gêmeas: um diálogo entre os estudos psicolinguísticos e musicaisComparing singing and speech voice of twins: a dialogue between Psycholinguistics and Musical StudiesProsodyLanguage acquisitionSingingProsódiaAquisição de linguagemCantoNeste artigo, estabelecemos um diálogo entre os estudos de desenvolvimento prosódico e musical de crianças, destacando a falta de diálogo entre as áreas de Psicolinguística, Música e áreas afins. Além de apresentarmos um debate entre as áreas, investigamos, por meio da comparação do tom médio (TM) na voz cantada e falada, se há diferenças na comparação das duas modalidades na voz em desenvolvimento de duas crianças gêmeas no intervalo de 1 a 2 anos. Para isso, analisamos dados naturalísticos das duas crianças, comparando o TM, i.e a média dos valores de F0 obtidos em uma determinada elocução, após a normalização da curva entoacional realizada pelo aplicativo ExProsodia®, com parâmetros de 150-700 Hz, com duração de 20 ms para cada momento, com variação máxima de 3 semitons acima e abaixo da média acumulada no tempo. Na análise dos dados, obtivemos uma média aproximada do tom médio das crianças em situação de fala e de canto, embora os valores do desvio padrão mostrem uma espécie de “afinação/delimitação total” na voz cantada das crianças. A estatística χ2 de contingência apontou para uma diferença significativa somente quanto à dispersão entre os sujeitos (P<0,01); os demais valores comparados, apesar de resultado relativamente baixo (P=0,06), não nos permitem, ainda, conclusões mais seguras.In this article, we establish a dialogue between the early prosodic and musical development studies, highlighting the lack of dialogue among the areas of Psycholinguistics, Music and related areas. In addition to presenting a debate, we investigated, through the comparison of the medium tone in singing and speech voice, if there are differences between the two modalities in the developing voice of twins at the age 1 to 2 years. For this, we analyzed naturalistic data of the two children, by comparing the MT, i.e the mean of the F0 values obtained in a given utterance, after the normalization of the intonation curve performed by the ExProsodia®, with parameters of 150-700 Hz, a duration of 20 ms for each moment, and a maximum variation of 3 semitones above and below the cumulative mean over time. After analyzing the data, we obtained approximate means of medium tone in speech and singing voice, although the standard deviation values showed a sort of “total tuning / delimitation” in the children's singing voice. The χ2 contingency statistic pointed to a significant difference only in terms of dispersion between subjects (P<0.01); despite a relatively low result (P=0.06), the other values compared still do not allow us to offer advanced conclusions.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2021-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3540910.47456/cl.v15i30.35409Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 15 n. 30 (2021): Revista (Con)Textos Linguísticos - Qualidade de Voz na Fala e no Canto; 78-98Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 15 No. 30 (2021): Revista (Con)Textos Linguísticos - Qualidade de Voz na Fala e no Canto; 78-981982-291X2317-347510.47456/cl.v15i30reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35409/23714Copyright (c) 2021 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaia, Maria de Fatima de AlmeidaFerreira Netto, Waldemar Bockorni , Laís Rodrigues SilvaSantos , Ana Cristina Oliveira2021-07-27T02:51:44Zoai:periodicos.ufes.br:article/35409Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2021-07-27T02:51:44Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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Neste artigo, estabelecemos um diálogo entre os estudos de desenvolvimento prosódico e musical de crianças, destacando a falta de diálogo entre as áreas de Psicolinguística, Música e áreas afins. Além de apresentarmos um debate entre as áreas, investigamos, por meio da comparação do tom médio (TM) na voz cantada e falada, se há diferenças na comparação das duas modalidades na voz em desenvolvimento de duas crianças gêmeas no intervalo de 1 a 2 anos. Para isso, analisamos dados naturalísticos das duas crianças, comparando o TM, i.e a média dos valores de F0 obtidos em uma determinada elocução, após a normalização da curva entoacional realizada pelo aplicativo ExProsodia®, com parâmetros de 150-700 Hz, com duração de 20 ms para cada momento, com variação máxima de 3 semitons acima e abaixo da média acumulada no tempo. Na análise dos dados, obtivemos uma média aproximada do tom médio das crianças em situação de fala e de canto, embora os valores do desvio padrão mostrem uma espécie de “afinação/delimitação total” na voz cantada das crianças. A estatística χ2 de contingência apontou para uma diferença significativa somente quanto à dispersão entre os sujeitos (P<0,01); os demais valores comparados, apesar de resultado relativamente baixo (P=0,06), não nos permitem, ainda, conclusões mais seguras. |
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