A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serafim, Mônica de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086
Resumo: Este trabalho objetiva investigar as estratégias de leitura que os alunos da educação infantil V e da 1ª do ensino fundamental utilizam para a leitura do gênero História em Quadrinhos. Empreenderemos nosso trabalho baseando-nos, principalmente, nas contribuições de Giasson (1996), Solé (1998), Girotto e Souza (2010), Mills (2009), Kress e van Leeuwen (1996) e Harvey e Goudvis (2008). Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por dez entrevistas semi-estruturadas realizadas no momento em que os alunos liam histórias em quadrinhos na sala de aula. Nosso estudo acerca desse material procurou focalizar a leitura do desenho e do material escrito como um continuum, além de mostrar a importância de se conhecer os caminhos, as estratégias que as crianças usam para compreender um texto. 
id UFES-6_44e6bbb305fe670af2da04812040f77d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/9086
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTESEste trabalho objetiva investigar as estratégias de leitura que os alunos da educação infantil V e da 1ª do ensino fundamental utilizam para a leitura do gênero História em Quadrinhos. Empreenderemos nosso trabalho baseando-nos, principalmente, nas contribuições de Giasson (1996), Solé (1998), Girotto e Souza (2010), Mills (2009), Kress e van Leeuwen (1996) e Harvey e Goudvis (2008). Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por dez entrevistas semi-estruturadas realizadas no momento em que os alunos liam histórias em quadrinhos na sala de aula. Nosso estudo acerca desse material procurou focalizar a leitura do desenho e do material escrito como um continuum, além de mostrar a importância de se conhecer os caminhos, as estratégias que as crianças usam para compreender um texto. Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/msword application/mswordapplication/msword application/mswordhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 9 n. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 107-122Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 9 No. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 107-1221982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086/8227https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086/18852https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086/18853Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSerafim, Mônica de Souza2015-12-21T19:51:07Zoai:periodicos.ufes.br:article/9086Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2015-12-21T19:51:07Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES
title A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES
spellingShingle A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES
Serafim, Mônica de Souza
title_short A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES
title_full A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES
title_fullStr A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES
title_full_unstemmed A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES
title_sort A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES
author Serafim, Mônica de Souza
author_facet Serafim, Mônica de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serafim, Mônica de Souza
description Este trabalho objetiva investigar as estratégias de leitura que os alunos da educação infantil V e da 1ª do ensino fundamental utilizam para a leitura do gênero História em Quadrinhos. Empreenderemos nosso trabalho baseando-nos, principalmente, nas contribuições de Giasson (1996), Solé (1998), Girotto e Souza (2010), Mills (2009), Kress e van Leeuwen (1996) e Harvey e Goudvis (2008). Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por dez entrevistas semi-estruturadas realizadas no momento em que os alunos liam histórias em quadrinhos na sala de aula. Nosso estudo acerca desse material procurou focalizar a leitura do desenho e do material escrito como um continuum, além de mostrar a importância de se conhecer os caminhos, as estratégias que as crianças usam para compreender um texto. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086/8227
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086/18852
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9086/18853
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword application/msword
application/msword application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 9 n. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 107-122
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 9 No. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 107-122
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699009837727744