MEME DIGITAL: ARTEFATO DA (CIBER)CULTURA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13702 |
Resumo: | A linguagem resulta de processos de comunicação a partir da construção e reconstrução de sentidos. Esse percurso pode se realizar por meio de semioses diversificadas, sejam elas linguísticas, sonoras, imagéticas e gestuais. No ato de se comunicar, conhecimentos de naturezas distintas (linguístico, social, cognitivo, cultural e interacional) são mobilizados em prol da interpretabilidade do texto (KOCH, 2009), o que pressupõe a interação entre os (co)enunciadores e os princípios de construção de sentidos. Os gêneros textuais operam em função do contexto cultural e estão sujeitos a adaptações no seu dado momento histórico (MARCUSCHI, 2008). Pretendemos, com este trabalho, analisar o processo de construção de sentidos em três Memes digitais numa perspectiva transdisciplinar, visto que são gêneros recorrentes em meio virtual, na maioria das vezes, multimodais e encapsuladores de informações, na medida em que indicam críticas, posicionamentos ideológicos ou ainda criam efeitos de humor. Assumimos os pressupostos teóricos de Lévy (2015), Cavalcante e Custódio-Filho (2012), Escosteguy (1998), Williams (1992), Kress e Van Leuween (2001), dentre outros. |
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MEME DIGITAL: ARTEFATO DA (CIBER)CULTURAA linguagem resulta de processos de comunicação a partir da construção e reconstrução de sentidos. Esse percurso pode se realizar por meio de semioses diversificadas, sejam elas linguísticas, sonoras, imagéticas e gestuais. No ato de se comunicar, conhecimentos de naturezas distintas (linguístico, social, cognitivo, cultural e interacional) são mobilizados em prol da interpretabilidade do texto (KOCH, 2009), o que pressupõe a interação entre os (co)enunciadores e os princípios de construção de sentidos. Os gêneros textuais operam em função do contexto cultural e estão sujeitos a adaptações no seu dado momento histórico (MARCUSCHI, 2008). Pretendemos, com este trabalho, analisar o processo de construção de sentidos em três Memes digitais numa perspectiva transdisciplinar, visto que são gêneros recorrentes em meio virtual, na maioria das vezes, multimodais e encapsuladores de informações, na medida em que indicam críticas, posicionamentos ideológicos ou ainda criam efeitos de humor. Assumimos os pressupostos teóricos de Lévy (2015), Cavalcante e Custódio-Filho (2012), Escosteguy (1998), Williams (1992), Kress e Van Leuween (2001), dentre outros.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2016-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13702Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 10 n. 16 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 38-51Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 10 No. 16 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 38-511982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13702/10801Copyright (c) 2016 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Geralda de Oliveira SantosCastro, Lorena Gomes Freitas de2017-03-21T13:40:43Zoai:periodicos.ufes.br:article/13702Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2017-03-21T13:40:43Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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