A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086 |
Resumo: | Este trabalho objetiva investigar as estratégias de leitura que os alunos da educação infantil V e da 1ª do ensino fundamental utilizam para a leitura do gênero História em Quadrinhos. Empreenderemos nosso trabalho baseando-nos, principalmente, nas contribuições de Giasson (1996), Solé (1998), Girotto e Souza (2010), Mills (2009), Kress e van Leeuwen (1996) e Harvey e Goudvis (2008). Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por dez entrevistas semi-estruturadas realizadas no momento em que os alunos liam histórias em quadrinhos na sala de aula. Nosso estudo acerca desse material procurou focalizar a leitura do desenho e do material escrito como um continuum, além de mostrar a importância de se conhecer os caminhos, as estratégias que as crianças usam para compreender um texto. |
id |
UFES-6_44e6bbb305fe670af2da04812040f77d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/9086 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTESEste trabalho objetiva investigar as estratégias de leitura que os alunos da educação infantil V e da 1ª do ensino fundamental utilizam para a leitura do gênero História em Quadrinhos. Empreenderemos nosso trabalho baseando-nos, principalmente, nas contribuições de Giasson (1996), Solé (1998), Girotto e Souza (2010), Mills (2009), Kress e van Leeuwen (1996) e Harvey e Goudvis (2008). Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por dez entrevistas semi-estruturadas realizadas no momento em que os alunos liam histórias em quadrinhos na sala de aula. Nosso estudo acerca desse material procurou focalizar a leitura do desenho e do material escrito como um continuum, além de mostrar a importância de se conhecer os caminhos, as estratégias que as crianças usam para compreender um texto. Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/msword application/mswordapplication/msword application/mswordhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 9 n. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 107-122Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 9 No. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 107-1221982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086/8227https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086/18852https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086/18853Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSerafim, Mônica de Souza2015-12-21T19:51:07Zoai:periodicos.ufes.br:article/9086Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2015-12-21T19:51:07Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES |
title |
A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES |
spellingShingle |
A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES Serafim, Mônica de Souza |
title_short |
A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES |
title_full |
A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES |
title_fullStr |
A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES |
title_full_unstemmed |
A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES |
title_sort |
A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES |
author |
Serafim, Mônica de Souza |
author_facet |
Serafim, Mônica de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serafim, Mônica de Souza |
description |
Este trabalho objetiva investigar as estratégias de leitura que os alunos da educação infantil V e da 1ª do ensino fundamental utilizam para a leitura do gênero História em Quadrinhos. Empreenderemos nosso trabalho baseando-nos, principalmente, nas contribuições de Giasson (1996), Solé (1998), Girotto e Souza (2010), Mills (2009), Kress e van Leeuwen (1996) e Harvey e Goudvis (2008). Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por dez entrevistas semi-estruturadas realizadas no momento em que os alunos liam histórias em quadrinhos na sala de aula. Nosso estudo acerca desse material procurou focalizar a leitura do desenho e do material escrito como um continuum, além de mostrar a importância de se conhecer os caminhos, as estratégias que as crianças usam para compreender um texto. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086/8227 https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086/18852 https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086/18853 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 9 n. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 107-122 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 9 No. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 107-122 1982-291X 2317-3475 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699009837727744 |